mudar

Hora do open house

junho 6, 2013

Você finalmente conseguiu. Passou por todo aquele perrengue de procura/arranja documentos/paga/faz mudança. Próxima parada: open house. Aqui vai um depoimento de quem passou por tudo isso e sobreviveu. O melhor de tudo, com dicas para dividir com o mundo. Vou dar 5 sugestões e é bem capaz que eu continue falando sobre o assunto em posts futuros.

Dica 1 – Planejamento:

Pense se o seu apartamento comporta todos os seus amigos. No meu caso, até comportava quase todo mundo, mas a gente não queria juntar pessoas que não tinham nada a ver umas com as outras e deixar a casa zoneada além da conta. Quanto mais amigos, mais trabalho no dia seguinte. Assim, optamos por open-houses fracionados. Pode valer para você.

NÃO DESCARREGUE O SAQUINHO INTEIRO DO SALGADINHO EM QUESTÃO, VÁ USANDO CONFORME A NECESSIDADE DA FESTA.

Dica 2 – O que servir:

Tá sem grana? Seus amigos não são frescos? Vá de cachorro-quente. Simples, rápido, barato. Eu sempre calculo uma média de 2 por convidado (homens podem comer até 3, mulheres podem parar no primeiro). Pensando que eles – os cachorros-quentes – são de tamanho normal e que ainda rolam aperitivos antes, ok? Não esqueça: batata palha, mostarda (escura também é uma boa), ketchup e até molho com cebola e pimentão (que é fácil de fazer).

Se a ideia é fazer algo para amigos mais arrumadinhos, a resposta é quiche com salada. A quiche pode sair um pouco mais cara, mas é compensada pela salada, que é barata (alface, rúcula, tomate cereja, um molho de azeite com mel ou mostarda e ela está pronta). De novo, eu normalmente imagino 2 fatias de quiche, em média, por pessoa.

Pense ainda que a fome dos convidados está diretamente ligada ao horário em que você marca seu evento. Marcar a festinha na hora do almoço ou do jantar significa que as pessoas não terão feito essas refeições, pois farão na sua casa. Pode ser que você precise de mais comida nesses casos.

Dica 3 – Antes da comida:

Aperitivos: amendoim, batatas, azeitonas dão conta. Salaminho também, quem sabe? Use potinhos pequenos para espalhá-los por todo o ambiente. Assim, as pessoas não precisam ficar procurando ou se levantando para pegar. Espalhe vários potinhos mesmo.

Muito importante: não descarregue o saquinho inteiro do salgadinho em questão, vá usando conforme a necessidade da festa. Assim, você evita jogar coisa fora (uma vez no potinho, difícil que o produto sobreviva lindo e crocante depois desta noite, se ninguém comer). E, se sobrar, você fecha o saquinho bem fechado e guarda para o próximo evento.

Dica 4 – As bebidas:

Sobre as bebidas, a gente sempre esquece, mas comprar gelo (filtrado ou não filtrado) é fundamental. Principalmente porque sua geladeira pode não comportar e, muitas vezes, não dar conta do recado. O tanque, aliás, é um lugar ótimo para resfriar a bebida. Forre com jornal, jogue o gelo não filtrado ali e vá colocando a cerveja e o refrigerante. Depois, cubra com mais jornal.

Hora do open houseNão tem tanque? Existe uma espécie de balde (que não é balde, é uma bacia maleável), vendido em lojas de departamento, que muito resolve. Aí na foto! Eu tenho dois em casa. Quando não estão servindo para gelar as bebidas na festa, eles me servem como revisteiros ou para colocar as roupas lavadas que eu acabei de tirar do varal! Vale a pena comprar.

 

Dica 5 – As músicas:

Se quiser pensar apenas na reposição de comidas e bebidas durante a festinha, deixe várias playlists já prontas. Isso se você contar com iPhone, iPod, computador ou qualquer tocador de MP3 ligado a um som, claro. Monte uma playlist pensando nos convidados, pois assim fica mais fácil de agradar e ninguém vai te importunar para trocar o som. Não entende nada de música? Ouve o nosso Radinho, ele pode te inspirar.

Por último: por que você não aproveita o evento para fazer o seu chá de casa nova? É uma boa.

Você curte os posts do Apezinho? Então segue a gente no FaceInstagram e Twitter! Será uma alegria ter a sua companhia também por lá!

 

Você também pode gostar de

16 Comentários

  • RespondaIZABELLAagosto 9, 2013 at 5:49 am

    Joyce, sory, sou eu de novo, kkk. se for para cerca de 70 pessoas, vc acha que eu poderia fazer uma feijoada? pensei em servir antes amendoin, ovo de codorna, calabreza frita e tb ter uma boa salada na mesa para as pessoas se servirem. no decorrer do dia serviria caldinho de feijoada e só lá pras 16 hs serviria o almoco pra quem quisesse. se eu fizer desta forma, posso servir batida de limao e maracuja? ( acho que esta bebida sai mais barata que cerveja) . se assim o fizer, fica feio dizer para as pessoas que caso nao bebam isto , podem trazer a bebida de sua preferencia?

