Limpa tudo Conheça o poder do bicarbonato de sódio

Olá! Já falamos sobre o trio básico: sabão em pó ou líquido, detergente e vinagre no post Limpeza sustentável.

bicarbonato

Seguindo nosso objetivo de simplificar a vida e de ser mais sustentável, vamos usar o bicarbonato de sódio na limpeza da casa. Sim! Ele mesmo! O que é usado em receitas culinárias ou como antiácido. 

Você o encontra nos supermercados em embalagens de 50 g, com preço em torno de R$2,45 (set/2013) ou em armazéns como a Casas Pedro,  no Rio, onde eu prefiro comprar em quantidades maiores por melhor preço.

Foto: Little Blog Green

Vamos aos usos!

Para eliminar odores e evitar entupimentos nos ralos – Uso mais ou menos 1⁄4 xícara de chá de bicarbonato de sódio no ralo seguida de 1⁄2 xícara de chá de vinagre. Cubro o ralo e deixo agir por uns 15 minutos. Se quiser aprofundar a limpeza, você pode despejar na sequência água quente (fervendo). Cuidado para não se queimar com a água ou com o vapor. Se o chão estiver úmido, fica mais escorregadio e o manuseio da água fervendo requer mais atenção.

Da mesma forma, essa mistura pode ser usada para lavar a lata de lixo, deixando de molho também.

limpezaLavagem de roupas - Assim como o vinagre branco de álcool, o bicarbonato de sódio pode ser usado na pré-lavagem para neutralizar os odores da roupa, especialmente na área das axilas. Salpica o bicarbonato de sódio e, em seguida, um pouco de água para formar uma pasta. Deixa por alguns minutos e pode lavar. Eu uso o bicarbonato de sódio para roupas brancas de tecidos variados. Pelo que eu li, pode ser usado em roupas coloridas também. Neste caso, é bom testar em um pedaço para ver se não mancha.

Para eliminar odores nos armários e na geladeira - Coloque mais ou menos ¼ de xícara de chá de bicarbonato de sódio no local. Uso na porta da geladeira um potinho (de boca larga) com bicarbonato de sódio. A troca se dá em cerca de 3 meses ou quando começar a sentir o cheiro dos alimentos na geladeira. Se não tiver o bicarbonato de sódio disponível no momento, uso o fermento químico (de fazer bolo) que também funciona para neutralizar odores na geladeira.

sofaAuxiliar na eliminação de ácaros nos estofados e tapetes – Salpicar o bicarbonato de sódio na superfície a ser limpa (colchão, travesseiro, sofá, tapete), deixar alguns minutos e depois aspirar. Para quem não tem aspirador, pode usar uma escova para retirar o bicarbonato de sódio salpicado e a poeira. Neste caso, usa-se uma escova para o colchão e travesseiro e outra para o tapete.

Para retirar as manchas das louças e panelas – Basta aplicar um pouco de bicarbonato de sódio e depois ao passar a esponja com detergente. A mancha sai com mais facilidade. Quando há resíduos grudados, salpico o bicarbonato de sódio, água quente e deixo alguns minutos. Se necessário, ferver água com bicarbonato de sódio por alguns minutos. Deixar esfriar e é lavar normalmente.

O mesmo vale para limpar o fogão e a pia inox. Passo uma esponja com 2 partes de água com 1 parte de bicarbonato de sódio. Uso sempre esponja macia, aquela mais simples.

Para limpar o forno, tem esse video que ensina como fazer: salpica bicarbonato de sódio, borrifa água, deixa de agir durante horas. Pode fazer à noite para limpar no dia seguinte ou pela manhã, antes de sair, para limpar a noite.

shutterstock_75990976Para dar brilho nos chuveiros, torneiras, sifão – Aplico o bicarbonato de sódio em um pano úmido e passo nos metais.

Limpeza da pia e do vaso sanitário no banheiro – Misturar o bicarbonato de sódio na água.

Há um vasto material disponível na internet sobre o uso do bicarbonato de sódio, inclusive para fins culinários e medicinais. Os últimos sites que visitei a respeito foram esses http://www.bicarbonatedesoude.net/ e www.qgn.com.br. Desconheço tais marcas, visitei as dicas.

A loja mencionada é a que eu vou, não se trata de publicidade, tá? :)

Os usos acima são os que faço na limpeza da minha casa. E você? Já testou algum desses?

Você curte os posts do Apezinho? Então segue a gente no FaceInstagram e Twitter! Será uma alegria ter a sua companhia também por lá!

