manter

Limpeza sustentável

junho 18, 2013

Cada vez que faço uma mudança me desfaço de um monte de coisas, mas é impressionante como consigo juntar outras tantas! Com você também acontece isso? E a quantidade de lixo que geramos, não é absurda?! Tá na hora de simplificarmos a vida e sermos mais sustentáveis!

Vamos começar pelos produtos de limpeza?

No supermercado são prateleiras e mais prateleiras repletas de embalagens coloridas, produtos cheirosos com preços super variados e uma mega especialização – sabão para roupa branca, para roupa escura, amaciante, amaciante concentrado etc. Dá para ficar zonzo e com certeza mais pobre!

Então, vamos ao básico: sabão em pó ou líquido, detergente e vinagre.

Prefiro o sabão em pó ou líquido de coco ou neutro (como o Ola) para lavar roupa. O seu enxague é mais eficiente e provoca menos reação alérgica. O ponto negativo é o preço – mais caro do que os outros (Ariel etc). Caso você lave muita roupa à mão, o sabão de coco em barra é mais barato.

Para lavar, principalmente a louça, prefiro o detergente gel transparente – gel porque rende mais e não resseca as mãos, transparente porque também uso nas roupas para tirar manchas de gordura. O sabão em barra pode ser usado para lavar louça (se comprar sabão em barra inteiro, é bom cortar em pedaços, usando um para cada finalidade – roupa, banheiro, cozinha).

Para limpar o restante da casa, prefiro o vinagre branco de álcool. Isso mesmo, vinagre é barato, não estraga as mãos, pode ser usado na maioria das superfícies (exceto mármore e granito) e, se você pode ingeri-lo, pode usá-lo com tranquilidade para a limpeza, sem medo de intoxicação.

O vinagre substitui amaciante, tira manchas, é multi-uso, limpa-vidros, desengordurante, limpa-banheiros. E o cheiro? Desaparece. Evapora rapidinho.

Para limpar o fogão

Se tiver muita gordura, é só passar o papel toalha ou esponja com vinagre branco de álcool e retirar toda a gordura. O inox fica brilhando. Os queimadores e demais peças podem ser lavados com detergente e água ou detergente, água e um pouco de vinagre para acelerar o processo (desengordurante).

Para limpar o microondas

Onde esquentamos a comida, não dá para usar qualquer produto. Basta colocar uma vasilha com ½ água e ½ vinagre branco de álcool por uns 3 minutos no microondas. Quando desligar, esperar um pouco e passar a esponja ou pano para limpar todo o interior. Precisa esfregar um pouquinho para retirar alguma sujeira grudada. O cheiro do vinagre fica forte durante a limpeza, mas logo depois desaparece. O exterior pode ser limpo com pano úmido e vinagre, assim como o fogão.

Para limpeza em geral

Para facilitar, pode-se preparar uma solução de 2 partes de água e 1 parte de vinagre branco de álcool em uma embalagem reutilizada de sabão líquido (vazia e limpa) e usar conforme a necessidade. Por exemplo: para limpar dentro dos armários (da cozinha ou qualquer outro), para limpar os vidros das janelas ou boxe ou espelho (de cima para baixo e com uma camiseta velha/papel toalha ou esponja), limpar a pia e metais do banheiro (se quiser pode usar também detergente),  limpar o estofado ou tapete (aspirar primeiro e depois aplicar com escova macia ou pano sem molhar muito).

Para limpar o chão

O post Chão, Chão, Chão fala detalhadamente sobre o assunto.

Cerâmica, taco, tábua corrida (madeira) podem ser limpos com água e vinagre. Se usar um balde, pode ser 1 litro de água para 1 xícara/copo de vinagre. Se pulverizar o pano, pode ser usada a mistura acima para limpeza em geral.

Para higiene da roupa

Quando a roupa estiver muito suada, pode-se aplicar vinagre branco de álcool nas axilas antes de colocar na máquina de lavar. Quando a roupa estiver com alguma mancha de gordura, pode-se aplicar vinagre branco de álcool na mancha ou detergente líquido (de lavar a louça) transparente, esfregar um pouco , enxaguar e colocar na máquina de lavar.

O amaciante pode ser substituído pelo vinagre branco de álcool no enxague. O vinagre branco de álcool também ajuda a não desbotar a roupa colorida.

