Era uma vez um grupo texano de tricoteiras muito criativas. Nossas amigas estavam matutando uma forma de usar as sobras de seus projetos de tricô. A solução encontrada foi muito ousada: levar as linhas e cores para as ruas! Árvores, bancos, monumentos, aos poucos os objetos ganharam roupas e uma nova identidade. As paisagens ficaram mais bonitas e o movimento ganhou o mundo com um nome bem diferente: YARN BOMBING.
Você encontra inúmeras iniciativas Yarn Bombing em várias cidades do mundo. Uma simples busca no Facebook nos oferece vários resultados.
Quanto mais você conhece essa arte de rua tão encantadora, mais você se apaixona!
Grafite tricô, tecidos de malha, instalações de fios, os trabalhos não são permanentes. Eles podem ser facilmente removidos, se necessário. O importante aqui é a recuperação de locais públicos abandonados ou frios. Cor e fantasia são tão necessárias, né? Em algumas cidades como Belfast o movimento foi apoiado pelo governo. Esses ataques amigáveis mudaram a sinalização urbana.
Xô pra feiura do aço e concreto! Clique em todos os links desse post e sinta-se seduzida (o) pelo seu efeito político tão tranquilizador, mas tão forte!
Links muito legais!
Blog americano dedicado ao assunto
Como é o movimento na Inglaterra
Outros exemplos ao redor do mundo
Nota do Apezinho: Curtiu? Conheça todos os posts que fizemos sobre Intervenção Urbana!
1 comentário
Genial a ideia, adoro todos os movimentos de Intervenção Urbana e torço pra esse chegar aqui no Brasil! ; )