manter

Lista de supermercado

agosto 12, 2013

Aí você sai da casa dos pais e se vê, no novo apezinho, sozinho e com fome! Nada, absolutamente nada para comer! A geladeira vazia é um sinal de que você precisa tomar uma atitude! Ir ao supermercado requer algum planejamento ou você voltará pra casa com biscoito, toddynho, presunto, cerveja e um congelado!

A Josy já tinha falado sobre quanto tempo dura os alimentos de uma refeição completa, lembra? Agora vamos ajudá-lo a montar uma lista de compras de supermercado. Boas compras!

Quando comprar? Alimentos podem ser comprados uma vez por semana. Leve sempre a sua listinha pra não cair (muito) em tentação. Está com fome? Alimente-se antes, ok?

Produtos de higiene pessoal e de limpeza do apezinho podem ser comprados em prazos maiores. 

shutterstock_22583893O quê – o cardápio da semana (sim, um cardápio!) deve priorizar uma alimentação variada. Coma de tudo um pouco! Arrisque-se em pratos desconhecidos, pode ser uma ótima experiência!

Embalagens – A grande maioria dos alimentos possui embalagens menores ou individuais. Veja se o que você está procurando tem essa alternativa mais prática e barata.

Conservação e prazo de validade – Preste atenção no local onde você vai guardar as compras. A data de validade do produto é essencial! Alguns alimentos saem dela em menos de uma semana!


Carne, Frango, Peixe
 – os especialistas sugerem que você as congele em porções individuais. Se bem acondicionadas, elas chegam a durar meses no congelador. Como congelar e descongelar carnes e aves sem perder as propriedades.

Arroz, feijão, lentilha e grão de bico – as embalagens menores são as melhores. Chegou até aqui e já está em pânico? Fica não, olha que link legal pra te ajudar nesse início: Pequeno guia de culinária pra começar hoje!

Ovos embalagem de seis unidades é a mais indicada. Assim não estraga! Frito, cozido, mexido ou omelete, ele nos salva de muitos apertos, ne? 

frutasFrutas, verduras e legumes – planeje o que quer comer pra não ficar com um monte de coisa estragando na geladeira, combinado? Saiba como escolhê-los clicando em seus nomes!

Azeite – compre o extra virgem para as saladas, é um auxílio luxuoso e dura bastante! 

Pães de forma – também possuem embalagens menores. Há quem prefira deixá-los na geladeira pra durar mais tempo, aquecendo-os depois no forninho ou sanduicheira.

Aliás, um sanduíche bem feito é o meu motivo de orgulho! Se for o seu também, eleja um tipo de queijo e um tipo de frio por semana. Mais que isso é lixo na certa! Aí você escolhe: queijo minas, queijo amarelo, presunto, peito de peru e por aí vai. O meu clássico é a salada de atum! Ainda não tem um escolhido? Inspire-se aqui! 

Esses coadjuvantes também têm o seu valor: patês, maionese e manteiga.

Se você gosta de tomar leite, opte por uma dessas opções: iogurte (com granola!), leite + nescau ou toddynho! Faça as contas e veja o que fica mais em conta pra você se você consumir uma porção ao dia.

Massas, as salvadoras! Com um bom preço e mil formatos, elas podem tirar o tédio da sua cozinha! As do tipo “secas” duram mais. Conheça os principais tipos!

Molhos prontos: pra usar em tudo! Massas, carnes, saladas, sanduíches e o que mais você inventar, dá uma olhada nessa seleção!

shutterstock_26965531Se a alimentação requer bastante atenção, temos que cuidar de você e da casa também! Objetos de higiene pessoal e de manutenção do apezinho precisam estar na lista.

A Bel já escreveu um post ótimo sobre limpeza sustentável! E a Josy sobre faxina!

Sem mais enrolações, seguem listas bem completas, que você pode imprimir e levar na sua próxima visita ao supermercado!

Lista do “Homem na Cozinha”

Lista do “Organize sem frescura”

Lista da Revista Info

Lista da Meu Bolso em Dia

Se você quiser, tem apps que te ajudam também.

Pra fechar mais três posts bem legais sobre o assunto. Agora ninguém te segura!

Como a Thaís, da Vida Organizada, organiza sua ida ao supermercado

Poupe nas suas compras!

Os alimentos mais indicados para quem mora sozinho são os mais fáceis de fazer e que podem ser consumidos na hora, sem necessidade de preparo anterior.

Você também pode gostar de

5 Comentários

  • Responda Cris agosto 13, 2013 at 1:59 pm

    Sensacional, não sai sem minha adorei a compilação!!!

    • Daniela Pereira
      Responda Daniela Pereira agosto 13, 2013 at 10:36 pm

      Valeu, Cris, muito obrigada!

      Beijos e boas compras!

  • Responda MARCIA OLIVEIRA agosto 16, 2013 at 3:12 pm

    Valeu pelas dicas, amei, tudo anotado e guardado, bjssssss !!!!!

    • Apezinho
      Responda Apezinho agosto 18, 2013 at 7:27 pm

      Valeu, Marcia!

      Beijos e boas compras!

  • Responda Gustavo julho 11, 2014 at 7:12 am

    Muito massa a compilação… abri um monte de links enquanto lia.. agora vou lê-los. Vlw
    Adoro esse blog

  • Deixe uma resposta