manter

Sachês caseiros

novembro 27, 2014

Você sabia que o cheiro da sua casa tem tudo a ver com o seu bem-estar? Nós já falamos aqui e aqui como a aromaterapia é importante para melhorar a autoestima, dormir melhor e até se livrar de insetos ou prevenir ácaros e mofo. Além disso, quantas vezes você já sentiu um cheiro que te fez lembrar uma pessoa, um lugar ou uma situação especial? Algumas fragrâncias nos trazem imediata sensação de conforto ou infância bem vivida, não é mesmo? A foto do coração verde é da Sarah.

Então nada mais natural do que personalizar o seu apezinho com um cheiro bom, que é a sua cara e ainda te deixa mais feliz e bem disposta. Para isso, você encontra diferentes opções no mercado, como difusores, velas e borrifadores de ambiente com fragrâncias variadas. Mas também existe uma opção do tempo da vovó e que funciona até hoje: os sachês caseiros. Eles podem ser colocados em armários, gavetas e pendurados em janelas, entre outros cantinhos.

Veja aqui um passo-a-passo de como fazer sachês caseiros para adicionar cheiro à sua vida e ainda economizar:

Escolha um tecido natural que respire. As melhores opções são o algodão, lã, seda, linho, tecido de cânhamo, aniagem ou bambu. Tecidos sintéticos não respiram muito.

Para sachês sem costura, corte quadrados de 20x20cm ou círculos de 23cm de diâmetro aproximadamente. Se souber dar uns pontinhos e costurar os saquinhos, corte o tecido no formato que quiser. É só fazer o molde do desenho em uma cartolina e rabiscar no tecido antes de cortar. Lembre-se apenas que o tamanho final do sachê deve seguir uma regra também do tempo da vovó: mais ou menos 5x5cm para gavetas pequenas como as de roupas íntimas e 10x10cm para gavetas maiores e outros espaços.

sachebordado

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto: Robyn Vines Smith

Se os seus dotes de costura vão muito além dos pontinhos incertos, aproveite para personalizar os sachês e bordar suas iniciais ou algumas flores na lateral. Mais chique e cheio de presença, impossível.

Escolha uma fita ou lã que combine com o tecido que você escolheu e corte pedaços de 25 cm para amarrar cada saquinho.

sacheamarrado

Foto: Cris

Para os sachês sem costura, coloque o cheirinho escolhido no centro do tecido em quantidade suficiente para encher metade ou até dois terços do sachê. Junte as pontas e amarre o saquinho com um pedaço de fita. Você pode incrementar com flores artificiais também.

sachecosturado

Foto: Sarah

Para os sachês costurados, feche apenas 3 lados. Coloque a mistura de ervas ou óleos essenciais dentro do saquinho e amarre o lado aberto com um pedaço de fita. Você pode costurar o último pedaço e fechar o sachê por completo, mas fica mais difícil repor o cheiro.

Na hora de decidir qual aroma escolher, faça o teste com as fragrâncias que mais gosta ou pense na sua necessidade mais imediata. Segundo a aromaterapia, além do cheirinho bom, a maioria delas tem alguma utilidade.

Se você escolheu os óleos para melhorar o ânimo e as energias da sua casa, pingue algumas gotas em bolinhas de sagu ou pedaços de giz escolar e preencha os sachês. Se quiser que eles fiquem fofinhos, enrole as bolinhas ou o giz em plumante antes de colocar dentro do sachê.

fazendosache

Foto: Cris

Para usar ervas, plantas e frutas secas, você pode ir até sua feira local, a loja de artesanato ou de produtos naturais. Depois é só misturar as plantas secas conforme preferir, fazendo uma mistura semelhante a um pout-porri. Amasse e triture em pedaços menores para que elas possam soltar a essência antes de encher os sachês.

Veja aqui algumas sugestões de ervas que tem cheiro bom e ainda por cima servem como repelentes naturais, por exemplo:

Para prevenir traça: alfazema, alecrim, capim-vetiver, cascas de limão, pétalas de rosa, cravo da índia, lascas de madeira de cedro, hortelã, tomilho, ginseng e sálvia.

Para prevenir pulgas: menta, cedro, poejo, citronela, eucalipto, capim-limão, arruda e alfazema.

Para espantar moscas: junte algumas folhas de eucalipto, louro, cravo-da-índia e manjericão. Amasse as ervas e pendure os sachês em portas e janelas.

Agora que você já sabe fazer um sachê caseiro com o seu cheirinho favorito, é importante saber como limpar a casa e potencializar o efeitos dos sachês. Para isso, areje sua casa e deixe o sol entrar! Abra as janelas, cortinas e até as portas dos armários para que a luz do sol e o ar fresco entre na sua casa. A renovação do ar ajuda a controlar a umidade e o mofo, evita doenças respiratórias e tira o cheiro de casa fechada.

Você também pode gostar de

4 Comentários

  • Responda Rita de Cássia Caetano Campos dezembro 12, 2014 at 9:40 pm

    Amei suas receitas, dicas …etc
    Obrigada e sucessos !

  • Responda Maarlene Santiago dezembro 16, 2014 at 7:20 am

    Adorooooooo tudo isso, tenho ervas em casa, e sempre
    faço uso delas, seja para temperinhos, repelentes ou
    cházinhos. Obrigada pelas dicas. Sucesso!

  • Responda Claudete Brunelli agosto 21, 2016 at 2:33 pm

    Adorei as sugestões vou usar na escola onde leciono.

    • Daniela Pereira
      Responda Daniela Pereira setembro 15, 2016 at 5:52 pm

      Oba, que bom, Claudete! Um beijo grande das Pereiras!

    Deixe uma resposta