Ervas ou especiarias? Ervas são as folhas e especiarias os grãos, cascas, raízes. Hoje chamamos todos esses condimentos naturais de ervas – uma magia que dá um sabor especial e espalha um delicioso aroma pela casa. Que tal preparar uma comidinha temperada com ervas frescas? Ou um chá refrescante? Se você ainda não tem a sua hortinha, clica aqui para saber como faz.
Para desvendar esse mundo mágico, repleto de história e simbolismo, vamos começar pelas ervas oriundas da região do Mediterrâneo, encontrados nas feiras ou supermercados e que podem ser plantadas em vasinhos:
ALECRIM – Rosemary (inglês) – Romarin (francês) – Rosmarino (italiano) – Rosmarinus officinalis. Foto: Wikihow.
É um arbusto de pequeno porte. Suas folhinhas são duras e espetadas. Possui um forte aroma e um sabor levemente picante. Integra o bouquet guarni (composto por alecrim, louro, manjerona e tomilho), clássico tempero usado na culinária francesa.
Resiste bem aos longos cozimentos. Usado para temperar peixes, frangos, cordeiro, vitela, porco – cozidos ou assados, sopas e legumes. É muito comum em pizzas brancas. Pode ser usado fresco ou seco. Para saber como desidratar o alecrim, segue por aqui.
Para plantar: por meio de mudas ou sementes (neste caso demora mais tempo para se desenvolver).
Cuidados na irrigação: molhar somente quando o solo estiver seco.
Precisa de sol e resiste bem às pragas. Mais detalhes.
COENTRO – Coriander (inglês) – Coriendre (francês) – Coriandolo (italiano) – Coriandrum sativum. Foto: Henrique Pinto via Hortas.info.
Suas folhinhas são rendadas e muito se parecem com as da salsa. Seu aroma é mais acentuado que o da salsa e o seu sabor mais adocicado e forte. As suas sementes possuem um sabor mais suave que o das folhas. Também é encontrado em pó (usado como ingrediente das misturas indianas). Suas folhas frescas temperam camarão, peixes, saladas, frangos, lentilhas, feijão (há vários tipos, eu gosto de usar no feijão fradinho), grão de bico, legumes e molhos com limão. O pesto de coentro (feito com folhas e talos batidos com azeite e vinho branco, sal, pimenta do reino e limão siciliano) serve para pincelar peixes, frangos antes de assá-los. Se você prefere, um sabor mais suave, é melhor usar as sementes amassadas.
Para plantar: pode ser plantado em vasinhos ou jardineiras por meio de mudas. Segue por aqui.
MANJERICÃO – Basil (inglês) – Basilic (francês) – Basilico (italiano) – Ocimum basilicum. Foto: Alden Chadwick via Hortas.info.
Suas folhinhas são delicadas. Seu aroma é marcante. Erva presente em vários pratos da culinária italiana. As folhas são usadas para temperar molhos de tomate, carnes, peixes, massas, berinjelas, abobrinhas e sopas. Demos sugestões aqui. Embora não seja usual, fiz chá de manjericão, e fui surpreendida por seu sabor refrescante.
Para plantar: precisa de incidência direta do sol.
Por meio de mudas ou sementes – neste caso demora mais tempo para se desenvolver. Mais detalhes.
MANJERONA – Sweet marjoran (inglês) – Marjolaine (francês) – Maggiorana (italiano) – Origanum majorana.
Suas folhinhas são arredondadas, aromáticas e com sabor suave, sofisticado e levemente adocidado. Pertence à família do orégano, aquele condimento muito comum em pizzas. Usada para temperar frangos, carnes, peixes, molhos, tomates, berinjelas e massas. Pode ser usada fresca ou seca. Pode ser combinada com orégano, tomilho, alecrim, manjericão, além dos bouquets como o guarni.
Para plantar: é só seguir por aqui.
TOMILHO – Thyme (inglês) – Thym (francês) – Timo (italiano) – Thymus vulgaris
Suas folhinhas são bem miúdas e duras, aromáticas e com sabor suave, sofisticado e levemente adocicado. Pertence à família do orégano, aquele condimento muito comum em pizzas. Usado amplamente na cozinha francesa para pratos assados e de cozimento lento, caldos, molhos de tomate, batatas, berinjelas, abobrinhas, beterrabas, cenouras, azeitonas em conserva, carnes e omeletes. Pode ser usado fresco ou seco. Pode ser combinado com alecrim, louro, manjerona e manjericão. Integra o bouquet guarni e também é usado nas vinhas- d’alhos.
Há também o tomilho-limão ou tomilho-cítrico (Thymus citriodorus) usado para temperar aves e peixes. Na verdade, assim como o manjericão há uma grande variedade de tomilho. Foto: Alice Henneman via Hortas.info.
Para plantar: por aqui.
Gosto de comprar as ervas frescas nas feiras de produtos orgânicos, o que sobra eu congelo, há várias dicas por aqui.
1 comentário
Ótimo post, parabéns!