contar

Conheça a primeira Tiny House sobre rodas do Brasil!

Somos fãs do projeto Pés descalços, da Bel e do Robson. Eles são pioneiros na filosofia “tiny house” no Brasil.  A proposta é um sonho. Ter uma casinha linda e móvel, que possa acompanhar as andanças de nossa vida. Ecológica e sustentável. Que acolha o que é essencial!

 

Vem com a gente nessa visita guiada pelo casal. Você vai adorar!

***

Essa é a Araraúna, a primeira Tiny House sobre rodas do Brasil. Projetada, construída e legalizada por nós. Nossa mini casa tem 27m2 de área total, o seu terreno móvel (chassis) tem 8,20m de comprimento por 2,60m de largura, e ela tem uma altura total de 4,35m desde o chão. Na parte térrea temos uma sala multifuncional que se transforma em quarto, uma cozinha espaçosa, armários para as roupas e um super banheiro, e nos mezaninos ficam os quartos, um de cada lado da casa.

 

 

De um lado a cozinha espaçosa, com forno e fogão a gás, cuba dupla, e muitos armários. E do outro lado a nossa escada armário, muito comum nas Tiny Houses ao redor do mundo. Como escada, ela dá acesso ao quarto das crianças, e os dois primeiros degraus ficam escondidos no meio das gavetas quando não estão em uso, deixando mais espaço livre para circulação. Nas gavetas e prateleiras é onde guardamos praticamente todas as nossas roupas. Do outro lado, em frente a geladeira temos um armário vertical onde fica o cabideiro com algumas roupas e um espelho de corpo inteiro. Ali ao fundo, atrás da porta de madeira, fica o banheiro.

 

 

Em uma Tiny House a cozinha e a sala costumam ficar sempre lado a lado, ampliando os ambientes e tornando o dia a dia ainda mais prático. Nossa cozinha é completa, com tudo que uma casa tradicional tem, inclusive uma bancada de madeira muito espaçosa. Na sala multifuncional ao fundo, com a o cantinho da leitura ali ao lado da grande janela. O sofá em L foi projetado e construído por nós, é totalmente customizado. Na base são 3 gavetões e 3 baús, onde guardamos sapatos, bolsas e equipamentos de vídeo e foto. Ele se transforma em uma cama de casal ou duas de solteiro. A sala é nosso espaço de lazer, de refeições, de trabalho e nosso cinema particular.

 

 

Madeira no banheiro sim! A Tiny House é construída com madeira por dentro e por fora e no banheiro não seria diferente, e assim como no restante da casa demos o devido tratamento para que não se deteriore ao longo do tempo. Nosso banheiro é bem espaçoso, e era uma das nossas prioridades na hora de projetar nossa mini casa. Queríamos uma banheira, e desenhamos tudo começando por ela. É aqui nesse ambiente que trocamos de roupa, e onde fica a máquina de lavar roupa. E ai está uma das grandes estrelas da casa, a privada seca ou privada composteira, uma novidade ainda aqui no Brasil, mas super comum nas Tiny Houses mundo afora. Fizemos 3 vídeos sobre ela lá no nosso Canal Pés Descalços, para esclarecer dúvidas e desmistificar o seu uso!

 

 

Seguindo no banheiro, do outro lado da banheira fica o balcão, com um espelho grande que traz luminosidade e amplia o ambiente. De novo madeira na bancada. Queríamos dar um toque de amarelo no ambiente, e o puxador foi escolhido a dedo para ressaltar o revestimento da bancada que fizemos com piso tátil, uma invenção nossa que achamos que deu super certo!

 

 

Os quartos em uma Tiny House geralmente ficam nos mezaninos, são espaços super planejados e bem aproveitados. No nosso quarto fizemos também uma mesa, que desenhamos conforme o espaço que tínhamos disponível e pensando em sua maior utilização. É um espaço de trabalho e nas horas de lazer, um espaço para música, já que temos espaço para o teclado na prateleira retrátil. Mas o melhor desse espaço ai é a visa da janela, que serve de inspiração seja para trabalhar ou para tocar.

 

 

O quarto de criança, decorado por criança! O João Pedro, nosso filho de 5 anos, participou da escolha dos quadros, das luminárias e de outros itens de decoração do quartinho dele. Ali tem espaço suficiente para brincar, tem uma mesinha retrátil para desenhar e fazer tarefas, e caixas para livros e brinquedos. Como queremos mais filhos, queremos fazer uma bicama e acomodar melhor os brinquedos e livros pra abrir mais espaço para eles brincarem. Já pensamos em várias maneiras de arrumar o quartinho deles, mas ainda não colocamos os projetos em prática. Para segurança dos pequenos fechamos a área com uma rede de proteção e fizemos a moldura em pinus, assim eles brincam tranquilos mas sem ficarem fechados entre 4 paredes. De lá conseguem ver tudo que está acontecendo no resto da Tiny House.

 

 

Nota do Apzzinho: Curtiu? Nós também! Quer entender mais sobre o  assunto? Mande uma mensagem pro casal Amigo!

 

Você também pode gostar de

Nenhum comentário

Deixe uma resposta