manter

Guia Appzinho em tempos de Corona Vírus

Olá!

Do dia pra noite chegou uma pandemia e você precisa alugar seu quarto  ou apê, e agora? Ou então ficou de quarentena dividindo casa com a galera, como manter a boa convivência? Então vem no nosso Guia Appzinho: em tempos de Corona Vírus.

Antes de mais nada!

  1. É hora de conhecer cada cantinho e se apaixonar ainda mais pela sua casa. Não sair é muito importante nesse momento, o distanciamento social protege a saúde dos grupos de risco e de quem ainda precisa trabalhar.
  2. Lave as mãos! O dia todo, todos os dias. Também é importante higienizar bem sua casa, celular e computador.
  3. Sem pânico. Tá liberado fugir das notícias ruins e focar nas correntes de solidariedade do WhatsApp. Use seu tempo e seus pensamentos para desenvolver um hobbie, aprender coisas novas ou maratonar suas séries prediletas. 

Agora vamos às dicas!

CASA

  1. Lave cobertores, travesseiros e toalhas de uso comum pelo menos uma vez por mês.
  2. Toalhas, principalmente as de mão, devem ser lavadas pelo menos uma vez por semana.
  3. Limpe o sofá utilizando um aspirador ou um paninho com vinagre.
  4. Não se esqueça do teclado do computador, principalmente se ele for partilhado entre os familiares ou no escritório. Para retirar a sujeira entre as teclas, utilize um secador de cabelo e para desinfetá-las, um pano umedecido com álcool isopropílico. Diariamente!
  5. Lave os brinquedos das crianças sempre! Até os de borracha utilizados durante o banho devem ser limpos constantemente com bucha e sabão ou com um pano umedecido com vinagre.
  6. Maçanetas das portas, os interruptores de luz e a porta da geladeira devem ser limpos todos os dias. Basta usar um pano umedecido com desinfetante. É importante lembrar que esse pano também deve ser lavado sempre para evitar o acúmulo de sujeira.

CELULAR

  1. O telefone celular é um dos itens mais sujos, mais até que uma sola de sapato, se considerarmos a quantidade de germes e bactérias que podem estar presente nesse tipo aparelho.
  2. O calor provocado pela bateria do celular e a umidade da boca do usuário do aparelho resultam em um ambiente perfeito para a multiplicação dos germes, por isso é muito importante que a limpeza do telefone seja realizada freqüentemente. Para isso, utilize um pano umedecido com álcool isopropílico, ideal para a limpeza de aparelhos eletrônicos por conter menos de 1% de água.

ALIMENTOS

Como higienizar bem os seus alimentos – embalados ou não 

Os supermercados são alguns dos estabelecimentos que continuam abertos durante a quarentena, e a todo vapor. Afinal, alimentação é essencial, e criar novas receitas podem ser um delicioso passatempo. Também tem muita gente optando pelo delivery, um jeito super legal de apoiar os pequenos restaurantes. Sejam verduras fresquinhas ou aquela caixa de pizza gigante, higienizar os alimentos é fundamental. E a gente te conta como!

Ao chegar das compras

  1. Limpe com água e sabão a superfície onde os alimentos serão colocados.
  2. Lave as mãos antes de manipular os alimentos. 
  3. Lave os alimentos in natura (frutas, verduras, hortaliças e legumes) com água corrente 
  4. Ainda para os alimentos in natura, deixe-os de molho por 15 minutos em uma mistura de 1 colher de sopa de água sanitária para 1 litro d’água.
  5. Lave novamente em água corrente.
  6. Guarde em potes lacrados e previamente higienizados.
  7. Para os alimentos industrializados, basta passar um pano com álcool 70 sob toda a embalagem.
  8. Lembre-se de cozinhar bem os alimentos e higienizar as mãos antes de qualquer nova manipulação.

 E o delivery? 

  1. Aplicativos como o Ifood permitem ao cliente escolher por uma entrega sem contato físico. Se isso não for possível, mantenha a distância de 1 metro entre você e o entregador.
  2. Opte pelo pagamento direto pelo aplicativo. Se não for possível, higienize o seu cartão ou dinheiro com álcool 70 antes e depois de realizar o pagamento (importante pensar também na saúde do entregador). 
  3. Descarte o que for possível das embalagens, e higienize o restante com álcool 70. 

Ps.: Priorize pequenos estabelecimentos! Eles são os que mais sofrem com a falta de clientes.

SAIR E VOLTAR PARA CASA

Precisei sair de casa, e agora? 

O mais importante antes ir para a rua é deixar o pânico em casa. Calma, a gente não está em um filme apocalíptico. Estabelecimentos de natureza essencial como supermercados, farmácias, pet shops, agências bancárias, lotéricas, hospitais e postos de gasolina continuam abertos. Algumas medidas de precaução podem ser tomadas enquanto você estiver na rua e ao chegar em casa. Dá uma olhada!

Na rua

  1. Leve seu álcool gel no bolso.
  2. Evite pegar transporte público lotado, e higienize com álcool gel a superfície do transporte que tiver contato.
  3. Mantenha distância mínima de 1 metro entre outras pessoas.
  4. Tente higienizar as superfícies com álcool gel antes de ter contato com elas, e as suas mãos depois do contato. 
  5. Evite tocar o rosto ou o celular com as mãos sujas. 

Cheguei em casa

  1. Crie uma “zona suja” perto da sua porta. Ao chegar, deixe suas roupas, sapato, celular, bolsa e quaisquer outros objetos que trouxe da rua. 
  2. Evite contato com as pessoas que moram com você.
  3. Lave suas mãos e, se possível, tome banho. 
  4. Depois de você, higienize com álcool 70 tudo que estava com você na rua e, se possível, coloque suas roupas e sapatos para lavar.
  5. Depois do contato com os objetos, higienize suas mãos novamente.

PETS

  1. Passeios rápidos, curtos e objetivos. Tipo, faz as necessidades e volta.
  2. Quando chegar em casa, limpe suas patinhas com água, sabonete e toalha.
  3. Está em dúvida sobre como limpar, fala com a/o sua/seu veterinária/o.
  4. Prefira o banho em casa.
  5. Evite deixar seu bichinho na casa de outras pessoas.
  6. No mais, fique bem pertinho dele. Esse amor será fundamental pra você passar bem por essa fase! <3

***

Nota do Apezinho: se você está procurando alguém bacana pra morar em seu quarto ou apartamento ou já divide o espaço com outras pessoas, esse post é pra você!

Você também pode gostar de

1 comentário

  • RespondaMãos à Obraabril 12, 2020 at 2:11 am

    Olá Daniela, tudo bem? Nossa parabéns pelo post. Em meio a essa crise, dicas de como se portar não só ao ficar dentro de casa mas tb quando adentra-la é super importante. Parabéns pelo conteúdo do blog, está super bem organizadoe com um ótimo layout.

    Sucesso para o Blog :D

  • Deixe uma resposta