Nossa amiga Simone Collet, amiga e parceira do Apezinho, é criadora do Meu Estilo Decor, e vem com uma proposta diferente, mas cada vez mais comum: não ter televisão na sala! Ela lista cinco motivos pra gente pensar.
Boa leitura!
***
Seu espaço fica mais flexível
Sem a TV ditando onde os assentos devem ser posicionados, você fica muito mais livre para fazer uma arrumação dos móveis mais interessante e aconchegante. Experimente posicionar os assentos de frente e próximos uns aos outros. Essa configuração estimula a convivência e o bate-papo.
No espaço que você ganhou ao se livrar do rack da TV, você pode criar uma área de trabalho com uma mesa para o computador.
Você economiza $$$ e ganha tempo livre
O dinheiro que você economiza cortando a assinatura da TV a cabo pode ser investido em livros ou melhor, em viagens e passeios de final de semana. Ao invés de ficar enfiado em casa vendo TV, você pode explorar sua cidade, visitar museus e descobrir cidades vizinhas.
Quem sabe você até não encontra tempo para tirar aquele projeto do papel?
Sua criatividade vai bombar
Sem a TV, você pode investir seu tempo livre em atividades que estimulam seu cérebro de maneiras diferentes e dão um gás na criatividade. Tente ouvir música, atacar um projeto “faça você mesmo”, aprender a desenhar ou se dedicar a um hobby, como fotografia ou crochê.
Mais tempo pra se relacionar com as pessoas que você ama
Só porque você está na mesma sala que a sua família olhando para a mesma tela não significa que vocês estão conectados. Ao contrário, cada um está isolado em sua própria relação com o que está passando na TV. Conversar e se relacionar com pessoas de verdade é muito mais gratificante e fortalece suas relações familiares.
Seu corpo agradece
Quanto mais tempo você passa em frente à TV, mais perde sua inclinação natural para a atividade. A TV mina as suas energias e depois de horas assistindo TV o seu corpo parece cansado e a sua mente menos afiada.
Você pode até pensar que a TV vai te ajudar a relaxar depois de um dia cansativo, mas o efeito é justamente o contrário, seu corpo fica mais “duro”, sua mente mais agitada e o seu sono é afetado. Quer relaxar? Largue a TV e vá meditar ou caminhar.
Eu sei que a TV tem um papel diferente na vida de cada pessoa e talvez você não queira abrir mão dela totalmente. Mesmo assim, vale considerar tirar o trambolho da sala ou pelo menos organizar os móveis para que ela não domine o espaço. Em tempos de Netflix isso é molezinha.
Nota do Apezinho: As Pereiras adoram televisão. Ela faz parte da nossa sala e do nosso consumo de conteúdo diário. Gostamos de nos jogar no sofá da sala pra assistir às séries juntas. Mas concordamos com a Simone, temos que prestar atenção no tempo que passamos em sua frente.
Ele não pode ser maior que a vida ao ar livre, a família, amigos, ao tempo que devemos investir em outras atividades. Chegar nesse equilíbrio é a chave dessa relação! :)
21 Comentários
Falaram tudo, sábias Pereiras: equilíbrio! Beijo queridas
Nossa, adorei a ideia, vejo poucas pessoas fazendo isso é quase uma quebra de paradigma. Posta mais, bjss.
Amei as dicas,os ambientes estão lindos.obrigada!!!
Obrigada, Gizeuda!! Volte sempre, vamos adorar. Beijos das Pereiras!
Quando me mudei em maio, fiz opção por não ter tv em casa. Não só na sala. Já foram lidos 6 livros, testados vários pratos novos e muitas outras descobertas. Além de ficar mais leve sem tanta informação desnecessária.
É isso!! Às vezes fazemos as coisas sem pensar, né, Carla? Se puder, compartilha as receitas dos pratos novos! Beijos das Pereiras.
Netflix na TV ne? Nada de celular ou notebook, TV!! Tbm so uso pra isso ou videogame. N gosto de TV em quarto, tirei a minha de lá, é pior que na sala!
Boa, Isis! :)
Adorei, a da qui é só de enfeite! Kkk vou arrumar outro lugar pra ela, só assim sobrará mais espaço para meus livros. Obrigada!
De nada, Nil!! Que venham os livros!! <3 Beijos das Pereiras.
Em vez de tv na minha sala coloquei um cantinho pro café e um cantinho musical , coloquei um órgão eletrônico e um saxofone ,em breve terá um violoncelo e um piano de armário , tv só no quarto das crianças para elas se divertirem , minha sala é conjugada com a sala de jantar e cozinha então fazemos nossas refeições ,conversamos , tocamos e cantamos e isso foi a melhor coisa da nossa vida .
Como tenho filha e marido eu não posso me livrar da TV que para mim não serve pra nada. Não suporto televisão!
Ah, nesse caso é pegar um livro e correr pro quarto!! :) Beijos, Vanessa!
Faz muitos anos q não vejo tv, nunca tive paciência p ficar mais q 10 minutos assistindo. Prefiro criar no artesanato. Terapia!!
Sim, Márcia! Fazer artesanato é um excelente substituto à TV. Ótima ideia! Beijos das Pereiras!
Gostei muito das dicas. A minha televisão pifou em outubro do ano passado. Não comprei outra e não sinto falta. Depois dessas dicas, pretendo desfazer o rack e comprar alguns acentos.
Boa, Rita! :) A sala vai ficar linda! Beijos das Pereiras e volte sempre!
Ótimo se todos tivessem está percepção o mundo seria muito melhor . Não tenho paciência para televisão acho que está mais do que na hora de mudarmos esta cultura pois a vida é uma só para ser desperdiça com coisas como tv que não agregam. Amei
Adoro TV! Deus me livre de ficar sem a minha, em nenhum momento me impediu de fazer outras coisas!
Muito obrigado pela dica! Sempre quis ficar sem tv, finalmente consegui e vim cá ver os alienígenas que estão comigo nessa, porque para os amigos e família eu sou um louco. Perguntam-me sempre: E as visitas? eu digo se virem aí, conversem que vai dar tudo certo.
Assisto menos TV porque passo um tempo maior na internet, e não porque vou conversar com familiares ou fazer exercícios com mais frequência, infelizmente. Essa nova geração largou um vício pelo outro.
Quero tirar a TV da sala pois eu e meu companheiro só a assistimos no quarto. A TV da sala não tem utilidade nenhuma.