decorar

Decoração de sala com poucos móveis

agosto 14, 2017

Nossa amiga querida Simone Collet está de volta com a sua cesta cheia de ideias! Boa leitura, aproveite as dicas! :)

Com a redução do tamanho dos imóveis e as mudanças de estilo de vida, não faz nenhum sentido você querer arrumar a sua sala igual a da casa da sua mãe. Antigamente as casas tinham ambientes fisicamente separados para acomodar cada atividade como cozinhar, comer, dormir, trabalhar, lavar etc. Com a redução do tamanho dos imóveis, ambientes como copa, sala de jantar, quarto de empregada (oi?) e até lavanderia não fazem mais sentido. Também não faz mais sentido atulhar a sala com sofá, poltronas, mesa de centro, mesas laterais, rack de TV, estante, ufa.

O segredo para uma decoração de sala com poucos móveis é: pare de pensar em ambientes e comece a pensar em atividades.

Esqueça o ambiente: sala de estar.

Pense nas atividades: receber, ver TV, ler, trabalhar etc.

Organize os móveis para atender a estas atividades: por exemplo, se você não assiste muita televisão, que tal apoiá-la em um pequeno móvel com rodízios e esquecer o rack trambolhudo? Assim, ela não fica roubando espaço, nem atenção.

Outras ideias são:

– Elimine a mesa de centro. Prefira ter bancos ou pufes soltos que possam ser movimentados com facilidade e cumpram dupla função.

– Elimine as mesas laterais ao sofá. Use luminárias de piso ou pendentes ao lado do sofá.

– Elimine a estante. Substitua por prateleiras soltas que ocupam menos espaço e são mais leves visualmente. Se você tem muitos livros, experimente usá-los como objetos decorativos. Empilhados criando esculturas ou servindo como apoio. Neste post eu ensino 7 jeitos descolados de usar seus livros na decoração.

– Elimine o sofá. Porque não? No meu primeiro apartamento a sala só tinha um sofá doado e adivinha? Meus amigos só sentavam no chão. Aí comprei um pufe grandão e muitas almofadas e fui ser feliz. Claro que sala sem sofá não é pra todo mundo. Hoje em dia se eu sentar no chão não levanto nunca mais… Mas ter sofá engessa a sua sala porque ele pré-determina como o espaço deve ser usado. Pensa nisso.

Viu? Quando você decora pensando na maneira como você realmente usa o seu espaço, você economiza dinheiro e ganha em flexibilidade.

As imagens desse post são do primeiro apezinho da querida Iná Barros, criadora do lindo Nosso Apê. Todo ele tinha em torno de 20 metros quadrados, uau, e ela conseguiu organizar tudo de uma forma incrível. Contamos sua história aqui!

Você também pode gostar de

2 Comentários

  • RespondaAninhaagosto 22, 2017 at 4:13 pm

    Gosto do apezinho. Muito legal essa ideia sim, mas não sei se conseguiria viver sem meu querido sofá rsrsrs. Isso que disse sobre os imóveis serem cada vez menores me trouxe a lembrança que, quando fui comprar meu apartamento, fiquei desesperada com o tamanho dos imóveis e o preço deles. Os imóveis mais novos e modernos eram muito pequenos e caros. Há quem goste e/ou precise/prefere, mas não consigo me ver num local tão pequeno. Então, optei por um imóvel antigo, mas que eu pudesse ter cada ambiente como queria, sala na sala, quarto no quarto e cozinha separada (não gosto desse negócio de conceito aberto, acho que sou antiga, apenas jovem na idade kkkk). Apesar de meu gosto ser mais tradicional, adoro ver como arrumam esses locais compactos, aproveito ideias até pra não entulhar o meu maiorzinho. Sucesso para o Apezinho.

    • Daniela Pereira
      RespondaDaniela Pereiraagosto 25, 2017 at 7:12 pm

      Adoramos a mensagem! Sabe o que me encanta, Aninha? Salas grandes!! De apartamentos antigos então, melhor ainda. Morro de amores por elas. <3 Mas já curto cozinhas abertas, principalmente porque fico muito tempo nela, hehe. Se quiser enviar fotos do seu cantinho, será uma alegria! Um beijo grande pra você das Pereiras!

    Deixe uma resposta