decorar

O que fazer?

junho 24, 2014
Olha a Simone de novo, gente! Nossa querida salvadora volta pra ajudar duas leitoras em suas dúvidas de decoração. De transformação ela entende, dá uma linda nesse post!
 
Vamos às perguntas!
 
orange white bedroomOiê! Já faz um tempo que tô acompanhando as postagens do Apezinho e tô
amando. Queria saber se vocês têm ideia de como decorar um quarto
laranja e não fazer com que o mesmo fique uma cor cansativa.
Particularmente a cor não é das minhas preferidas. Estou me mudando e
o meu novo quarto é justamente nessa cor. Não quero pintá-lo. Para
ajudar a parede é estilo de consultório, acho que é chapiscada o nome!
Não posso investir em papel de parede nela.. As demais paredes
do quarto são brancas.

Ah! E mais, você sabe de dicas para decorar cabeceira de cama que era
beliche? Beijos. joycereinol@hotmail.com

orange blue green matisseOi Joyce,

Apesar de laranja não ser uma cor muito vista em quartos adultos, eu acredito que qualquer cor possa “funcionar” com a combinação certa. Minha sugestão é manter só a parede laranja e todo o restante do quarto branco: paredes, roupas de cama e móveis, se você gostar de um visual mais moderno e arrojado. Mas se você for mais romântica e gostar de um estilo mais feminino, uma combinação com outros tons quentes como rosa, roxo, vermelho e amarelo vai dar um clima mais boêmio ao espaço.

Outra paleta, um pouco mais “fresquinha” é combinar o laranja com tons de azul e verde clarinhos. Eu confesso que passei o verão obcecada com essa combinação de cores… O ideal é deixar o laranja só na parede e em pequenos acessórios e usar as outras cores na roupa de cama, cabeceira, móveis, luminárias, cortinas etc.

pillow headboardCom relação à cabeceira da cama, como você já indicou que não quer gastar com papel de parede, uma solução mais barata e que pode dar mais aconchego a parede chapiscada é, comprar duas almofadas grandes, costurar uns 3 passantes em cada uma e pendurá-las em um varão de cortina preso na parede sobre a cabeceira da cama.

Agora é escolher a sua paleta de cores e se divertir garimpando os acessórios!
Beijo,
Simone
 
Segunda Consulta
 

10464320_717126998345786_7831344124894696651_nOlá! Moro em São Paulo e estou precisando de ajuda para redecorar a minha sala, fazer mudanças. você tem alguém para me indicar? Um resumo: tenho uma sala grande com muitos livros, em praticamente todas as paredes. Preciso de dicas pra deixar a sala mais clara, mais alegre e moderna, reajeitar os móveis, pois tenho gêmeas de 8 meses e quero um ambiente mais aconchegante, apesar dos livros que deixam tudo muito carregado.

Maria Helena Barbosa

Bjs!

bokshelf whiteOlá Maria Helena,

Eu amo livros e confesso que fiquei com uma pontinha de inveja da sua biblioteca…Mas eu também tenho crianças pequenas e sei que um ambiente de estar, usado por todos, inclusive pelas crianças, deve ser mais claro, arejado e animado!

A minha principal recomendação seria confinar os livros a uma ou duas paredes no máximo (procure usar a parede mais comprida), em prateleiras do piso ao teto, pintadas de branco, para não pesar/escurecer o ambiente. Um erro muito comum é pensar que todos os móveis devem sempre estar encostados nas paredes para um melhor aproveitamento do espaço mas isso não é verdade. Agrupar os móveis no centro dos ambientes criando áreas de convívio por atividade, por exemplo; área de bate-papo, área de leitura, área de refeição e trabalho etc, melhora a circulação porque permite que os móveis sejam acessados por vários lados diferentes. Assim, o sofá poderia ser posicionado em frente a uma das estantes e os livros menos acessados ficariam guardados nas prateleiras atrás dele.

bookshelfPelas fotos também notei que a iluminação atual da sala, com as sancas diminuindo o pé-direito próximo às paredes e spots direcionados para os livros, está contribuindo para deixar a sala mais escura e aconchegante, mais propícia para uma biblioteca do que para uma sala de convívio familiar. O ideal seria ter um teto liso, sem interferências, o mais alto possível, com iluminação distribuída de acordo com as zonas de uso.

Espero ter ajudado com algumas ideias para ativar sua inspiração.

Um beijo,
Simone

Nota do Apezinho: quer ler mais posts sobre criatividade? Nós temos! 

Você também pode gostar de

3 Comentários

  • RespondaDiego Carzajunho 25, 2014 at 10:31 pm

    Caramba, que show Simone! Adorando essas dicas e contribuição!

    • RespondaSimone Colletjunho 30, 2014 at 7:12 pm

      Oi Diego, que bom que você está curtindo! Eu me divirto muito dando pitaco…
      Beijo.

  • RespondaJuliana Glóriajulho 16, 2014 at 5:26 pm

    Adorei também! Parabéns!

  • Deixe uma resposta