comer

Hummmm…

setembro 19, 2013

Lembra da Luciana Carpinelli, blogueira do Cozinhando para 2 ou 1? Ela participou do delicioso Cozinhando pra você. Nesse post ela vai nos ensinar a fazer todos os pratos! São receitinhas fáceis e rápidas para o dia a dia.

Arroz – Para preparar apenas uma porção de arroz, use 1 copinho ou xícara de café de arroz e 2 (a mesma medida) de água. (Multiplique essa quantidade por pessoa.) * Para o cardápio semanal, sugiro preparar todas as porções da semana e, depois de prontas, colocá-las em saquinhos plásticos, tirar o ar e fechar para mantê-los no congelador. Na hora de comer, é só descongelar por uns 2 ou 3 minutos (sem o plástico) no microondas ou esquentar em uma panela.

Comece aquecendo uma panela pequena e, para cada copinho de arroz, coloque 1 colher de chá de margarina ou azeite para refogar 1 colher de sopa de cebola picada e 1/2 colher de chá de alho picadinho (ou desidratado). Em seguida, acrescente o arroz e uma pitadinha de sal ao refogado e mexa bem para que todos os grãos “peguem” o tempero. Adicione a água, dê uma mexidinha e não misture mais.

Cozinhe em fogo baixo, semitampado (com a tampa escorada no cabo da panela para deixar que o vapor saia por uma fresta) até a água secar. Vai demorar mais ou menos uns 20 minutos e não adianta aumentar o fogo ou tirar a tampa para ir mais rápido pois o arroz ficará duro.

Dica: para saber se já está bom, molhe o dedo e toque rapidamente a panela quente (como se faz com o ferro de passar roupas). Se fizer um chiadinho (tsss), está pronto. Se não, espere mais alguns minutinhos. Desligue o fogo e, com um garfo, vá soltando os grãos (se usar uma colher, você vai ter uns pelotes de arroz e não os grãos soltinhos). Pronto: comemore sua refeição pronta.

shutterstock_12058621Bife ou filé de frango acebolado – Corte mais ou menos 1/2 cebola em rodelas. Aqueça uma frigideira, acrescente um pouquinho de azeite ou margarina e grelhe o bife ou filé de frango. Enquanto os dois lados douram, tempere com um pouquinho de sal e pimenta do reino.

Retire o bife/filé e coloque-o em um prato. Na mesma frigideira, distribua os anéis de cebola e espere-os murcharem, mexendo para que peguem bem o tempero. Retorne o bife/filé para a frigideira, mexa mais um pouquinho e sirva em seguida.

Legumes na manteiga Corte 1/2 cenoura e 1/2 abobrinha (ou outros legumes, como brócolis, chuchu, berinjela etc.) em rodelas não muito grossas ou em cubos. Derreta 1 colher de sopa rasa de margarina ou manteiga em uma frigideira e, se quiser, acrescente 1/2 colher de chá ou dente de alho picadinho. Coloque os legumes, tempere com sal e pimenta do reino, e 1/2 colher de ervas finas desidratadas. Quando os legumes estiverem macios, está pronto.

Filé de peixe – Tempere o peixe com um pouquinho de sal e pimenta do reino e 1/2 colher de ervas finas desidratadas (se quiser, 1 colher de sopa de limão espremido ou 1 colher de chá de raspas da casca também funcionam). Aqueça uma frigideira com um fiozinho de azeite e doure o filé dos dois lados.

shutterstock_81546571Purê de cenoura e batata – Em uma panela com água, cozinhe 1/2 cenoura em cubos, 1 batata sem casca em cubos e 1/2 colher de chá ou dente alho por aproximadamente 20 minutos. Escorra a água e amasse os legumes juntos. Em uma panela no fogo baixo, acrescente 1/2 colher de sopa de margarina, 1/2 colher de sopa de queijo ralado e 1/2 colher de chá de ervas finas desidratadas e misture bem para incorporar os ingredientes. Tempere com sal e pimenta do reino e pronto.

