comer

Se vira no forno

janeiro 2, 2014

Não dá nem para dizer que são receitas, são sugestões fáceis de fazer, que a gente vai experimentando e aprimorando. ;)

Prefiro preparar algo no forno assim eu me enrolo menos na cozinha, é mais saudável e mais fácil de limpar.

8dc0eb66c4a0f59f4814affe0c894a13Primeiro passo, verificar se temos os ingredientes e utensílios necessários, separá-los. Escolho uma assadeira (pode ser de teflon, vidro), uso um pouco de azeite no fundo para não grudar a carne.

Embora o melhor seja não gerar mais lixo, se você não tiver assadeira, pode comprar no supermercado uma assadeira de alumínio descartável, em torno de R$7,00. Há tamanhos variados, é preciso atenção para não comprar uma maior que o seu forno. J

Segundo, arrumar o local para o preparo, tudo limpo. Para manusear carne, prefiro usar a bancada da pia, manter faca e o restante à mão – para não precisar lavar a mão toda hora.

Ao acabar de manusear a carne, temos que lavar a mão para evitar contaminação dos demais alimentos.

Mesmo preparando no forno, o cheirinho da carne se espalha pela cozinha. Yummy! Para quem mora em apartamento, se tiver roupa pendurada é bom retirar para não ficar com o perfume churrasco.

Categoria super fácil e rápida:

Filé assado

Colocar um pedaço de filé mignon (não precisa cortar em bifes) na assadeira, cobri-lo com alho, sal grosso, pimenta do reino, pimenta rosa.

Levar ao forno pré-aquecido por 20 a 25 minutos (conforme o seu gosto: carne mal ou bem passada) para uma peça de uns 500 a 600g.

Tirar do forno, deixar descansar por uns 5 minutos e cortar em fatias.

É mais prático que fazer bifes (na frigideira): você  prepara em 5 minutos e pode fazer outra coisa enquanto a carne assa.

f6ca27d9c98d9814f07a7ceaadcde6bcCategoria fácil – um pouco mais trabalhosa:

Hamburguer (no forno)

O hamburguer pode ser feito com vários tipos de carne: picanha, patinho, fraldinha.

A gente faz com fraldinha que não precisa de mais nada para dar liga, é só acrescentar os temperos que gosta (sal, alho, cebola picadinha, salsa, pimenta do reino moída, etc), misturar e fazer o formato de hamburguer.

Para isso, a dica é do chef aqui de casa: usar a tampa de um pote de vidro (lavada) e protegida por filme plástico. É só cortar um quadrado maior que a tampa de forma que a sua parte interna fique totalmente coberta pelo filme e ainda sobre nas laterais.

Depois, é só colocar na assadeira, regar com um pouco de azeite (não serve o extravirgem) ou óleo e levar ao forno pré-aquecido por uns 25 minutos (depende do seu gosto).

Quando for comprar carne, vale a pena dar uma olhada nas dicas da Josy!  Escolha a fraldinha e peça ao açougueiro para moer a carne por 2 vezes.

Para limpar a assadeira, dependendo do estado, retiro o grosso da gordura com papel toalha,  deixo de molho na água com vinagre enquanto lavo a louça. Se a gordura estiver grudada, uso bicarbonato de sódio para soltá-la e facilitar a lavagem.

Vou ficar devendo a receita do falafel no forno. Vale muito a pena! Fica para um próximo post!

Notas do Apezinho: A salada do casal apaixonado é da Hong Yi. O prato com a frase fofa é da InkBandit. O guardanapo educado foi encontrado aqui

Você também pode gostar de

1 comentário

  • Responda Bruna julho 17, 2014 at 4:10 pm

    Muito legal, mas faltou uma opção veggie! Tem bastante coisa gostosa, fácil e desprovida de habilidades culinárias que dá pra fazer no forno também.

  • Deixe uma resposta