contar

Partir, andar

janeiro 3, 2019

Morar sozinha pela primeira vez aos 50 foi tarefa maturada por um bom tempo. Meninas para um lado e eu pro outro? Nossa, será que conseguiríamos? E a história do ninho vazio e da mãe que chora de saudades? Cheguei à melhor solução: saí também!

Primeiro Nanda, depois Biba e eu. A Biba saiu numa 2a, eu na 6a. Com meus poucos móveis e muitas memórias pra esse apezinho encantador no bairro da Gávea, Rio de Janeiro.

Reduzi minha mudança à metade do que tinha no outro apartamento. Se não como queijo, não preciso de queijeira. Se não como carne, não preciso de socador. Nem de muitos móveis. Roupas. Eletrodomésticos.

Mas demorei um tempo pra escolher os símbolos que me acompanhariam e me desapegar dos outros. O leque da minha avó, fotos, livros do meu pai, cartinhas da minha mãe. Agora as plantas, as novas filhas. Ficou o que me faz feliz.😊

Descobri todos os clichês de quem mora sozinho. A comida que estraga. Os barulhos durante a noite. A desconfiança sobre ter trancado a porta ao sair. O silêncio. A saudade das Meninas. A liberdade. O gosto de olhar pro espaço e me identificar nele. A alegria de abrir a porta e dar olá para meus amigos imaginários.

Morar sozinha pela primeira vez aos 50 foi uma das conquistas de 2018. E eu tenho muito orgulho do lar que cada uma das Pereiras criou pra si.

Nota do Apezinho: O título desse post – Partir Andar – é uma das músicas mais queridas pelas Pereiras, dos Paralamas e cantada pela maravilhosa Zélia Duncan, conhece? Amamos muito. Principalmente o primeiro verso.

“Partir, andar, eis que chega
É essa velha hora tão sonhada
Nas noites de velas acesas
No clarear da madrugada
Só uma estrela anunciando o fim
Sobre o mar, sobre a calçada
E nada mais te prende aqui
Dinheiro, grades ou palavras”

A ideia é transformar essas partidas em movimentos de amor e aprendizado. E assim as Pereiras seguem seus caminhos, mas sempre (sempre) de mãos dadas! <3

Você também pode gostar de

4 Comentários

  • RespondaScantjaneiro 4, 2019 at 12:51 pm

    muito legal!

    • Daniela Pereira
      RespondaDaniela Pereirajaneiro 4, 2019 at 7:40 pm

      Obrigada! <3 Que bom que você gostou!

  • RespondaRaquel Sartorijaneiro 5, 2019 at 6:15 pm

    Que lindo Dani!!
    Tbm estou nessa!
    Bjs

    • Daniela Pereira
      RespondaDaniela Pereirajaneiro 10, 2019 at 5:42 pm

      Sigamos juntas, Raquelita! <3

    Deixe uma resposta