18.09.2013

, , ,

Bel Kloske Colaborador(a) Colaboradora
Sim, tenho mais de quarenta. Não, não sei cozinhar. Sim, já morei em vários apês. Não, nunca morei sozinha. Sim, adoro viajar. Sim, meu filho e seus amigos, estão por aí.

  1. Luciana
    Responder

    Boa Noite!
    Ouvi a entrevista de vocês na sulamérica paradiso fm, e assim descobri o site.é muito bom.Essa dica do bicarbonato foi ótima! Eu já usava nas roupas e à pouco descobri que também serve para as panelas de inox.Agora vou usar as outras dicas também.Obrigada e sucesso para vocês!

  2. rejane rodrigues
    Responder

    olá, tenho um fogão de inox e ao ligar, esqueci de retirar o plastico que fica na mesa e o mesmo grudou, como faço para tirar?

    • Apezinho
      Apezinho
      Responder

      Olá Rejane!

      Ainda não tive essa experiência. Eu faria tentativas: deixar de molho com bicarbonato como se faz com o forno de um dia para o outro. Retirar com um pano macio para não arranhar o inox. Talvez seja necessário, fazê-lo mais de uma vez. Outra alternativa seria usar azeite morno para tentar “descolar” o resíduo. Deixar um tempo para amolecer e esfregar com um pano macio. Há no mercado um produto da Tramontina para limpar inox (Amoedo e Leroy Merlin).

      Boa sorte! Depois conta para gente como foi!

  3. elsa
    Responder

    meu vaso sanitário é marrom caramelo escuro. mesmo que eu passe a escova de banheiro ele fica com mancha branca no fundo e na borde onde fica a altura da agua, o que posso fazer

    • Daniela Pereira
      Daniela Pereira
      Responder

      Olá Elsa!
      Nossa sugestão é usar uma mistura de vinagre branco de álcool com bicarbonato de sódio e deixar de molho por algumas horas (pode ser durante a noite para lavar no dia seguinte). Lavar normalmente com escova própria. As manchas mais antigas saem aos poucos. Para manchas mais resistentes: bórax (usar com luvas) e suco de limão. Misturar para formar uma pasta. Aplicar na mancha e deixar de molho. Depois é só lavar. Boa sorte!
      Beijos!

  4. anderson
    Responder

    bom dia.esse bicarbonato de sódio é o que? pois quando coloco no google,aparece fermento de bolo, pasta de dente. se poder explicar o que é, e colocar uma foto dele vou agradeceria muito

    • Daniela Pereira
      Daniela Pereira
      Responder

      Olá Anderson!
      O bicarbonato de sódio é um composto químico usado para diversos fins: culinária, limpeza, terapêutico (anti-ácido), etc. É isso mesmo! É o mesmo produto que você encontra nas buscas do Google! No supermercado, você o encontra em pequenas quantidades em geral junto aos condimentos e temperos. Há uma foto no início do post de um recipiente com bicarbonato de sódio. Você também encontra mais detalhes aqui http://pt.wikipedia.org/wiki/Bicarbonato_de_s%C3%B3dio .
      Beijos.

    • regina tani
      Responder

      p0r favor poderia enviar o endereço de onde vc compra o bicabornato na zona cerealista? em sp para o meu email? muito obrigada¹!

  5. Talita
    Responder

    Gente, comprar bicarbonato de sódio no mercado ou na farmácia é totalmente inviável. Já encontrei por 2 reais um saquinho de 80 gramas!!!

    Como a Márcia falou, na zona cerealista de São Paulo você encontra bicarbonato de sódio a granel por 3,50 o quilograma. A zona cerealista fica perto do mercadão. Avenida Mercúrio altura do número 100 tem várias lojas, é só escolher.

  6. paty
    Responder

    Gente, estou muito feliz, estava com um chulé crônico aí ouvir uma colega comentar do bicarbonato fiz o teste aplicando nos sapatos contaminados e o chulé foi embora desde o primeiro dia de uso hoje não tenho mas vergonha de tirar o sapato.

  7. Geraldo Duarte
    Responder

    Eem geral, bicabornato de sodio é encontrado facilmente em mercados centrais( encontra de tudo mesmo, desde palitos a passarinhos. rsrsrs), como o o de BH por exemplo onde eu moro. algumas capitais tem mercados como esse ou CEASAs. sai muito mais em conta, eu compro em quilogramas mesmo, em pequenas quantidades, sai muito mais caro.

DEIXE UM RECADINHO:

Preencha os campos obrigatórios (Nome e Email).