manter

Quarto limpo: atacar!

julho 12, 2014

O que você sente quando entra no seu quarto?
a) Paz, o ambiente está em ordem!
b) Preguiça, tá tudo fora do lugar, socorro!
c) Alergia, há tempos que a vassoura não passa por aqui, atchim!

Se a sua resposta foi “a”, parabéns e um beijo, esse post não é pra você! Pode seguir para outros conteúdos como os de decoração, por exemplo. Se a sua resposta foi “b” ou “c”, fique! Nós temos um plano de avaliação e ataque de sete dias, que dará nova vida ao seu cantinho! Muito tempo? Dá uma lida no método na Nanda, que leva apenas Cinco Minutos!

O link original é esse aqui! Como sempre, perdoem minha tradução, que é livre e merece compreensão! :)

Dia 1 – Simplifique seu guarda-roupa – Tire tudo de seu armário e gavetas. Avalie cada peça. As roupas que não servem (ou que você não gosta) vão pra pilha de doação ou venda. As que estão fora da temporada, mas que você quer manter, vão pra pilha que será guardada em um canto especial.

4d79f1b217044212619b11afe3e3b0e8Tem as que você ama mas precisam de reparos ou lavagem, né? Essas saem das pilhas e vão direto pra máquina de lavar ou costureira. O que ficou? Roupas que você ama, que lhe cabem agora, que são apropriadas para a atual temporada e estão em bom estado de conservação.

Importante: não desista no meio do caminho, seu quarto não pode ficar pior do que antes! Ah! Aspire o armário vazio, limpe as prateleiras e as gavetas internas.

Mais! O SOS Solteiros organiza seu armário.

Dia 2 – Xô, poeira! Normalmente os quartos não ficam tão sujos como a cozinha ou o banheiro, mas acumulam uma quantidade surpreendente de poeira. Aspirador de pó nele! Limpe de cima para baixo, janelas e paredes, chão e debaixo da cama. 

Pegue uma escada para limpar as luminárias e os topos das prateleiras altas. Limpe os topos das mesinhas de cabeceira, cômodas e outras superfícies. Lave os pequenos tapetes e as cortinas, se eles são laváveis​​. Se os tapetes estiverem manchados, leve-os para a lavanderia (lavagem a seco).

Mais! SOS Bagunça – o blog Vida Organizada nos salva!

302f1a5d1f9814c7537b05e8b4683736Dia 3 – Foco na cama – Nada fica de fora, lave o que puder (aspire o restante): a cabeceira da cama, o colchão (já virou ele de lado?), a cobertura e a saia.

Como é a organização da sua roupa de cama? Faça um balanço do que tem e arrume as pilhas por conjunto. Dê adeus para os lençóis, cobertores, travesseiros e edredons desgastados ou dimensionados para uma cama você não tem mais. 

Mais! Faxina-detox.

Dia 4 – O que pode melhorar? – Agora que você já removeu grande parte da desordem e poeira, será mais fácil descobrir o que precisa mudar ou atualizar.

A iluminação está adequada? Você está feliz com sua roupa de cama? Você tem um bom conjunto de cabides no armário? Seus sapatos estão bem guardados? Seria útil adquirir organizadores de gaveta ou divisores de prateleira? 

21860256d0eb77d14c1e081bf06b5688Dia 5 – Organize sua cabeceira – Livros, revistas, jornais, veja o que sai e o que vai ficar pertinho de você todas as noites! Aproveite pra limpar as bases e sombras das luminárias e os objetos que ficam nos criados-mudos. 

Dia 6 – Tome cuidado com as coisas pequenas – Jóias e outros acessórios, plantas, velas, mantas, só fique com o que realmente valer a pena. Desapega!

Mais! Como guardar suas bijuterias.

Dia 7 e pra sempre – Faça manutenção a cada dia – Faça sua cama, logo que você se levanta de manhã e arrume a mesa de cabeceira antes de sair do quarto. Coloque a roupa suja no cesto e os acessórios arrumados na cômoda.

Quando você comprar roupas novas, roupas de cama ou qualquer outra coisa, abra mão de alguma coisa semelhante para evitar acúmulo de tralha! A cada nova temporada revise seu guarda-roupa e roupas de cama. Guarde algumas peças da temporada anterior em outros lugares.

Mais! Tudo sobre limpeza sustentável!

Você também pode gostar de

3 Comentários

  • Responda Mariana Linhares julho 14, 2014 at 2:09 pm

    Podiam inventar algo que arrume o quarto sozinho hahaha

  • Responda Franciele Polo julho 21, 2014 at 7:04 pm

    Gostei!!!

  • Responda dilma carvalho outubro 6, 2014 at 1:50 am

    Adorei as dicas. Me ajudaram muito.

  • Deixe uma resposta