    • Josy Fischberg
      RespondaJosy Fischbergagosto 12, 2013 at 11:24 am

      Acho que fazer feijoada é lindo! Mas nunca fiz, não sou boa na cozinha. :) E, sim, batida sai mais barato que comprar cerveja (as pessoas consomem menos até porque a bebida é mais forte). E ela tem tudo a ver com feijoada. Não fica nada feio pedir para as pessoas levarem bebidas que preferirem. Se forem seus amigos mesmo, vão até querer contribuir! Mas vc vai ter uma porção de louça para lavar depois (e talvez durante), não esqueça disso! Não gosto muito de usar pratos descartáveis porque não é ecologicamente correto, mas às vezes não tem jeito, né? Nesse caso, tem prato de plástico mais duro, que é melhor para se fazer refeição. beijo grande e boa sorte!

  • Respondajucilene tranzillosetembro 5, 2013 at 4:45 am

    olá adorei tudo que vc fez vou fazer um chá de casa nova e tava precisando dessas dicas amei meus parabéns bjs…

    • Josy Fischberg
      RespondaJosy Fischbergsetembro 24, 2013 at 11:22 am

      oba! aproveite! beijoca

  • RespondaMatheusoutubro 8, 2013 at 8:15 pm

    ola estou fazendo meu chá de boteco (casa nova) preciso de dicas faseis e bem legais queria umas dicas de cardápio e decoração.

  • RespondaAna Carolinaoutubro 10, 2013 at 6:05 pm

    Joyce, estava navagando na internet buscando alternativas para um open house e peguei várias dicas legais aqui!! Desde já agradeço pela ajuda, mas ficou uma dúvida, devo fazer uma listinha com as coisas que “preciso” ou deixo escolha dos convidados? Beijo

  • RespondaValeria Costaoutubro 30, 2013 at 6:22 pm

    Oi ja sou casada ha 22 anos,estou de mudança para minha cidade natal,ficaria feio eu fazer um chá de casa nova e ja aproveitando revendo tdas as amigas de uma vez?bj

  • RespondaKaren Freitasoutubro 31, 2013 at 2:51 pm

    Me casei a 2 anos e não fiz chá de panela, moro dês de então com meus pais. Agora vou para uma casa só minha e do meu esposo convêm fazer um open house ou Chá de casa nova? Tenho duvidas se ficaria legal.Me dê sua opinião por favor… bjus e obg.

  • RespondaMarinanovembro 12, 2013 at 4:12 pm

    olá.
    Gostaria de saber onde tu compraste esse balde versátil ai… Achei demais!!!

    • Josy Fischberg
      RespondaJosy Fischbergnovembro 14, 2013 at 7:31 pm

      Na Casa e Vídeo! Tem aí onde vc mora? bjs e volte sempre!

  • RespondaRenata Rodrigues José Ivonovembro 26, 2013 at 4:59 pm

    Estou quero fazer um open house. Mas estou pensando que dezembro não é um bom mês, porque as pessoas sempre tem confraternizações. Além disso teria que fazer open houses em datas diferentes. A casa é pequena. O que você me sugere?!

  • Respondacieudonovembro 5, 2014 at 12:26 pm

    Ola!
    Estou precisando de ajuda! Vou realizar um chá de casa nova, mais para isso aluguei um sitio com piscina por que têm em media 100 pessoas e vai se durante o dia no Domingo, estou pensando de fazer para refeição a seguinte opção, mais gostaria de opinião para não fazer feio por que entre convidados tem alguns que gosta de sair falando, infelizmente!
    Cachorro quente por que sei que vai ter crianças.
    Feijoada com arroz e um esperto de carne misturado linguiça carne e frango isso no mesmo espeto.
    Bebidas alguns cerveja razoável no meu ponto de vista e refrigerante.
    O que acha

  • RespondaJulianoabril 6, 2015 at 7:54 am

    Bom dia.
    Preciso de um Help
    Eu e minha namorada decidimos morar juntos.
    E gostaríamos de fazer um open house, porém temos um problema.
    Somando os familiares e amigos mais próximos convidaríamos em torno de 60 pessoas.
    Porém na casa não é possível acomodar essas pessoas. :-(

    É possível fazer este evento em um salão de festas e futuramente convidando as pessoas aos poucos para conhecer o nosso lar?

    Obrigado

  • RespondaSilmaraoutubro 22, 2015 at 11:59 am

    olá tudo bem, estou mudando para casa nova e gostaria de convidar alguns amigos e familia, mas a situação financeira nao da para convidar todos como faco, vou convidando aos poucos as turmas, o que servir, posso pedir pra trazerem a bebida!

  • RespondaNely Fernandesagosto 28, 2016 at 8:28 pm

    Boa noite, vou receber umas amigas no meu apartamento gostaria de sabe o q servi pra comer, será depois do almoço sem hora pra terminar. Vou pedir pra trazer as bebidas (cerveja)

  • Deixe uma resposta