comer

Menos perda

março 21, 2016

Me sinto muito culpada quando desperdiço comida. Enchemos nosso carrinho de supermercado, mas esquecemos muitos alimentos nas gavetas ou na despensa. Quando nos lembramos deles, em muitas vezes, é tarde demais! Jogar no lixo o que há pouco tempo estava em perfeito estado é muito ruim. Vamos parar de desperdiçar comida e o dinheiro na nossa carteira?

Descobri algumas dicas que podem nos ajudar, dá uma lida.

Vasastaden-Apartment-01-1-Kindesign

Planeje-se – Andar no supermercado sem rumo, adivinhando o que você precisa, é um perigo. É muito melhor gastar 10 minutinhos ou um pouco mais para planejar suas refeições da semana. Dessa forma, você saberá exatamente o que precisa e não vai fazer compras excessivas de itens que vão “morar” na sua geladeira.

Anote os ingredientes de cada receita e certifique-se de que você não está levando alimentos que já tem em casa. Resista às delícias que não estavam na lista. Os alimentos extras provavelmente não são essenciais.

Nunca compre muito! Tenha um “colchão” de produtos que você use com mais frequência como, por exemplo, cebola, couve, feijão e alho. No caso de produtos que estragam muito rapidamente na cozinha, tais como frutas e legumes, comprá-los regularmente e em pequenas porções. Consumi-los de 1 a 3 dias.

Ah, quando fizer comida pra vários dias, não caia na tentação de beliscar as porções!

Saiba como comprar carne.

Vasastaden-Apartment-30-1-Kindesign

Guarde-os corretamente – Quando o alimento não é armazenado no local certo ou temperatura adequada, ele pode estragar rapidamente. Por exemplo, os verdes devem estar em um saco plástico na gaveta da geladeira, mas o tomate não deve ser guardada no frigorífico. Em vez disso, deixe-os em suas bancadas, uma vez que se mantêm melhor à temperatura ambiente. A porta da geladeira é a zona mais quente do eletrodoméstico, ela deve ser reservada para condimentos como maionese, ketchup e mostarda. Deixe tudo organizado, vai ecomizar tempo e energia. Mova os produtos mais antigos para a frente da geladeira / freezer / despensa.

Veja como guardar ervas e temperos.

Datas de validade valem? – As datas existem para os varejistas saberem quando o alimento está em seu melhor ponto de consumo. No entanto, ela assusta muitas vezes e faz com que as pessoas achem que a comida está imprestável. Tenha em mente que só porque a data passou, não significa que o que está em sua geladeira ou despensa esteja estragado. Em vez de deixar a data ser o seu guia, use seus olhos e nariz para decidir se come ou joga o alimento fora.

Vasastaden-Apartment-05-1-Kindesign

Aproveite as sobras – Vamos dizer que você tem um monte de sobras do que acabou de fazer, mas está viajando até a próxima semana. Basta colocar as sobras no congelador; Quando voltar, elas ainda estarão frescas. Tudo que você tem a fazer é tirá-las do congelador e deixá-las descongelar.

Ou você compra um frango, mas sabe que não vai usá-lo todo durante a semana. Use o que precisa e, em seguida, congele o resto do frango, assim ele vai ficar bom e fresco para quando quiser usá-lo novamente. Lembre-se de colocar uma etiqueta descrevendo o alimento e a data de congelamento.

Certifique-se de que você tem recipientes disponíveis para o armazenamento. Você pode também criar um saco de “estoque” no freezer com as sobras. Quando ficar cheio, faça uma refeição com eles.

Mais sobre congelamento aqui! E recongelamento aqui.

Vasastaden-Apartment-29-1-Kindesign

SOS Criatividade – Você tem um monte de ingredientes na geladeira e despensa? Em vez de tentar descobrir por conta própria o que fazer com eles, peça ajuda ao seu smartphone! Baixe um aplicativo como o My Fridge, marque o que tem disponível e ele irá gerar uma lista de potenciais pratos que você pode fazer. Outra ideia? Frutas passadas, como bananas, podem virar um delicioso pão ou smoothies. Esse link dá um monte de sugestão, tudo pode ser aproveitado!

Nota do Apezinho: Curtiu? Você pode ler mais sobre como fugir do desperdício aqui! Encontramos um post onde a moça indica seu processo de organização da geladeira, pode inspirar!

As imagens lindas do post foram encontradas nesse link.

Você também pode gostar de

Nenhum comentário

Deixe uma resposta