Limpa tudo Conheça o poder do bicarbonato de sódio

Olá! Já falamos sobre o trio básico: sabão em pó ou líquido, detergente e vinagre no post Limpeza sustentável.

bicarbonato

Seguindo nosso objetivo de simplificar a vida e de ser mais sustentável, vamos usar o bicarbonato de sódio na limpeza da casa. Sim! Ele mesmo! O que é usado em receitas culinárias ou como antiácido. 

Você o encontra nos supermercados em embalagens de 50 g, com preço em torno de R$2,45 (set/2013) ou em armazéns como a Casas Pedro,  no Rio, onde eu prefiro comprar em quantidades maiores por melhor preço.

Foto: Little Blog Green

Vamos aos usos!

Para eliminar odores e evitar entupimentos nos ralos – Uso mais ou menos 1⁄4 xícara de chá de bicarbonato de sódio no ralo seguida de 1⁄2 xícara de chá de vinagre. Cubro o ralo e deixo agir por uns 15 minutos. Se quiser aprofundar a limpeza, você pode despejar na sequência água quente (fervendo). Cuidado para não se queimar com a água ou com o vapor. Se o chão estiver úmido, fica mais escorregadio e o manuseio da água fervendo requer mais atenção.

Da mesma forma, essa mistura pode ser usada para lavar a lata de lixo, deixando de molho também.

limpezaLavagem de roupas - Assim como o vinagre branco de álcool, o bicarbonato de sódio pode ser usado na pré-lavagem para neutralizar os odores da roupa, especialmente na área das axilas. Salpica o bicarbonato de sódio e, em seguida, um pouco de água para formar uma pasta. Deixa por alguns minutos e pode lavar. Eu uso o bicarbonato de sódio para roupas brancas de tecidos variados. Pelo que eu li, pode ser usado em roupas coloridas também. Neste caso, é bom testar em um pedaço para ver se não mancha.

Para eliminar odores nos armários e na geladeira - Coloque mais ou menos ¼ de xícara de chá de bicarbonato de sódio no local. Uso na porta da geladeira um potinho (de boca larga) com bicarbonato de sódio. A troca se dá em cerca de 3 meses ou quando começar a sentir o cheiro dos alimentos na geladeira. Se não tiver o bicarbonato de sódio disponível no momento, uso o fermento químico (de fazer bolo) que também funciona para neutralizar odores na geladeira.

sofaAuxiliar na eliminação de ácaros nos estofados e tapetes – Salpicar o bicarbonato de sódio na superfície a ser limpa (colchão, travesseiro, sofá, tapete), deixar alguns minutos e depois aspirar. Para quem não tem aspirador, pode usar uma escova para retirar o bicarbonato de sódio salpicado e a poeira. Neste caso, usa-se uma escova para o colchão e travesseiro e outra para o tapete.

Para retirar as manchas das louças e panelas – Basta aplicar um pouco de bicarbonato de sódio e depois ao passar a esponja com detergente. A mancha sai com mais facilidade. Quando há resíduos grudados, salpico o bicarbonato de sódio, água quente e deixo alguns minutos. Se necessário, ferver água com bicarbonato de sódio por alguns minutos. Deixar esfriar e é lavar normalmente.

O mesmo vale para limpar o fogão e a pia inox. Passo uma esponja com 2 partes de água com 1 parte de bicarbonato de sódio. Uso sempre esponja macia, aquela mais simples.

Para limpar o forno, tem esse video que ensina como fazer: salpica bicarbonato de sódio, borrifa água, deixa de agir durante horas. Pode fazer à noite para limpar no dia seguinte ou pela manhã, antes de sair, para limpar a noite.

shutterstock_75990976Para dar brilho nos chuveiros, torneiras, sifão – Aplico o bicarbonato de sódio em um pano úmido e passo nos metais.

Limpeza da pia e do vaso sanitário no banheiro – Misturar o bicarbonato de sódio na água.

Há um vasto material disponível na internet sobre o uso do bicarbonato de sódio, inclusive para fins culinários e medicinais. Os últimos sites que visitei a respeito foram esses http://www.bicarbonatedesoude.net/ e www.qgn.com.br. Desconheço tais marcas, visitei as dicas.

A loja mencionada é a que eu vou, não se trata de publicidade, tá? :)

Os usos acima são os que faço na limpeza da minha casa. E você? Já testou algum desses?

Você curte os posts do Apezinho? Então segue a gente no FaceInstagram e Twitter! Será uma alegria ter a sua companhia também por lá!

18.09.2013

, , ,

Bel Kloske Colaborador(a) Colaboradora
Sim, tenho mais de quarenta. Não, não sei cozinhar. Sim, já morei em vários apês. Não, nunca morei sozinha. Sim, adoro viajar. Sim, meu filho e seus amigos, estão por aí.

  1. Luciana
    Responder

    Boa Noite!
    Ouvi a entrevista de vocês na sulamérica paradiso fm, e assim descobri o site.é muito bom.Essa dica do bicarbonato foi ótima! Eu já usava nas roupas e à pouco descobri que também serve para as panelas de inox.Agora vou usar as outras dicas também.Obrigada e sucesso para vocês!

  2. rejane rodrigues
    Responder

    olá, tenho um fogão de inox e ao ligar, esqueci de retirar o plastico que fica na mesa e o mesmo grudou, como faço para tirar?

    • Apezinho
      Apezinho
      Responder

      Olá Rejane!

      Ainda não tive essa experiência. Eu faria tentativas: deixar de molho com bicarbonato como se faz com o forno de um dia para o outro. Retirar com um pano macio para não arranhar o inox. Talvez seja necessário, fazê-lo mais de uma vez. Outra alternativa seria usar azeite morno para tentar “descolar” o resíduo. Deixar um tempo para amolecer e esfregar com um pano macio. Há no mercado um produto da Tramontina para limpar inox (Amoedo e Leroy Merlin).

      Boa sorte! Depois conta para gente como foi!

  3. elsa
    Responder

    meu vaso sanitário é marrom caramelo escuro. mesmo que eu passe a escova de banheiro ele fica com mancha branca no fundo e na borde onde fica a altura da agua, o que posso fazer

    • Daniela Pereira
      Daniela Pereira
      Responder

      Olá Elsa!
      Nossa sugestão é usar uma mistura de vinagre branco de álcool com bicarbonato de sódio e deixar de molho por algumas horas (pode ser durante a noite para lavar no dia seguinte). Lavar normalmente com escova própria. As manchas mais antigas saem aos poucos. Para manchas mais resistentes: bórax (usar com luvas) e suco de limão. Misturar para formar uma pasta. Aplicar na mancha e deixar de molho. Depois é só lavar. Boa sorte!
      Beijos!

  4. anderson
    Responder

    bom dia.esse bicarbonato de sódio é o que? pois quando coloco no google,aparece fermento de bolo, pasta de dente. se poder explicar o que é, e colocar uma foto dele vou agradeceria muito

    • Daniela Pereira
      Daniela Pereira
      Responder

      Olá Anderson!
      O bicarbonato de sódio é um composto químico usado para diversos fins: culinária, limpeza, terapêutico (anti-ácido), etc. É isso mesmo! É o mesmo produto que você encontra nas buscas do Google! No supermercado, você o encontra em pequenas quantidades em geral junto aos condimentos e temperos. Há uma foto no início do post de um recipiente com bicarbonato de sódio. Você também encontra mais detalhes aqui http://pt.wikipedia.org/wiki/Bicarbonato_de_s%C3%B3dio .
      Beijos.

DEIXE UM RECADINHO:

Preencha os campos obrigatórios (Nome e Email).