Decoração Sustentável Decorar com os 3R’s

Os 3 R’s – Reduzir, Reutilizar e Reciclar – são ações para desenvolvimento de um ambiente sustentável.  Como são 3 R’s, vamos dividir em 3 posts.

Começaremos pelo Reduzir

O objetivo desta ação é economizar dinheiro e recursos, através da redução do consumo. Antes de comprar algo, vale a pena parar e se perguntar: preciso mesmo disso? Vou usá-lo?

O post sobre mudança da Patricia é bem legal e serve como reflexão sempre que pensarmos em alterar o nosso cantinho. Porque decorar não deixa de ser uma mudança do nosso espaço.

Decoração sustentávelUma dica sustentável é montar a casa com objetos e móveis da família e amigos. Esses objetos podem ser comprados, doados, emprestados, trocados, não importa, desde que você goste deles e sejam úteis para você. Pais, avós, tios podem ser ótimas e divertidas fontes. As visitas podem render bons momentos.

Aqui em casa, temos várias coisas garimpadas nas tralhas da família (criado-mudo, luminária, quadros) e gostamos tanto que nos acompanham há anos! É uma forma de manter pertinho da gente um pouquinho das pessoas queridas.

Comprar artigos usados também pode ser um ótimo negócio: amigos que estão se mudando ou estão precisando liberar espaço em casa, amigos dos amigos que viajam e vendem tudo, lojinhas de usados, brechós, bazares, Exército da Salvação. Neste último, em geral, você precisa ter tempo e habilidade para reformar a peça.

Há peças que precisam de uma ajudinha para ficarem como novas: por exemplo, cobertores, colcha para cama, se tiver algum defeito no tecido, há lojas que fazem consertos em roupas e as deixam como novas. Se estiver manchada, tingir pode ser a solução (as lavanderias oferecem esse tipo de serviço).

Decoração sustentávelSeria bom contar com mais algumas prateleiras no armário? É só tirar as medidas e seguir para a Leroy Merlin, lá você pode escolher o material e pedir para cortar no tamanho que quiser. Conforme o móvel, você vai precisar de suportes, que você encaixa nos furinhos existentes na lateral do móvel (quatro suportes para sustentar a prateleira). Foto: Leroy Merlin

 

 

 

Decoração sustentávelOu talvez uma gaveta? Dependendo das medidas, um cesto pode servir como gaveta. No Saara, há cestos de vários tamanhos. Sobre o Saara, há um post aqui no Apezinho. Há também os engradados de plástico, se o espaço for mais alto, e o bom é que podem ser desmontados, quando você não precisar mais ou mudar de ideia. Foto: Mariazinha Palhas

 

 

 

 

Decoração sustentávelPara vestir as paredes, de maneira personalíssima e barata, você pode usar as fotos tiradas em viagem ou de bobeira por aí. É fácil: escolher, trabalhar a imagem e imprimir em papel fotográfico. Caso não tenha impressora ou o papel, é só gravar em um pen drive e levar para impressão. Essas lojas que a gente usa normalmente para impressão de fotos são baratinhas, mas, se você optar por uma impressão profissional, aí fica caro. Foto: A Beautiful Mess (clique para ver como se faz!)

 

 

Decoração sustentávelmoldura pronta em lojas como a Tok&Stok Leroy Merlin, você pode mandar fazer ou se tiver habilidade fazer você mesmo. O Apezinho ensinou a fazer um porta-retrato aqui. Foto: Tok Stok

 

 

 

 

Por fim, como o objetivo é reduzir, algumas atitudes pequenas fazem diferença: procure usar uma sacola de tecido para fazer compras, dispensando as de plástico; recuse encartes de propaganda, brindes sem utilidade para você; dê preferência a produtos que utilizem menos material em sua embalagem (por exemplo, os produtos orgânicos na feira são bem mais baratos que no supermercado e não possuem embalagem).

Obs: não ganho nada pela publicidade das lojas acima: são as que conheço e vou. ;) Se quiser ver umas ideias, é só seguir este link aqui.

 Você curte os posts do Apezinho? Então segue a gente no FaceInstagram e Twitter! Será uma alegria ter a sua companhia também por lá!

10.07.2013

, , , ,

Bel Kloske Colaborador(a) Colaboradora
Sim, tenho mais de quarenta. Não, não sei cozinhar. Sim, já morei em vários apês. Não, nunca morei sozinha. Sim, adoro viajar. Sim, meu filho e seus amigos, estão por aí.

  1. Cris
    Responder

    Nunca gostei muito e nem tenho habilidades para reciclagem, mas esse post me mostrou que pode-se absorver algumas coisinhas… obrigada por compartilhar!!!

  2. Karina Lins
    Responder

    Estou produzindo uma matéria sobre decoração sustentável para uma revista na Bahia mas não possuo imagens para ilustrar a matéria.Vcs podem disponibilizar imagens em alta resolução?Colocaremos o créditodo site ou de quem fez a imagem.Grata

    • Daniela Pereira
      Daniela Pereira
      Responder

      Oi Karina!

      As fotos que estão no corpo do post não são nossas, mas dos sites listados, ok? Pela regra da internet vc pode usá-las dando o crédito, como nós fizemos!

      As nossas são as do header e da caixa com os objetos dentro. Elas são de um banco de imagens chamado ShutterStock que não permite a reprodução em outro site que não o nosso. Aqui não temos como ajudá-la, nos desculpe!

      Beijos,
      Dani

DEIXE UM RECADINHO:

Preencha os campos obrigatórios (Nome e Email).