contar

Você não precisa de um curso para aprender

A Nira é amiga de muitos anos das Pereiras. Ela é muito especial. Entende de um monte de coisas, mas nos últimos anos vem refletindo muito sobre a Educação. Quer acompanhá-la? Segue o seu perfil no Medium! Você vai adorar. Ah, ela é mãe da Marina, a menina mais linda do mundo!

Conta pra gente, Ni!

***

O que você faz quando precisa aprender alguma coisa nova? Talvez sua primeira resposta seja: um curso. Mas, se pensarmos um pouco mais a respeito, vamos nos dar conta de que aprendemos de várias maneiras no dia-a-dia.

Outro dia, meu microondas começou a funcionar de um jeito esquisito, fazendo um barulhinho estranho e, de repente, faíscas. Eu e meu marido entramos em pânico! No meio da pandemia, vamos chamar um técnico, que provavelmente vai cobrar os olhos da cara? Ou vamos ter que comprar um aparelho novo?

Ainda bem que, depois de alguns minutos pensando a respeito, decidimos buscar no Google. E o que achamos? Um vídeo bem explicadinho sobre o problema e, melhor ainda, com a solução super simples de limpar uma plaquinha que fica meio engordurada (eca!). Funcionou. Aprendemos um pouco mais sobre microondas e resolvemos nosso problema.

Eu tenho certeza de que você já passou por situações assim: você precisava aprender alguma coisa coisa rapidinho, para resolver um problema, e correu para nosso oráculo moderno. Assistiu um vídeo no Youtube, aprendeu e resolveu.

Isso é apenas uma das formas que podemos aprender no mundo digital sem precisar recorrer a cursos – que podem ser muito bons, mas demandam tempo e disciplina. Imagina se tivéssemos que fazer um sobre o funcionamento de fornos microondas? Inviável.

A internet está cada vez mais povoada de recursos que podem gerar aprendizados informais. E não precisa ser só para resolver problemas imediatos do tipo: como fazer uma faxina melhor? como consertar alguma coisa? como fazer arroz?

Tudo isso é válido, mas, dependendo do seu interesse, você vai encontrar podcasts, canais no Youtube, páginas no instagram, artigos de influenciadores no LinkedIn que podem valer tanto ou mais que muito curso.

A lista é infinita. E, sim, tudo isso são aprendizados importantíssimos. Com tanto valor quanto aqueles que podemos receber na educação formal. Você não vai ter um diploma? Não, é verdade. Mas vai ter algo muito mais importante: seu desenvolvimento pessoal.

Então, conta pra gente, onde você gosta de aprender? Quais são seus podcasts, páginas, canais do Youtube favoritos para desenvolver novos conhecimentos?

Nós fizemos nossa listinha. Vamos trocar?

Sobre o universo da aprendizagem:

Eduardo Valladares

Alex Bretas

Conrado Schlochauer

Perfil do C4LPT

Sobre o Racismo estrutural

Perfil do Silvio Almeida

Djamila Ribeiro

Sobre maternidade e educação dos filhos

Mamãe cria e brinca

Elisama Santos

Mundo blw

Sobre criação de hortas

Horta em casa oficial

Para ampliar nossa visão de mundo

Casa do Saber

Vox

Sobre Cinema

Color Palette

Cinema Tyler

Lessons from the screenplay

Sobre aviação

Aviões e músicas

Sobre quase tudo!

Khan Academy

Nota do Apezinho: a foto do topo do post é do John Schnobrich on Unsplash.

Você também pode gostar de

Nenhum comentário

Deixe uma resposta