decorar

Reutilize!

agosto 6, 2013

Começamos pelo Reduzir, lembra? Agora vamos falar sobre Reutilizar.

A ordem do dia é reaproveitar e gastar menos! Nossa proposta é: olhe em volta, veja o que você está precisando e resolva a questão sem sair de casa!

Mas como isso funciona na prática?

sapateiraAs canetas e lápis estão espalhados? Agrupe-os em uma caneca, lata, baldinho, cachepot, um pote com ou sem tampa (embalagem vazia de azeitona, doce de leite etc) ou até mesmo em uma sapateira. Para dar um charme nos potinhos, amarre uma fitinha na borda (aproveita de algum presente ou embalagem) ou mesmo um pedaço de tecido (basta cortar em tira, sem qualquer acabamento).

Fotos: Apartment Therapy

 

 

 

 

E as fitas, moedas, carretel de linha, lenços, echarpes, adaptador de tomada, fone de ouvido, chaves de fendas, tesouras? Canecas, latas e embalagens de vidro tornam-se verdadeiros porta-trecos: para o que quiser e couber. As compoteiras servem para armazenar várias coisas: sabonetes, lenços, fitas, carretéis de linha, botões etc.

latasOs carretéis de linha e agulhas são facilmente acomodados em latas (embalagem de manteiga, castanha de caju etc.) com tampa. Os pregos e parafusos podem ser guardados em embalagens plásticas de vitamina/remédios, que são mais resistentes.

Foto: Girl Inspired.

Se precisar improvisar: embalagens PET vazias podem quebrar o galho para usos diversos. Basta cortá-las na altura que desejar.

 

Flanela? Pano para limpeza? Sabe aquela camiseta, pijama, toalha de banho super usados e gastos? Podem servir a esse novo propósito. Para que não reste dúvida quanto à nova função da peça, é bom cortá-la nos tamanhos que você precisa: as mangas servem para limpar sapatos, móveis.

Garrafas de água? Se você compra leite ou suco em garrafas de vidro, é só lavá-las e reutilizá-las para esta finalidade.

Pyssla med BarnCastiçal? Xícaras, copos (geleia, cachaça etc) ou garrafas de vidro (água mineral, perfume, vinho, azeite, leite de coco etc.) podem ser usados como castiçal. Nas garrafas de leite de coco vazia, coloco um pouco de sal grosso para dar maior estabilidade. No supermercado, você encontra velas longas de diferentes diâmetros.

Depois que as velas perfumadas acabam, as embalagens originais podem ser reproveitadas com outras velas ou como porta-lápis etc.

Prefiro as velas pequenas usadas para difusor/rechaud (mais seguras). Dependendo da espessura do vidro, é bom colocar um pouco de água no fundo para não esquentá-lo muito ou para dar maior estabilidade.

Fotos: Mari Eriksson Fotografi.

 

 

temperoGuardar o óregano, manjericão, tomilho? Pode usar o vidro (vazio e limpo) de outro alimento (azeitona, champignon, molho de tomate etc). Vi essa sugestão muito legal: embalagem da bala Tic-Tac para guardar especiarias, com nome e tudo. :)

Foto: Blog de Decorar

 

 

 

 

 

Mesinha? Uma cadeira ou um banco funcionam bem para esta função. Há bares que seguem essa tendência, para ver a caipirinha de compoteira publicada no Paladar do Estadão, clica aqui

jarraJarra para flores? Embalagens de vidro, copos, garrafas (água mineral, perfume, suco, vinho, leite, azeite etc.) ou jarras de água podem ser usados como jarra para suas flores.

Foto: Flower Story.

 

 

 

 

 

 

E você? Já reutilizou alguma coisa no seu apezinho? Conta para gente a sua experiência nos comentários!

Você também pode gostar de

1 comentário

  • Responda elaine março 15, 2014 at 7:08 am

    Amei a ideia do Tic Tac! Poder reaproveitar as embalagens e ainda ficar bonitinho foi o máximo!

  • Deixe uma resposta