comer

Nosso tempero

março 1, 2017

Desde que aprendi que as famílias da Índia têm seu próprio tempero (masala), fiquei encantada com a ideia. Em hindi garam significa “quente” e masala significa “mistura”. Garam Masala é uma mistura de especiarias aromáticas, uma combinação que “assina” o sabor de uma casa. Esse hábito faz com que os pratos sejam bem temperados e com pouca participação do sal. O resultado? Maravilhoso!

Untitled design

Criar uma masala significa traduzir a característica de um grupo de pessoas. No meu caso queria presentear minhas amigas e amigos do trabalho. Uma equipe que trabalha unida o ano inteiro, se respeita e, acima de tudo, se gosta muito! Pessoas criativas, amorosas, uma verdadeira família que não faz distinção entre trabalho e casa, lazer e obrigação, privado e coletivo. Somos especiais, por isso merecemos ter o nosso próprio tempero!

Untitled design (11)

Pedi ajuda à doce e competente Chef Malu Paes Leme, que topou o desafio imediatamente.  Sua tarefa era criar a nossa masala em proporção suficiente para 36 pessoas, uau! E não é que ela conseguiu? O resultado ficou incrível!

A base abaixo foi multiplicada pra dar conta de todos os presenteados. Tive a luxuosa ajuda das queridas Thaís Jordão e Tati Gentil na preparação final. E os potinhos lindos? Ideia da bela Camila. A personalização do coração e os nomes foram o toque final do presente tão cheiroso.

Untitled design (4)

Nossa masala tem esse gosto:

4 colheres de sopa de cominho em grão

4 colheres de sopa de coentro em grão

2 colheres de sopa de cardamomo em grão

4 colheres sopa de pimenta preta em grão

2 colheres de sopa de nos moscada (pode ser o pó)

2 colheres de sopa de semente de erva doce (funcho)

2 colheres de chá de cravo inteiro

1 colher de sopa de açafrão (em pó)

Modo de preparo – Todas as sementes em grão devem ser tostadas rapidamente na frigideira. Logo após, trituradas até formarem um pó. Misture bem todos os ingredientes (em pó) e armazene em potes de vidro.

Obrigada, Malu!

Untitled design (8)

Ficou muito melhor do que imaginava! E a alegria de rechear cada pote pensando em quem ia receber? Dar esse carinho, ver a reação de quem amo e descobrir depois onde ela foi usada me encheu de felicidade. Nossa Garam Masala fica deliciosa em legumes, lentilhas, sopas, cremes, frutos do mar, muitas opções.

Nossa mistura é única e encheu nossas cozinhas com um cheiro marcante, o nosso! <3

Untitled design (1)

Nota do Apezinho: E essas fotos? Derretem meu coração! Foram tiradas nos novos endereços de nosso temperinho. Muito amor! <3

Quer conversar com a Malu? É pra !

Você também pode gostar de

Nenhum comentário

Deixe uma resposta