Logo que saiu da casa dos pais, o chef Ronaldo Canha se encantou pelas panelas. Ele tinha 17 anos e uma faculdade de Zootecnia (!) pela frente. O curso não tinha nada a ver com cozinha, mas ele estava morando sozinho para ficar perto da universidade e precisava se alimentar, né? Descobriu que levava jeito. Um estrogonofe de carne seca, feito para o aniversário de um amigo, foi o primeiro ponto alto dessa trajetória:
– Foi a primeira vez que recebi elogios de um monte de gente pela minha comida. É muito legal quando as pessoas curtem o que você cozinhou. Ali eu senti algo realmente diferente.
Mais de 25 anos se passaram, Ronaldo deixou para trás a Zootecnia e hoje é responsável pelos cardápios do Quadrucci e do Q, restaurantes mais do que elogiados do Rio de Janeiro. Como ele conhece bem essa história de “cozinhar para comer quando se mora sozinho”, divide aqui duas receitas de sopa. Elas têm cara de inverno e um ar assim mais elegante, sabe?
Testa e conta para a gente no que deu? Vai que você também se descobre um chef em potencial!
Sopa de palmito pupunha e coco com camarões (do cardápio do Quadrucci, na foto maior)
Ingredientes:
500g de palmito fresco
500ml caldo de peixe e ostras
500ml de leite de coco
300ml de creme de leite fresco
450g de camarão médio
1/2 molho (ramo) de coentro picado
Sal e pimenta à gosto
Modo de fazer:
Coloque na panela o palmito, o caldo de peixe e o leite de coco. Cozinhe por 10 minutos em fogo baixo. Bata tudo no liquidificador, acrescente o creme de leite e volte à panela.
Separe 5 camarões e grelhe na frigideira com um fio de azeite.
Corte os outros camarões em 3 pedaços cada um e coloque na panela até que fiquem cozidos. Acrescente o coentro picado, acerte o sal e a pimenta e sirva 5 porções decorando com o camarão inteiro em cada.
Sopa de cogumelos frescos com azeito trufado (do cardápio do Q, na foto menor)
Ingredientes:
400g de cogumelo Paris
1 alho poró
1 colher de sopa de manteiga
120g de mascarpone
300ml de caldo de legumes
40ml de azeite trufado
Sal e pimenta do reino à gosto
Modo de preparo:
Refogue o cogumelo fatiado, deixe dourar e acrescente o alho poró em brunoise (que é um tipo de corte em quadradinhos bem pequenos). Refogue mais um pouco. Coloque o mascarpone e deixe derreter.
Entre com o azeite trufado, acrescente o caldo e bata tudo no liquidificador. Acerte o sal e a pimenta.
Como fazer a torrada para colocar no centro da sopa de cogumelos
Ingredientes:
2 torradas de pão italiano finas
3 cogumelos Paris
50g de panceta
50ml de creme de leite
Um fio de azeite de oliva
10 ml de azeite trufado
Ceboletes, sal e pimenta do reino
Modo de preparo
Com um fio de azeite, doure a panceta em brunoise (um tipo de corte em quadrados em pequenos). Corte o cogumelo em cubos pequenos e acrescente. Quando estiverem bem dourados, acrescente o creme de leite, o azeite trufado, sal, pimenta e a cebolete picadinha.
Montagem
Coloque a sopa e pingue gotas de azeite. No centro do prato, coloque a torrada com cogumelos e panceta.
Quer experimentar essas receitas? Olha o caminho:
Quadrucci: Rua Dias Ferreira 233, Leblon. Tel.: (21) 2512-4551. Diariamente, das 12h à 1h. Cc.: todos. Manobrista no local.
Q: Rua Dias Ferreira, 617, Leblon. Tel.: 2113-0564 / 2113-0594. De 2ª a 6ª feira, das 12h à 1h. Sábados e domingos, das 13h à 01h. Cc: Visa, Mastercard e Diners.
Nenhum comentário