decorar

Colagem na parede

fevereiro 10, 2014

A Lu é incansável e já nos ensinou a criar um charmoso encosto de cama a transformar a escada de casa em uma despensa e também a fazer um barzinho de um armário de cozinha! Nós adoramos tudo!

Agora, pra fechar a série, ela nos mostra como fez um painel pra parede da sala com uma colagem criativa e bem baratinha, vamos aprender?

Lu, adoramos suas mágicas, conta mais essa!

“Quer ter uma parede diferente sem gastar muito? Então anote! Você vai precisar de: cartolina, cola, tesoura, fita dupla face e algumas fotos, posters ou imagens de que goste.

colagemnaparede2O primeiro passo é escolher a parede que irá se tornar o seu grande painel. Meça a altura e largura para descobrir quantas folhas de cartolina vai precisar. Um cartolina mede em torno de 50cm x 60 cm. Por exemplo, aqui em casa, usamos 10 cartolinas em duas colunas de 5. O que resultou em um espaço de 1,20 m de largura por 2,50m de altura.

O segundo passo é escolher as gravuras com que deseja ilustrar o painel. Minha dica é salvá-las em um pen drive e imprimir direto em uma gráfica ou casas de impressões. se vocë tiver impressora em casa, melhor ainda.

O tamanho ideal é vocë que escolhe, mas sugiro variar o tamanho das figuras entre duas por folha de 4 A e um A4 inteiro pra facilitar as contas e deixar mais harmônico. Aqui a conta é: 1 cartolina = 3 espaços de uma folha A 4, seja uma grande figuras, ou várias menores.

No meu caso, depois de montar a base de figuras, decidi ir cobrindo os espaços com figuras menores. Mas isso é opcional. =)

colagemnaparede1Depois de ter o material em mãos, é só fazer a colagem. Primeiro una as cartolinas, passando um pouquinho de cola nas bordas.

Para não correr o risco de ficar torto, determine uma margem de 1 ou 2 cm. Em seguida, recorte as figuras e as monte em cima do painel e só depois de ter certeza do melhor lugar para cada uma, comece a colar uma por uma.

Não passe cola no meio das figuras, apenas nas bordas, ok? Painel quase pronto! Agora, cole pedacinhos de fita dupla-face apenas nas bordas do painel. Digo pedacinhos, porque se colar pedaços grandes, fica mais difícil acertar na hora de colar na parede.

Por fim, forre o chão com jornal, coloque o seu painel em cima e o finalize o trabalho com spray verniz fosco ou brilhoso (custa em torno de R$10). pode jogar bastante, até ficar meio molhadinho. Não tem problema, vai secar e ficar lindo do mesmo jeito. Outra alternativa é usar cola branca como verniz. Funciona bem também. Só dá um pouco mais de trabalho. rs

Chame alguém pra te ajudar a ir colando sua obra de arte na parede e pronto, tudo lindo, rápido e beeem baratinho.”
colagemnaparede3

 

Você também pode gostar de

17 Comentários

  • Responda Leandro fevereiro 11, 2014 at 9:26 am

    Oi, curti muito a ideia mas não entendi como colar a cartolina na parede. Usa-se a fita dupla face?

    Valeu

    • Responda Luciana fevereiro 13, 2014 at 12:19 pm

      Oi, Leandro! Invadi o espaço pra te responder! =)
      É isso mesmo, você cola na parede com fita dupla face, daquela gordinha da 3M. É importante não sair colando de fora a fora, porque na hora de colocar na parede, você precisa ir colando e ajustando aos pouquinhos pra não ficar torto. Lá em casa, nós colocamos pedacinhos de mais ou menos 5 cm com espaços de mais ou menos 15 cm um do outro. Sem contar que, se mudar de ideia é mais fácil retirar sem estragar a parede! ;-)

  • Responda Priscilla fevereiro 11, 2014 at 1:32 pm

    Ameei! Vou tentar fazer lá em casa :D

  • Responda Gustavo Zozimo fevereiro 11, 2014 at 6:00 pm

    Sensacional!!!
    Quando vi esse barzinho em outro post, pensei: “Bem descolado esse papel de parede!!!”

    Agora vejo que foi TUDO feito em casa, que maravilha!!

    Parabéns Lu pela criatividade e parabéns Dani, pelo APzinho!!!

