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Alimentação para a primavera

outubro 28, 2016

A Claudinha é a nutricionista querida das Pereiras. Ela já escreveu um post ótimo sobre pastinhas naturais pra substituírem o queijo minas nosso de cada dia. Agora fala sobre alimentação na primavera. Esse texto foi feito para nos orientar e a gente achou tão bom, que resolveu compartilhar com você. Aproveite! Tem muita dica legal, natural, simples e saborosa. Bom apetite! :)

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Características da Estação:

– Início do movimento, bom momento para o trabalho, novos projetos;

– Época de cultivar a generosidade, dar e não tomar com força. Exercitar a generosidade nos dá a sensação de limpeza da alma, desbloqueia as estagnações, nos refresca;

– Escutar e não julgar. Despir-se do preconceito como fazem as crianças;

– Observar a natureza e seu movimento, fazer passeios em campos verdes;

– Sua capacidade criativa atinge o máximo do seu potencial;

– A infância é a primavera – fase de intenso trabalho de crescimento e construção dos tecidos;

– Alimentação: todos os verdes são muito bem-vindos, podendo ser crus no almoço e levemente cozidos no jantar.

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Fique amigo!

Brotos e caules: aipo, alho-poró, palmito, talo de couve, de agrião, de brócolis etc.

Sabor ácido – use suavemente. Limão em tempero, frutas com toques suaves de ácido, misturas de frutas ácidas com frutas doces (maracujá com laranja lima, laranja com mamão), raspinhas de cascas de cítricos.

Temperos: salsa, hortelã, limão, coentro, cebolinha, manjericão, orégano, alho-poró, alfavaca….. O tempero dever ser suave, sabores sutis são apropriados.

Couve-flor e alcachofra são muito indicadas, incluindo os talos.

Inclua sempre o gérmen de trigo no seu cardápio, de preferência no desjejum, colação ou almoço. Também são indicados: gergelim, semente de girassol, abobrinha, cenoura e shitake (excelente fonte de proteína para comer no lugar da carne).

Água é sempre importante. Beba bastante! Mas atenção, a água deve ser fresca e não gelada!

Se refresque com muitas frutas diariamente

Chás: capim limão, hortelã, carqueja, boldo

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Evite!

Bebidas alcoólicas em excesso

Frutas oleaginosas. Castanhas, nozes, pistache, amendoim etc.

Excesso de ácidos. Vinagre, frutas ácidas, limão com frequência, etc.

Frituras. Chocolate.

Alimentos gordurosos: creme de leite, manteiga, margarina, queijo, leite, carnes gordas. Preparação com muito óleo.

Sabor tóxico é o ácido: vinagre em excesso. Prefira o de maçã.

Nota do Apezinho: as imagens lindas do post foram encontradas nesse perfil lindo!

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