decorar

Espaços ótimos

abril 12, 2016

Para obter um melhor aproveitamento dos espaços diminutos, é necessário usar a criatividade. A arquiteta Camila Muniz, do C/M & Arq, conversou com o Apezinho e nos contou alguns truques, como a escolha correta dos móveis, posicionamento dos mesmos, uso de tons claros nas paredes, entre outros.

“Otimizar o ambiente é essencial em qualquer projeto de arquitetura e requer atenção quando o espaço é pequeno. Usar tons claros nas paredes é uma boa saída, pois dá a sensação de que o ambiente é mais amplo”, afirma a arquiteta.

PicMonkey Collage

Essa técnica foi usada por Camila em um projeto, em parceria com a arquiteta Beatriz Amaral, para um apartamento na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro.

O quarto do imóvel, de apenas 12.50m², exigiu atenção redobrada da arquiteta, pois um dos desejos da cliente era que o cômodo pudesse comportar armários para guardar seus pertences, além de ser utilizado como espaço de trabalho. O uso de marcenaria foi essencial para garantir a múltipla função do quarto.

A área para tv recebeu também um armário alto, em tons de branco e com linhas leves, onde a cliente consegue guardar suas bolsas e outros pertences, ampliando assim o espaço para armazenamento. Foi possível colocar um pequeno closet fechado, na entrada do quarto, que abriga as roupas e ainda uma pequena penteadeira embutida numa das gavetas. 

PicMonkey Collage2

Cinco dicas para otimizar espaços, anotem! 

Nas paredes, use prateleiras, nichos, cabideiros e outras peças que possam ser suspensas e assim aumentar a área de circulação do espaço;

Ambientes pequenos devem parecer o mais abertos e amplos possíveis e o uso de barreiras visuais ou verticais causa uma sensação de ambiente enclausurado. Se for possível, aumente a integração entre ambientes;

PicMonkey Collage3

Tons claros tendem a criar a sensação de unidade e amplitude no ambiente;

Quanto maior o espelho, mais o reflexo pode aumentar a sensação de amplitude nos espaços. Mas deve ser usado em locais estratégicos e de acordo com a decoração do ambiente;

Boa distribuição dos móveis: na hora de distribuir as peças no ambiente, pense no fluxo do apartamento e evite barreiras.

PicMonkey Collage4

Nota do Apezinho: Curtiu o trabalho da Camila? Ela também tem Facebook, Instagram e Pinterest.

Você também pode gostar de

Nenhum comentário

Deixe uma resposta