    PS: Não esqueci, o dia que sair de casa contarei minha “jornada” para vocês, equipe APzinho!! Como prometido à Josy há algum tempo…rs

    bjs

  • Responda Virgínia fevereiro 12, 2014 at 12:10 pm

    Amei a ideia e queria fazer na minha sala, na parede do sofá.
    Mas não ocuparia a parede inteira como no caso acima.
    Poderiam dar dicas de proporção com relação ao tamanho do sofá?
    Obrigada!

    • Responda Luciana fevereiro 13, 2014 at 12:33 pm

      Oi, Virgina! Tudo bem? Tudo depende do tamanho do seu sofá e da altura da sua parede. Em geral, os sofás de dois lugares tem 1,5 de largura. Os de 3 lugares costumam ter 2m de largura. As cartolinas coloridas medem, em geral, 50 x 66 cm.
      Supondo que a sua parede tenha 2 m de altura. Você vai calcular os espaço total, dividido por colunas e linhas, como se fosse uma tabelinha que vc precisasse preencher com as cartolinas.
      Para um espaço de 1,5, eu sugiro que na largura vc use 3 colunas de cartolinas na horizontal (3 x 66 = 1,98) pois poderá cortar a sobra como preferir, deixando sobrar um pouquinho além do sofá. E com a altura de 2 m da parede, sugiro que monte 5 linhas de cartolinas (5 x 50 = 2,5, também com sobra para você cortar as sobras como achar melhor.Um total de 15 cartolinas.
      Para um sofá de 3 lugares, é só seguir a mesma lógica.
      O importante é não fazer a divisão tão justinha, porque você vai colar uma cartolina na outra e perder alguns centímetros com isso. Espero ter ajudado! Bjs, Lu

      • Responda Virgínia fevereiro 14, 2014 at 11:02 am

        Lu, muito obrigada!
        Ajudou bastante.
        Estou superempolgada para fazer!
        Bjs!

  • Responda Leticia março 22, 2014 at 11:00 am

    Olá, gostaria de saber em que tipo de papel foi realizado a impressão das ftos. Posso mandar revelar as ftos ou é melhor impressão em papel? Na hora de colocar o spray de verniz não vai estragar as ftos? beijos

  • Responda Anne Flauzino junho 4, 2014 at 1:34 pm

    Adoreiii!! Vou começar a fazer hoje mesmo. Obrigada :)

  • Responda iVETE dezembro 11, 2014 at 10:07 am

    Olá, gostaria de saber em que tipo de papel foi realizado a impressão das ftos. Posso mandar revelar as ftos ou é melhor impressão em papel? Na hora de colocar o spray de verniz não vai estragar as ftos? beijos

    • Daniela Pereira
      Responda Daniela Pereira janeiro 29, 2015 at 1:34 pm

      Olá Ivete, vamos tirar suas dúvidas com amigos e voltamos com uma resposta, ok? Beijos!

  • Responda Andréia junho 13, 2015 at 4:28 pm

    Olá, Daniela. Adorei o post e fiquei interessada em reproduzir aqui em casa, mas gostaria de saber se você conseguiu descobrir qual o tipo de papel foi utilizado, pois acho que se eu fizer com impressões em folha sulfite comum não ficará legal. Grata.

    • Daniela Pereira
      Responda Daniela Pereira julho 6, 2015 at 7:54 pm

      Oi Andréia, eu acho que ela usou cartolina mesmo! :)

  • Responda ana agosto 8, 2015 at 11:08 pm

    Oi adorei as dicas gosto muito de mudança e de enventar coisa gostaria de uma dica pra sala de apartamentos pequenos como faço pra desenvolver um espaço charmoso quero uma dica

  • Responda Carina Oliveira março 26, 2016 at 7:49 pm

    Gostaria muito de fazer uma parede de fotoss em casa… mas gostaria de fazer com as proprias fotos mesmo… sera q o verniz vai ficar bom nas fotos??

  • Responda Marina agosto 2, 2016 at 10:31 am

    Essa fita dupla face da 3M estraga a parede na hora de tirar, ou sai com facilidade?

    • Daniela Pereira
      Responda Daniela Pereira setembro 15, 2016 at 5:50 pm

      Olá, Marina! Achamos esses links que podem te ajudar, dá uma olhada: http://bit.ly/2cMLbOd Beijos!

    Deixe uma resposta