Para limpar a máquina de lavar roupa e lavar louça

Colocar o vinagre no local do sabão e ligar o ciclo.

Curtiu? Conheça todo o poder do vinagre neste link!

Em notícia veiculada no G1, o engenheiro químico Ronei Melo explicou que “o vinagre funciona bem na hora da limpeza por uma razão química: tem alta concentração de ácido acético. Essa substância desengordura, desinfeta, dá brilho e elimina odores. Por isso, está presente na maioria dos produtos de limpeza. O mais indicado para esse fim é o vinagre branco, de álcool, por ser neutro, sem corantes e sem o aroma de frutas presentes nos vinagres de outras cores”. Se você quiser ler a notícia na íntegra, clique aqui.

Você curte os posts do Apezinho? Então segue a gente no Face, Instagram e Twitter! Será uma alegria ter a sua companhia também por lá!

Você também pode gostar de

25 Comentários

  • RespondaNina Brazjunho 23, 2013 at 12:05 pm

    Oi Bel,
    Adorei a dica do microondas.
    Beijos

  • RespondaSimone Schmidtjunho 23, 2013 at 1:23 pm

    Adoro o site, sou fã de tudo aqui.
    Cheguei aqui pelo link do Vida organizada e já adicionei aos favoritos.
    Como a Bel, já mudei muito de casa em mais de quarenta anos bem vividos.
    Agora, ah, desculpe, não é a primeira vez que leio esta dica da limpeza com vinagre, e até ‘entrei na onda’ mas não rola.
    Já experimentou entrar numa casa que foi limpa com vinagre?
    Sorte minha que foi minha irmã que deu a dica com muito ‘humor e amor’, quando me perguntou ‘aonde é que você vive esquecendo o prato da salada’?
    Abraço de Luz e Paz do interior de SP

    • Apezinho
      RespondaApezinhojunho 26, 2013 at 12:10 am

      Ahahahahahah, Simone, adoramos a mensagem!

      Um beijo carinhoso pra vc!

    • RespondaMichelleagosto 26, 2013 at 11:31 am

      Olá, vc comentou do cheiro que a casa fica ao ser limpa com vinagre, bem, eu amo a utilidade do vinagre branco de álcool,mas para limpeza da casa eu uso com amaciante de roupa,o chão fica ilustradíssimo(tipo cera nunca mais)e a casa mega perfumada. hj em dia na minha casa só gasto R$ para produtos de limpeza,com Vinagre, amaciante e o alcool, pq o vinagre eo álccol mata 99,99% das bactérias e germes, e o amaciante além de lustrar deixa um cheirinho bom por horas pq seu fixador é bem forte. modo de preparo, arrume uma garrafinha vazia (de álcool por ex.)e coloque 2 dedos de amaciante, duas tampinha de álcool ou vinagre branco e complete com água, e faça tudo na sua casa,limpar móveis, piso frio, lavar banheiro, vidros, nas cortinas, carpetes e tapetes, no taco eu passo o amaciante puro mesmo.

  • RespondaJuliajunho 25, 2013 at 2:54 pm

    Genial!

    • Apezinho
      RespondaApezinhojunho 26, 2013 at 12:11 am

      Obrigada, Julia, volte sempre!

      Beijos pra você!

  • RespondaHeloisajunho 26, 2013 at 4:16 pm

    Olha gente! Na minha família o vinagre já é assunto de limpeza há muitos anos. E não é só para isso não, ele serve para a saúde também. É cicatrisante; para limpar o sangue uma colher de vinagre, diariamente; para deixar o cabelo sedoso uma colher em um copo d’agua no enxague final, dá um brilho enorme e por aí vai…

    • RespondaKarynejulho 23, 2013 at 11:32 am

      Heloisa, qual tipo de vinagre usar para o cabelo?

    • Daniela Pereira
      RespondaDaniela Pereiramaio 27, 2014 at 12:52 pm

      Olá Heloisa!
      Obrigada pela visita e pelas dicas! Volte sempre!
      Beijos!

  • RespondaMorgana Françajulho 7, 2013 at 11:30 am

    Para a limpeza, eu já sabia, agora como amaciante?
    Gente, isso é uma revolução! :O
    AMEI a dica!

