manter

Limpe com vinagre

agosto 4, 2015

O amigo Dario, do SOS Solteiros, escreveu um post porreta sobre usos incríveis do vinagre, aproveite!

***

Já cansamos de falar que vinagre é tipo aquela esponja de aço, 1001 utilidades! Para provar isso vamos organizar os melhores usos, além de temperar a salada. Vamos começar com as dicas sustentáveis para limpeza da casa, se liga!

limpeza_natural

Renovando o Azulejo – Para lavar qualquer azulejo da sua casa, inclusive o do piso, adicione ½ xícara de vinagre em ½ litro de água morna, depois é só secar com um pano. Para limpar o rejunte é recomendado deixa agir por 2 horas e depois, se quiser, esfregue com um pouquinho de água sanitária. O vinagre pode deixar um cheirinho por um tempo, mas logo desaparece.

Revitalize a madeira – A madeira do seu apezinho alugado tá velha? Revitalize-a misture 1 litro de água morna, 4 colheres de sopa de vinagre branco (ou de maçã) e 2 colheres de sopa de azeite de oliva (ou óleo). Misture bem e aplique com um pano limpo. Deixe que a mistura penetre na madeira por 10 minutos e seque com um pano seco.

Restaurar tapetes ou carpetes – Comprou seu tapete na liquidação e tá com uma aparência de velho? Encove-os com uma vassoura limpa embebida em uma solução de 1 xícara de vinagre branco em 3,5 litros de água.

Removedor de manchas para tapete ou carpete

sosimagem_sossolteiros

Poderoso limpa-tudo – Serve para qualquer superfície, incluso o problemático carpete. Misture 1 parte de detergente líquido, 1 parte de vinagre branco e 2 (ou 3) partes de água morna. Coloque em uma garrafa spray para facilitar a vida. É uma maravilha para limpar o box e a banheira.

No carpete aplique com um pano umedecido e seque. Repita o procedimento até que a mancha tenha desaparecido. Depois seque rapidamente usando um ventilador ou secador de cabelo. Quanto antes você retirar a mancha, mais fácil será para ela sair.

Evita e acaba com cheiro de cigarro – Espalhe uns potinhos (boca larga) cheios de vinagre pelos cantos da casa. Se você colocar os potinhos antes dos fumantes chegarem, o cheiro nem impregna.

Dê fim as marcas de caneta – Seu irmãozinho é um verdadeiro artista, mas sempre que vai te visitar marca o território com uma caneta esferográfica? Sem prolemas. Para acabar com as manchas na parede você deve derramar vinagre branco sobre a obra prima e esfregar usando pano ou uma esponja.

Limpe as teclas do piano – Para os solteiros eruditos limparem as impressões digitais sujas e manchas do piano, basta molhar um pano macio em uma solução de ½ xícara de vinagre branco e 2 xícaras de água morna, esprema-o para que não fique gotejando, em seguida limpe cuidadosamente as teclas, use um segundo pano para secar. Deixe o teclado descoberto durante 24 horas após a limpeza.

Livre-se dos anéis de água – Se você tá sem grana pra comprar porta-copos, pode usar vinagre. Para grandes superfícies de madeira você já sabe, mas aqui você pode economizar misturando partes iguais de vinagre e azeite de oliva. Aplique na mancha de anel com um pano macio. Use outro pano limpo e macio para enxugar.

Para tirar os anéis de água dos móveis de couro, esfregue uma esponja (do lado macio) encharcada com vinagre branco.

limpeza_natural1

Esconder arranhões na madeira – Se o negócio é grave, misture partes iguais de vinagre branco e iodo, em um pequeno frasco e pinte sobre um arranhão como um artista. Para madeiras mais escuras, mais iodo, para as madeiras mais claras, mais vinagre. Isso não fará com que o arranhão desapareça, mas vai ficar menos perceptível.

Remova cera da vela – Jantar à luz de vela é a coisa mais linda, mas o dia seguinte nem tanto. Para limpar resquícios basta aquecer a cera com um secador de cabelo, depois secar com uma toalha de papel, em seguida retire o que resta esfregando um pano macio e absorvente embebido em uma solução feita de partes iguais de vinagre branco e água morna.

Limpeza de vidros – Misture partes iguais de vinagre branco e água morna e esfregue no vidro. Seque com um pano macio. Suas janelas vão ficar limpinhas e com brilho.

Lavar marcenaria – Para lavar paredes pintadas, trabalhos em madeira e persianas, use uma mistura de 1 xícara de amônia, ½ xícara de vinagre branco destilado e ¼ xícara de bicarbonato de sódio com 1 litro de água morna.

Limpe com uma esponja ou pano e enxágue com água limpa. A poeira e sujeira vão sair facilmente, mas não vai deixar marcas.

Chuveiro novinho, de novo! – Coloque vinagre em uma sacola plástica e envolva o chuveiro, deixe lá por uma noite. Fim!

Vaso sanitário limpo e cheiroso – As manchas mais difíceis, como as do vaso sanitário, você pode usar vinagre branco e escovar vigorosamente. Para tirar o cheiro do vaso, coloque 3 xícaras de vinagre branco e deixe por meia hora, depois é só dar descarga.

Manchas de água dura

como-limpar-mancha-de-agua-dura-sossolteiros

Poção mágica “tira-cheiro-de-cachorro-do-sofá” – Misture em um recipiente, nesta ordem: 1 litro de água, ¼ copo de álcool, 1 colher (sopa) de bicarbonato, ½ copo de vinagre branco e 1 colher (sopa) de amaciante, mexa bem e coloque a mistura em um borrifador.

Prontinho, o vinagre reaviva cores, o bicarbonato limpa profundamente, o amaciante amacia as fibras e o álcool na composição faz tudo secar mais rápido.

Fontes: RD | Andrea Dekker | The Vinegar Institute

Nota do Apezinho: Outros posts sobre limpeza? Temos vários!

Você também pode gostar de

2 Comentários

  • RespondaQue tal uma espiada na casa de 9 blogueiras ? | Simples Decoracao | Simples Decoraçãooutubro 31, 2015 at 4:35 pm

    […] em morar sozinha(0), viu ? – Ele se divide nas categorias Buscar, Mudar, Decorar, Comer, Manter e Contar – linkei para alguns posts que achei super importantes para este momento de 1a casa […]

  • RespondaFabiana Mouradezembro 28, 2015 at 5:18 pm

    Dica super, super com ingrediente fácil que sempre temos em casa. Vai ajudar bastante aqui!!

  • Deixe uma resposta