Feijão preto com lingüiça Esta é uma versão super simplificada da feijoada, muito mais fácil de fazer e bem mais leve, ótima opção para variar a comida do dia a dia. Em uma panela de pressão, esquente mais ou menos 1/2 litro de água e deixe 150g. de feijão escolhido de molho com o fogo desligado por pelo menos 2 horas (com isso ele vai começar a amolecer e cozinhará mais rapidamente). Complete com mais água, se necessário para deixar uns dois dedos acima do feijão, feche a panela e leve ao fogo. Dica: se você colocar uma folhinha de louro junto, ele fica mais saboroso. Depois que pegar pressão, conte 20 minutos. Espere a pressão sair e, se os grãos ainda não estiverem amolecidos, deixe ferver por mais alguns minutos com a panela aberta. Se quiser, pode acrescentar mais água ou amassar alguns grãos para engrossar o caldo. Se quiser, separe porções e congele-as em saco plástico.

Quem tiver muito medo de usar panela de pressão, pode fazer na panela comum, só vai precisar de mais tempo (pelo menos uns 45 minutos) para cozinhar o feijão.

Depois do feijão cozido, aqueça uma outra panela e coloque 1 lingüiça calabresa em rodelas para soltar a gordura (se precisar, coloque um pouquinho de azeite). Quando começar a dourar, refogue 1 colher de chá ou dente de alho fatiado e acrescente o feijão cozido para pegar o sabor. Prove e tempere com sal a gosto.

*Se quiser, o feijão cozido sem tempero pode ser congelado. Prepare uma quantidade maior e, depois de frio, separe porções em saquinhos de plástico e leve ao congelador por até 3 meses.

Farofa de legumes – Derreta 1/2 colher de manteiga e 1/2 colher de sopa de óleo ou azeite e refogue 1 colher de sopa de cebola picadinha com 1/2 colher de chá ou dente de alho. Quando estiver começando a ficar dourado, acrescente 1/2 cenoura ralada e 1/2 abobrinha também ralada (podem ser outros legumes, se preferir), 1/2 colher de chá de ervas finas e tempere com sal e pimenta do reino. Por último, adicione 1/2 xícara de farinha de mandioca e misture tudo muito bem.

macarrãoMolho à bolonhesa tradicional – Derreta 1/2 colher de sopa de margarina com um fiozinho de azeite e refogue 3 colheres de sopa de cebola picada, 1 colher de chá ou dente de alho amassado e 1/2 cenoura ralada. Assim que dourar, acrescente 150 a 200g. de carne moída e misture bem para cozinhar até perder o tom vermelho.

Adicione 2 tomates batidos no liquidificador e coados, 1 colher de chá de ervas finas desidratadas e tempere com sal e pimenta do reino. Coloque 4 colheres de água ou de caldo de carne e deixe cozinhar em fogo baixo por 10 a 15 minutos para apurar os sabores e engrossar um pouco.
Depois disso, é só envolver sua massa preferida cozida e servir com um pouco de queijo ralado por cima. (Sabe como ralar queijo sem ralador? Descubra aqui.)

Estrogonofe de carne ou de frango – Refogue 3 colheres de cebola picada e 1 colher de chá ou dente alho amassado em 1/2 colher de sopa de margarina com 1/2 colher de sopa de azeite ou óleo. Acrescente 1 contra filé ou filé de frango cortado em tirinhas e mexa para dourar. Adicione 1/2 xícara de água, 1 colher de chá de ervas finas desidratadas, 1 colher de sopa ketchup, 1/2 colher de sopa de mostarda, um pouquinho de sal e pimenta do reino e deixe cozinhar em fogo médio e mexendo de vez em quando até que a carne amoleça. Depois disso, junte 50g. de champignon, tire do fogo e incorpore 1/2 caixinha de creme de leite (100g.).

Batata palha feita no forno sem fritura – Descasque e rale uma batata no ralador grosso enquanto espera uma panela com água e sal ferver. Jogue a batata na água fervente e deixe cozinhar por 2 minutos. Escorra a batata e deixe descansar sobre papel absorvente para ficar bem seca.

Coloque a batata em um refratário ou assadeira, regue com um fiozinho de azeite e jogue um pouquinho de sal por cima. Misture bem para que todos os pedacinhos fiquem temperados e evite que fiquem muito juntos uns dos outros (para não grudar). Leve ao forno médio (220°—250°C) pré-aquecido por 15 a 20 minutos até ficarem crocantes. Dê uma misturada durante o cozimento.

Gostoso, ne? Tem mais aqui!

Você também pode gostar de

Nenhum comentário

Deixe uma resposta