    • Daniela Pereira
      RespondaDaniela Pereiramaio 27, 2014 at 12:53 pm

      Olá Morgana!
      Não é? Também adorei quando descobri e comecei a usar, ainda mais com alérgicos em casa! Parabéns pelo filhão!! Francisco é muito lindo!! Felicidades para vocês!
      Beijos!

  • RespondaGrazifevereiro 21, 2014 at 2:00 am

    Oi Bel!
    Amei as dicas!!!
    Realmente o vinagre branco tem muita eficiência na limpeza!!
    Beijos!

    “Construindo Minha Casa Clean”

    • Daniela Pereira
      RespondaDaniela Pereiramaio 27, 2014 at 12:54 pm

      Olá Grazi!
      Que bom! Obrigada! Felicidades na sua casa nova! Volte sempre! Adoramos visitas! 
      Beijos!

  • RespondaRogeragosto 8, 2014 at 8:05 pm

    E que vinagre de alcool é esse? Ele é neutro? Só achei com limão.

  • RespondaViviane Motaagosto 27, 2014 at 9:38 pm

    Adorei as dicas, sem contar que é super econômico.

  • Respondaelizabethsetembro 16, 2014 at 8:12 pm

    Adorei as dicas, acredita que tenho 56 anos e nunca soube desses benefícios do vinagre. O meu piso ficou branquinho e as roupas ficaram também clarinhas.Aqui com vinagre tudo ficou melhor.

  • RespondaFlaviosetembro 30, 2014 at 6:05 pm

    Olá. Boas dicas. Já uso o vinagre branco algum tempo. É ótimo. Pra quem tem cães em casa como eu, é o produto mais barato que encontrei para eliminar cheiro de urina. Ele realmente tira o cheiro de mofo também. Na hora que passa fica com aquele cheirinho do vinagre, mas assim que seca desaparece. Na roupa também, ajuda a cortar o excesso de sabão. Então aproveitem as dicas do site, pelo menos façam a experiência. Abraços…

  • Respondaleila alexandreoutubro 16, 2014 at 9:32 am

    olá…também gosto do blog…utilizo o vinagre tbm há bastante tempo e também para o chão coloco o amaciante para dar um cheirinho, na maquina é ótimo, as roupas ficam até mais brilhantes…só não consigo usar no cabelo, o cheiro me incomoda demais…um dia consigo…rsss

  • Respondavanessamarço 17, 2015 at 10:02 am

    Oi,já sei dos benefícios do vinagre há algum tempo,mas gostaria de perguntar se o vinagre de maçã também funciona?

  • RespondaClaudia carvalhoagosto 13, 2015 at 1:44 pm

    Meu armário ta engordurado oque fasso para limpa !

  • RespondaMestresabejunho 29, 2017 at 3:01 am

    8 objetos de casa que são muito mais sujos que seu banheiro
    http://www.mestresabe.com/2017/06/8-objetos-de-casa-que-sao-muito-mais.html

    • Daniela Pereira
      RespondaDaniela Pereirajulho 2, 2017 at 9:55 pm

      Obrigada, Mestre! :)

  • RespondaVilmar Laureanooutubro 13, 2017 at 6:37 am

    Olá,
    Adorei as dicas deste post, no entanto percebi muitas indicações do vinagre . Recebemos em nossa loja vários contatos solicitando ajuda e soluções para superfícies danificadas com vinagre, portanto o uso deste produto caseiro merece algumas ponderações:

    1) O vinagre possui um pH em torno de 2,7 e portanto é um produto muito ácido.
    2) Produtos ácidos podem causar danos e manchas em superfícies.
    3) Produtos ácidos limpam alguns tipos de sujeiras, mas não limpa sujeiras onde é necessário ação de um produto alcalino.

    Então geralmente um produto ácido, corroê a sujeira e limpa, inicialmente. Com o passar do tempo além de remover a sujeira irá corroer / danificar também a superfície que foi “limpa”.

    Portanto , para prevenir a corrosão, é necessário usar moderadamente e com muito critério e aplicação na sujeira correta.

    Obrigado pela oportunidade. Havendo dúvidas consulte a equipe da Produtos Que Resolvem, especializada em produtos e limpeza sem danificar as superfícies.

    Confira: https://www.produtosqueresolvem.com.br

    • Daniela Pereira
      RespondaDaniela Pereiraoutubro 24, 2017 at 1:53 pm

      Obrigada, Vilmar! Beijos das Pereiras!

    Deixe uma resposta