comer

Uma cozinha pra chamar de sua

Fui morar sozinha com 22 anos. Faculdade finalizada e necessidade de trabalhar na área estudada me levou para à “cidade grande”. Entrar no meu próprio apezinho alugado começou com aquela euforia e invasão de liberdade que entorpecem! Com mais duas amigas??? Sonho realizado.

É TANTA NOVIDADE […] QUE A COZINHA SE TORNA UM TERRITÓRIO DESCONHECIDO. Sim, morar sozinha é uma delícia. Te faz crescer e aprender a se virar na marra, ou então… volta para a casa dos pais! Mas essa alternativa certamente não faz mais parte da sua lista de desejos quando adentra no seu apezinho…

Mas nem tudo é só delícia e dentre as pequenas dores de se morar sozinho, estão as tarefas antes realizadas magicamente por “entidades invisíveis” que povoavam a casa dos seus pais:

1) A roupa não lava e passa sozinha;
2) A comida não aparece na cozinha após comando mental;
3) A casa não possui botão de auto-limpeza, infelizmente!

E é especificamente sobre o segundo item dessa pain list (rs) que eu vou tentar de ajudar!

Eu me lembro de cozinhar desde os meus 12 anos mais ou menos… sempre gostei de ficar na cozinha observando a minha mãe cozinhando e sendo sua assistente para buscar coisas no supermercados, descascar, cortar, tomar conta das panelas cozinhando e às vezes colocar a mão na massa!

Mas, quando a gente vai morar sozinho é tanta novidade e tanta tarefa que a gente assume de repente que a cozinha se torna um território desconhecido ou apenas uma passagem entre a geladeira e o microondas. Por isso, primeiramente respire profundamente…

Sabendo você cozinhar ou não, acho que assumir uma cozinha é uma responsabilidade e tanta! Por isso, de largada, se dê uma trégua. Partindo do princípio que você vai precisar estar muito bem alimentado para botar a sua nova casa em ordem, se atenha a algumas dicas iniciais para garantir sua sobrevivência aos primeiros 30 dias:

1) Ter uma geladeira ou frigobar é imprescindível;

2) É fundamental ter algo que esquente seus alimentos e te “aconchegue” naqueles momentos de desespero e fome!!! Por isso, não deixe de investir em um forninho elétrico, um fogão ou um microondas;

3) Você vai precisar de utensílios básicos que podem ser: na quantidade de 4 cada inicialmente: pratos, copos e talheres; e na quantidade unitária: tigela grande, média e pequena, garrafa de água, colher de pau, colher de pegar arroz, pegador de macarrão, faca grande e afiada, faca de cortar pão, escorredor de macarrão e uma colher grande.

Mas, o item que julgo mais importante e que te ajudará muito nos primeiros 30 dias é: TELEFONE DE BONS DELYVERIES na região!!!! Não estou falando de fastfood, pode até ser uma bela pizzaria, mas bons restaurantes trarão para você aquela comidinha pronta, quentinha e que fará você lembrar do colinho da sua mãe que agora está distante!

Bem, é isso para começar! Nos próximos posts prometo receitas fáceis que nutrirão seu corpo e alma e te trarão a energia necessária para essa nova empreitada. Parabéns pela conquista e não esqueça: é maravilhoso ter um apezinho para chamar de seu.

Você também pode gostar de

11 Comentários

  • RespondaLorena Leandrojunho 1, 2013 at 7:00 pm

    Que bacana, quero acompanhar. Não estou exatamente começando do zero na cozinha, mas sou fã de receitas fáceis! Que nutrem a alma, então, fã número 1! O apezinho foi um achadinho, já está favoritado! :)

    • RespondaApezinhojunho 2, 2013 at 8:46 pm

      Oi Lorena

      Muito obrigada pelo carinho!

      Beijos da Equipe Apezinho.

  • Respondadenisejunho 1, 2013 at 11:26 pm

    Prezados,

    Coisinha boa esse Apezinho. Bom de ver. Bom de ler. Bom de rir. Bom de se instruir.

    A d o r e i !!!!

    Bjs e meus parabéns.

    Denise.

    • RespondaApezinhojunho 2, 2013 at 8:13 pm

      Oi Denise

      Adoramos a mensagem, volte sempre! E se quiser colaborar, será uma alegria!

      Beijos da Equipe!

  • RespondaApezinhojunho 2, 2013 at 8:12 pm

    Somos duas, Bi, somos duas!!

    Beijos da Dani!

  • RespondaSâmarajulho 23, 2013 at 3:23 am

    Oiii, parabéns pelo site!
    Adoreiiii! :)
    Comprei o meu apê já tem um tempinho, acabei de montar ele do meu jeitinho por agora…mas, ainda não criei coragem de largar a mamãe, rsrs.
    Durmo lá de vez em qdo e tals…no prox. mês pretendo mudar!

    • RespondaApezinhojulho 23, 2013 at 12:32 pm

      Oi Sâmara!

      Obrigada pela mensagem!

      Toma coragem e muda! Ter um canto seu com a sua cara é uma conquista!

      Depois conta pra gente como foi, ok?

      Beijos da galera do Apezinho!

  • RespondaLaís Torresjulho 23, 2013 at 10:43 am

    Vou casar… por mais que as dicas sejam em sua maioria voltadas para solteiros que estão indo morar só, elas tem ajudado bastante. Descobrir o apezinho foi o ponta pé que precisava, pra organizar uma vida que não pode começar bagunçada. Obrigada e sucesso!!! ;)

    • RespondaApezinhojulho 23, 2013 at 12:34 pm

      Oi Laís, que bom!

      A ideia é ajudar!

      Use e abuse das dicas!

      Beijos carinhosos!

  • RespondaPatrícia Salesoutubro 3, 2013 at 9:32 am

    Completei 30 dias de casada e só agora descobri o Apezinho… vcs estão me ajudando muito!! Muito boa a idéia, parabéns pela bela inciativa!!!

    • RespondaApezinhooutubro 3, 2013 at 7:15 pm

      Ah, Patrícia, jura?

      Caramba, que legal!

      Eu tenho 45 anos, filhas grandes, alguns casamentos e também estou aprendendo muito!

      Se você tiver alguma pauta pra sugerir, segue em frente. Se quiser colaborar com algum post, sinta-se à vontade.

      Beijos carinhosos,
      Dani.

    Deixe uma resposta