Chegamos, então, ao segundo post da série “Minha vida sem…”. No primeiro texto, falei sobre a vida sem armário de banheiro. Desta vez, é mais complicado. Vamos falar sobre como sobreviver sem armário. Sim, ele mesmo, aquele que guarda todas as nossas roupas e esconde nossa bagunça quando as visitas chegam de surpresa.
Regra número 1 para quem não tem armário: evite ser (muito) desorganizado. Porque o que está exposto já tem um certo ar de baguncinha – e ela pode ter um ar casual ou um ar desleixado, né? Só depende de você. :)
Eu fiquei muitos anos sem armário, nas minhas duas casas. Vou falar aqui em tópicos dos macetes que podem ajudar. Às vezes você vai ter que gastar uma graninha, mas nada comparado ao que seria um armário completo.
Este aí da foto acima foi o meu primeiro quarto quando saí da casa da minha mãe. Reparou como é o “armário”? São vários trilhos presos na parede e neles você encaixa ganchos, que servirão de suporte para prateleiras ou cabideiros. Tem gente que chama isso de cremalheira. Aqui no Rio de Janeiro, sei que você consegue encontrar num lugar chamado Molezão dos Aramados. Vi na Saara! Eu ainda usava uma cômoda bem baratinha para ajudar. Detalhe: ele está vazio, mas foi só para a foto. Normalmente ficava bem cheio de roupas penduradas.
Arara/cabideiro é imprescindível, se você não optar pelos trilhos e ganchos da foto acima. Só tem que tomar cuidado porque elas geralmente não aguentam muito peso (eu empenei umas 3 até entender que era melhor não arriscar colocar várias calças jeans nelas). O bom é que tem espaço para os sapatos embaixo, tá vendo? O da foto é da Tok Stok (eu tenho exatamente este, que está torto por excesso de roupa).
Outra dica para quem não tem armário é usar muitos (muitos!) ganchos pelas paredes. É o maior adianto e nem são tão trabalhosos para guardar a roupa (você nem precisa dobrá-la, é só pendurar). O da foto é da Tok Stok (fofo e barato).
Existe um tipo de estante de aço também (vendida em lojas tipo Shopping Matriz) que você pode usar para as camisetas e outras roupas que tenha que dobrar. Faz o papel de prateleira e gaveta do armário que você não tem. Tem muita gente que pinta e ela fica uma graça. Olha esse aí da foto!
Tem este outro aqui, pintado em várias cores. Essa ideia eu acho muito lindinha. Essas estantes custam uns R$ 200, pelo que pesquisei.
Alguns apetrechos ajudam, mesmo que fiquem expostos. Porta-sapatos é um deles! Este é da marca Ordene, sei que vende em lojas tipo Multicoisas. Eu comprei e conto: vale mais comprar o que tem uma semi-estrutura. Porque o que não tem estrutura nenhuma (e que eu comprei) é muito mole demais da conta.
Porta-calcinhas também é ótimo, hein, meninas? Você deixa numa dessas prateleiras da estante de aço, tudo organizadinho. Normalmente as pessoas colocam dentro das gavetas, mas como neste caso a gente não tem gaveta… Também é da marca Ordene, vi vendendo na Multicoisas.
Tem o porta-sutiã também, que serve para deixar tudo no lugar. Também é da marca Ordene, vende na Multicoisas.
Detalhe importante: não ganhei nada por essas dicas de lojas e marcas, ok? Fui reunindo o que eu já usei na vida e acho justo dar nomes aos bois. Contem se serviu de ajuda?
Temos outros posts sobre o assunto que você também vai curtir!
SOS Solteiros – O Dario criou um blog que nos faz rir dos apuros da vida a um!
SOS Bagunça – Um papo ótimo com a Thaís, do blog Vida Organizada
13 Comentários
Adorei as dicas Josy, não é sempre que temos móveis a disposição. Ficou ótimo seu antigo quarto, deu pra aproveitar bem né.
Obrigada pelas dicas,
Beijos
Você não sabe o quanto este quarto foi bem cuidado, Carol! Passei quase 10 anos aí, esta minha primeira casinha foi muito amada. :) Vou colocar algumas fotos de outro cômodos dela para falar como eu me ajeitava, pode deixar. Espero que as dicas ajudem. beijo grande
ah, eu sempre quis fazer isso! mas tenho rinite alérgica e acho que as roupas iam acabar acumulando muita poeira, acontece isso mesmo?
O meu não juntava poeira porque eu estava sempre mexendo nas roupas. As peças que não usava muito, tipo de frio ou de festa chique, deixava guardadas em malas! Mas você tem toda a razão: precisa mesmo passar espanador e ficar de olho por causa da poeira, principalmente se você tem rinite. :( Vale também, para esses casos, comprar aqueles sacos plásticos para envolver as roupas de cabide ou mesmo as que ficam nas prateleiras. Tipo isso aqui: http://www.multicoisas.com.br/produto/189 beijo grande e volte sempre!
oi, gente!
Descobri o site hj e estou gostando muito das ideias!
Só tenho uma observação: quando vocês colocarem um link pro blog de onde tiraram a foto, certifiquem-se de colocar o link do post onde está a imagem e não do blog todo, pois fica difícil de achar o post depois…
Parabéns pelo trabalho!
Oi, gostei muito das dicas, tenho apenas 17 aninhos mas vivo me mudando e nem sempre dá par comprar os moveis tudo de novo. Eu deixava na mala mesmo mas era horrivel vivia sempre bagunçado de tanto mover. Ta ai e agr vou morar sozinha ,concerteza aplicarei esse metodo. Obrigada:D
Fofa! Boa sorte e volte mais vezes. beijão!
nossa, amei isso gente!!! :D Tipo, me mudo por esses dias e não terei como levar meu guarda-roupas :/ Ameeiii as dicas :)
Gostei muito das ideias, vou morar no meu ap novo e ainda não tenho armários, o marceneiro vai levar de 60 a 90 dias pra entregar os móveis.
Eu achei legal as dicas pena que tem qye gastar uma boa graninha nessas coisas no meu caso estou em construcao e nao posso gastar demais
gostei demais de suas dicas. ja entrei nessas lojas,e nao sabia oque procurar.na multicoisas.
quero receber inf. sobre novidades do apezinho
Estamos nos organizando pra isso, Jose! :) Beijos e obrigada pela sugestão!