Ah, o Apartment Therapy e seus posts maravilhosos: simples e cheio de aprendizado prático, como a gente precisa. Dessa vez encontramos um texto da Alysha Findley que você vai gostar! Ele fala sobre como (não) lidamos com a nossa grana. Alguém se identificou aí? :)
Se quiser, esse é o post original. Boa leitura!
***
Orçamento é um dos meus assuntos favoritos. Porque sou daquelas pessoas que evitam os números a todo custo e nunca me ensinaram a fazer um orçamento adequado e realista! Quando o ano começa, precisamos sentar e traçar um plano para as nossas finanças. Como essa atividade não é natural para mim, tenho pesquisado bastante sobre o assunto. Vai que a minha cabeça finalmente dá um “clique” e eu consigo cuidar do meu bolso com tranquilidade e confiança!
DICAS!
Seja realista: um plano muito rigoroso, onde você vai conseguir economizar baldes de dinheiro (imaginários!), não vai ajudá-lo a longo prazo. Você precisa viver, então é mais recomendável colocar sua expectativa do tamanho das suas possibilidades. Você sofrerá bem menos;
Você está com gastos descontrolados? Tá difícil chegar ao fim do mês com dinheiro? Veja a origem do “vazamento”. No nosso caso eram as saídas para restaurantes e os “supérfluos gostosos”. Revimos esse comportamento e tudo está funcionando melhor desde então;
Atenção às pequenas despesas Gastos diários de baixo custo somam muito no final do mês. Um suco, pão de queijo, revistas, táxis, tanta coisa, precisamos ficar espertos!
Faça substituições Você não tem que parar de fazer o que ama. Basta encontrar uma melhor maneira de fazê-lo. Se você adora café, invista em uma cafeteira e comece a fazer o seu em casa, em vez de deixar seu dinheiro em uma lojinha charmosa;
Siga a velha tradição A melhor maneira de não gastar mais do que o permitido é levar o dinheiro certo. Nada de cartões para pagar o jantar ou fazer supermercado. Assim você não será tentado a comprar/ consumir o que não precisa. Ótima forma de andar na linha, né? :)
Compre a granel Faça sempre que puder. Tudo que é vendido em maior quantidade custa menos. Vale para itens encaixotados, enlatados, utensílios domésticos, ração animal ou qualquer coisa que faça parte da sua rotina. Pode fazer uma grande diferença no longo prazo;
Corte! Você realmente precisa de Netflix? Livre-se de algo por um mês ou dois e veja se realmente a coisa faz falta. Pode ser que surja algo mais interessante (e barato) para preencher o espaço. E não se preocupe! Se você realmente sente a perda, volte atrás, não é pecado!
Transferência automática para a poupança Se você não se lembra de investir seu dinheiro, deixe o banco fazer isso por você. Estipule uma quantidade a ser economizada a cada mês e pronto. Você pode sempre alterar ou cancelar a operação quando necessário;
Se dê um agradinho! Faça uma lista de coisinhas baratas que você gostaria de comprar. Presentinhos com preço baixinho e bem definido, que você pode se dar a cada uma semana ou duas. É como um tapinha nas costas para manter-se motivada e com o seu orçamento sob controle. Não dá pra ficar se dizendo “não” o tempo todo, você vai se desgastar e tudo pode dar errado!
Conheça essas ferramentas de orçamento online (tem versão web e também app): Mint, MoneyStrands e Quicken.
Nota do Apezinho: Curtiu?
Temos muitas dicas pra te dar! Dá uma olhada: Adianto de vida – Apps que ajudam a cuidar de tudo, Feliz sem dinheiro e Letras e Lucros – O Portal do Cidadão Financeiro.
As imagens do post são do incrível perfil de Calvin C, do Pinterest.
Boa sorte!
Nota do Appzinho: Está poupando para encontrar um novo lar que caiba nos seus sonhos? Lá no Appzinho tem diversas ofertas esperando por você! Contato rápido, fácil e direto com o anunciante!
3 Comentários
Obrigada pelas dicas ;)
Sempre bom ler essas coisas, para não perder o foco hehehe
beijãozão*
Sensacional!! Ótimas dicas. Sou bastante controlado, mas precisarei desse controle mais “fino” em breve!!!
bjs
Adorei as dicas, sempre tento fazer coisas mirabolantes e que não são assertivas. Mas acredito que agora consiguirei, menos é mais!