Antes de mais nada, respira! Porque tudo dará certo, sempre. Agora dá uma lida no texto da querida Simone Collet, criadora do Meu Estilo Decor, sobre o assunto. A embolação vai passar, prometemos!
Boa leitura!
***
Algumas vezes as coisas saem do controle. Você não sabe como ou quando aconteceu, mas de repente o seu apezinho está um caos. Nessas horas é difícil manter a sanidade, principalmente se a vida continua rodando a milhão sem chance de parar para se organizar.
Seguir essas dicas é a sua melhor chance de manter a sanidade quando seu apezinho está um caos:
Dê uma volta – Sabe aquele sentimento de que você vai ser engolido pelo caos, aquela sensação de impotência e desespero de não saber por onde começar que dá vontade de sumir? Pois é, suma. Por uns 10 ou 30 minutos. Dê uma volta no quarteirão, observe as pessoas na rua, tire sua cabeça do problema. Afastar-se do caos física e emocionalmente vai trazer de volta a calma e a clareza para enfrentar o problema por partes.
Peça ajuda – Não há nada de errado em pedir ajuda. Se você acabou de sair da casa dos seus pais e pedir a ajuda da sua mãe faz você se arrepiar só de pensar em ouvir o clássico: “Eu te disse que não ia ser fácil”, peça ajuda a um amigo. Coloque-se à disposição para retribuir o favor e compre umas cervejas, eu tenho certeza que seu amigo não vai recusar.
Foque em uma tarefa – Se você está sem tempo pra uma faxina + arrumação completa, escolha uma pequena tarefa e ataque. Você pode escolher lavar a louça acumulada na pia, guardar as roupas empilhadas num canto do quarto ou passar um pano no banheiro. O importante é que seja possível realizar a tarefa totalmente no tempo que você tem disponível, sejam 5 ou 20 minutos. Ticar uma tarefa da sua lista de pendências vai te dar aquela sensação de dever cumprido que dá ânimo para atacar a próxima tarefa e assim por diante.
Não abandone sua rotina – Eu sei que quando o caos se instala, também se instala a frustração e a prostração, que é aquela vontade de se jogar no sofá e emburacar no Netflix. Resista! Manter-se fiel à sua rotina vai te manter “no bom caminho” e evitar que a bagunça cresça. E se você não tem uma rotina, talvez seja a hora de pensar em uma. Arrumar a cama todos os dias e ter dia certo para lavar roupa e limpar a casa é fundamental para evitar que o caos se instale no seu apezinho. Post inspirado no post “Foolproof ways to stay centered when life is chaotic” publicado no site Apartment Theraphy e que você lê aqui no original em inglês.
Nota do Apezinho: curtiu? A gente também! Temos outros posts que você vai gostar: Organização e desapego, Organização da minha casa e SOS Bagunça.
As imagens lindas foram encontradas aqui!
4 Comentários
Achei bom o artigo não falar do aspecto psicológico porque algumas vezes é melhor arrumar a casa sem saber que estamos arrumando a cabeça junto. Astsim não ficamos tensos achando que é nossa cabeça que tá bagunçada hehehehe! Além do mais geralmente o problema é falta de tempo mesmo. Pelo menos acho que é o caso dos meus amigos😂
Em todo caso, sempre que arrumo a casa aproveito para arrumar a cabeça.
Eu também! Arrumar a casa me ajuda a arrumar as ideias!! Beijos, querido amigo!
Curti muito a matéria. Vou adotar o dia da faxina.
\o/ Legal, Cristina! Vai fazer diferença na sua vida, certamente. Beijos e boa semana!