decorar

Baratinho, baratinho!

abril 9, 2015

A Bruna tem dois blogs que amamos: Histórias de Casa com a querida Paula e o Referans Design Blog, dentro da Revista Glamour. Os dois são ótimos e cheios de posts inspiradores. Achamos um bem legal sobre decoração criativa com baixo custo que reproduzimos aqui.

Aproveite as dicas, todas lindas! :)

***

As pessoas têm mania de dizer que decoração bonita é sinônimo de coisa cara, mas esse conceito não poderia estar mais ultrapassado. Ok, admito que as peças de design ainda não possuem um valor acessível para a maioria das pessoas (incluindo eu mesma), porém estamos caminhando para isso.

E enquanto não dá para comprar tudo o que vemos nas lojas, o jeito é colocar a mão na massa e produzir nossos próprios objetos, móveis e afins. Quem topa? Abaixo estou listando 7 dicas bacanas com produtos/materiais que cabem no bolso. Olha só…

Colher de pau – Por um bom tempo as cozinhas foram espaços estritamente funcionais, ou seja, elas não ganhavam tantos detalhes decorativos e eram mais basiconas. Felizmente isso mudou! Com essa onda gourmet, a cozinha agora tem seu merecido destaque na casa. Quer decorar a sua sem gastar muito? Então aí vai uma ideia original: ao invés de adesivar o frontão com imagens de azulejos como todo mundo tem feito, que tal criar uma instalação usando colheres de pau? O resultado é delicado, surpreendente e lindo. Só não se esqueça de escolher modelos de tamanhos, formatos e cores diferentes – é isso que dá movimento à composição.

decoracao-barata-facavocemesmo-referansblog-01

 

Cortiça – Quem diria que a cortiça, nossa velha conhecida dos murais de fotos da adolescência, ia acabar voltando à moda? Ao invés de se limitar dentro de uma moldurinha, o material cobre uma parede inteira no home office da foto abaixo. A solução é ótima porque pode ser feita sem a ajuda de um profissional — dá para fixar as placas de cortiça usando fitas dupla face ultra poderosas ou aqueles velcros da 3M. Até com cola quente funciona, só que aí fica meio impossível remover depois sem estragar a pintura! Mas imagine só o quanto você não ficaria organizada tendo um painel gigante para anotar os compromissos e fixar contas a pagar?

decoracao-barata-facavocemesmo-referansblog-02

 

Lã e arame – Sabe aqueles cachepôs e vasinhos de tricô que a gente encontra no Pinterest ou em sites de artesanato? Eles até podem ser bem fáceis de fazer para quem entende do assunto, mas se você é como eu, que nunca pegou em uma agulha de tricô na vida, essa arte parece no mínimo trabalhosa. Foi pensando em nós, leigos, que a blogueira Teri, do The Lovely Drawer, bolou uma técnica sem erro que reproduz um efeito bem parecido usando um molde de arame. O processo é simples, mas requer certo cuidado na hora de montar essa pequena estrutura que servirá como base – confira o passo a passo completo. Ah, e o legal é que dá para misturar dois ou três tons diferentes.

decoracao-barata-facavocemesmo-referansblog-04

 

Canos de cobre – Confesso que acho difícil resistir às ideias de “faça você mesmo” que envolvem canos de cobre. Primeiro porque adoro esse tom e acho que ele combina com várias outras cores, segundo porque é tanta coisa que dá para fazer com meros canos e cotovelos que a gente fica com aquela impressão “Como eu nunca pensei nisso antes?”. Além de mesa lateral, gancho de parede e arara improvisada, também é possível montar uma escada decorativa, dessas usadas para apoiar mantas ou toalhas. Quem ensina as etapas é a blogueira Brittany, do site Brittany Makes – confira.

decoracao-barata-facavocemesmo-referansblog-05

 

Gaveta antiga – Se você é uma dessas pessoas que está sempre de olho em caçambas, feiras de objetos usados e brechós de móveis, com certeza já se deparou com algumas gavetas velhas e descombinadas por aí. Ao contrário do que muita gente pensa, elas podem ser bem aproveitadas em casa. Adepta do reaproveitamento de materiais, a dona de um imóvel alugado em São Paulo fixou duas gavetas soltas na parede da cozinha para montar nichos cheios de personalidade. Além de armazenarem livros e objetos, elas ainda ganharam puxadores de porcelana vintage e ganchinhos para segurar xícaras.

Quer conhecer a casa toda e ver outras soluções econômicas? Então clica AQUI.

decoracao-barata-facavocemesmo-referansblog-07

 

Papel Craft – Não é só para trabalhos escolares ou embalagens que o Papel Craft funciona, sabia? Leve, barato e com aquela tonalidade neutra tão característica, o material merece ser aproveitado para decorar jantares com os amigos ou mesmo um casamento despojado. Uma das opções é criar um sousplat redondinho e usá-lo de forma divertida, seja para marcar os lugares à mesa, escrever o menu do dia ou até deixar recados simpáticos para as visitas. O detalhe é original e combina com diversos estilos: rústico, romântico, provençal… Resgate o que você aprendeu nas aulas de caligrafia e mãos à obra!

decoracao-barata-facavocemesmo-referansblog-08

 

Garrafas de vinho – Se uma taça de vinho por dia faz bem para o coração, uma garrafa de vinho vazia por semana faz bem para a DEcoração. Hehe… Coloridas e práticas, elas não merecem ir parar no lixo, mas sim serem transformadas em objetos lindos. Outro dia mesmo eu comentei aqui no blog de garrafas pintadas com tinta spray, mas dessa vez a ideia é outra e ainda mais fácil. Por que não usá-las como vasinhos de ocasião ou até como castiçais? É só colocar as flores ou velas no bocal e pronto… Menos esforço impossível. Gostou da foto? Conheça esse apartamento completo – garanto que é super bacana.

decoracao-barata-facavocemesmo-referansblog-06Nota do Apezinho: Curtiu? Lindo, né? Temos muitas outras ideias, dá uma olhada!

As imagens lindas das coleções do topo são da Lovers of Mint.

Você também pode gostar de

5 Comentários

  • Responda Maria Augusta Ramos abril 16, 2015 at 11:38 am

    Amei gostaria de aprender a decorar eu mesma minha casa com pouco que já tenho adoro coisa antiga ,estou fazendo artesanato mais só isso ainda não é o suficiente bota mais dicas adorei as garrafas e a parede vou fazer aqui.bjsss

  • Responda Luis Antonio abril 17, 2015 at 11:08 am

    Excelentes as idéias. Muito bom gosto e baratas.
    Gostei muito do “apezinho”!

  • Responda MARLI COGO abril 19, 2015 at 8:31 pm

    LINDAS IDÉIAS , AMEI.”APEZINHO” !!!!

  • Responda Cortiça para todos os gostosCool! julho 15, 2015 at 4:55 pm

    […] origens dessas belezinhas de referências estão aqui: parede | tecido | calendário | moldura | […]

  • Responda Inspiração DIY: Cortiça | Casa Doce Casa dezembro 10, 2015 at 1:27 pm

    […] | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |11 | […]

  • Deixe uma resposta