decorar

Adegas

fevereiro 20, 2014

Lembra do Gui? Ele escreveu um post ótimo sobre decoração para apaixonados por games, fez o maior sucesso! Dessa vez, nosso amigo nos fala um pouco sobre adegas. Você gosta de vinho e adoraria ter uma? Então leia!

 “Se antes eram aproveitadas apenas por consumidores de requinte, apreciadores e estudiosos em vinhos, hoje as adegas ganham cada vez mais espaço na montagem e decoração de casas e apartamentos. E muito se enganam os que pensam que, para montar uma, precisam de muito espaço.

Ter uma adega de vinhos não significa a necessidade de ter um porão como vemos em filmes. Hoje, já é possível criar um cantinho para armazenar os vinhos de forma adequada em uma área de até um metro quadrado. O tamanho depende apenas da quantidade de garrafas que você quer guardar no local. No entanto, antes de montar o espaço, é necessário tomar algumas precauções, principalmente na escolha do local para montar a adega.

PicMonkey Collage2

Existem dois tipos principais de adega: as climatizadas e as sem refrigeração. A segunda é, geralmente, montada em ambientes mais frios como os citados porões. E ela também exige que o local esteja fresco, mesmo durante o verão, quando as temperaturas são mais altas e costumam ser maiores, podendo abrigar uma enorme quantidade de garrafas.

Foto4Já a primeira a citada tem se tornado, aos poucos, preferência entre os consumidores brasileiros, a climatizada. A temperatura da área dos vinhos é um fator de extrema importância para que não estraguem ou percam suas propriedades. E esse é o mais indicado se você está pensando em montar um cantinho para guardar seus vinhos. No mercado atual existem diversos tamanhos e tipos de adegas refrigeradas. Elas lembram uma mini geladeira, mas são elaboradas especificamente para armazenar a bebida fermentada. Além disso, você tem a opção pela compra da adega com o tamanho exato do espaço onde deseja instalar o aparelho. Para esse tipo, existem diversos produtos no mercado, sejam de marcas especializada como a Art des Caves ou a popular Brastemp.

As combinações do espaço aonde você pode instalar a adega climatizada podem variar de gosto para gosto. Elas podem ser montadas num ambiente decorado, em uma sala de estar, na cozinha ou onde achar mais adequado. Já a adega sem refrigeração deve ser montada em um ambiente onde o calor não alcance.

Outra ideia bacana é montar um espaço para as bebidas com uma parede de giz, que remete a algo parecido com um bar. A adega pode ser instalada anexada a este local, onde você poderá desfrutar da bebida com os amigos e a família. Uma dica para esse caso é montar os acessórios dos vinhos no mesmo local, como explica o blog da Sonoma.

PicMonkey Collage

Há ainda aqueles que preferem pela instalação da adega em escritórios, o que dá um ar de requinte ao espaço que, geralmente, é tomado por documentos e objetos eletrônicos.

Enfim, para qualquer projeto, seja ele o climatizado ou sem refrigeração, na sala de estar ou no porão, o necessário é que o apreciador do vinho mantenha as garrafas na temperatura ideal, que fica entre 15ºC e 18ºC para os tintos, entre 10ºC e 12ºC para os brancos e em cerca de 8ºC para os espumantes.

PicMonkey Collage3

E aí, qual sua opção preferida? Conte para nós! 

Nota do Apezinho: Não deixe de ler o post da Lu onde ela nos ensina a criar um bar para a sala e o da Helena sobre vinhos! A Luciana nos ensina a criar uma deliciosa tábua de queijos e o Gui se dedica a nos convencer que bom mesmo é cerveja!

Você também pode gostar de

Nenhum comentário

Deixe uma resposta