Conselhos da querida Simone? Queremos! Ela tira um peso das nossas costas e nos deixa gostar de nosso canto do jeitinho que ele é. Ufa! Aproveita e dá uma lida no seu último post – Simplifique, que fala sobre móveis desnecessários.
Boa leitura!
***
Em tempos de Pinterest e Instagram é fácil se sentir culpado porque sua casa não é perfeita. Pare de sentir culpa. Apenas pare. Perfeito é chato. Um ambiente todo arrumadinho é entediante e fica com cara de… Pinterest. Não me entenda mal, o Pinterest é uma super ferramenta para catalogar ideias, mas a sua casa precisa parecer com você.
5 coisas que fazem você sentir culpa em relação a sua casa
Morar de aluguel – Eu sei, tem o “sonho da casa própria” mas morar de aluguel te dá muito mais liberdade…
Como se livrar da culpa: alugar é a decisão financeira mais inteligente. Se o aluguel do apartamento custar, por exemplo, R$ 3 mil e para comprar, ele vale R$ 550 mil, a taxa de aluguel é de 0,55% ao mês. Mais baixo que qualquer taxa de financiamento. Não acredita em mim? Esse economista te explica melhor.
Decoração inacabada – Você se mudou e gastou tudo o que tinha pintando o apezinho, instalando ar condicionado e comprando geladeira. Resultado, não sobrou grana para a decoração.
Como se livrar da culpa: decoração é um processo, você não precisa fazer tudo de uma vez. Curta cada escolha, cada compra. Só não vale fazer corpo mole e não arrumar as coisas que você já tem. Pendure seus quadros na parede, tire tudo das caixas de mudança e livre-se das tralhas.
Soluções temporárias – Feito é melhor que perfeito. Já ouviu essa, né? Ficar dormindo no chão em um colchão meia-boca porque você não tem dinheiro para comprar aquela cama-box com o pillow-top da NASA não faz sentido.
Como se livrar da culpa: se você está vivendo há mais de 6 meses com uma situação temporária esperando pela perfeição e ela não vem, aceite uma solução permanente alternativa. Não é melhor comprar uma cama bacana em um brechó?
Bagunça – Alguma bagunça é aceitável.
Como se livrar da culpa: Um truque que eu uso é esticar os lençóis na cama logo que me levanto. Não fica perfeito como cama feita mas faz com que eu me sinta melhor. Compre cestas e caixas para esconder a bagunça do dia-a-dia como as roupas que teimam em ficar espalhadas pela casa e a papelada. De onde vem tanto papel?
Móveis de segunda-mão – Todos os seus móveis foram doados ou emprestados por algum parente ou amigo e você sente culpa porque acha que ficou uma combinação siri com toddy.
Como se livrar da culpa: se joga na decoração eclética. Aceite que os móveis têm estilos diferentes e divirta-se com isso. O truque para conseguir uma unidade na decoração é escolher uma paleta de 2 ou 3 cores e se manter fiel a ela. Repita insistentemente as cores escolhidas pelo ambiente e veja o conjunto ganhar unidade visual : )
Nota do Apezinho: as fotos desse post são do nosso apezinho. Elas foram tiradas pelo querido Victor Ronccally, do RIOetc, e ilustraram o lindo texto que a Vivi Melchior escreveu sobre a gente.
Nosso canto tá longe de ser perfeito. Moramos de aluguel. A decoração está inacabada (acho que sempre estará!). Tentamos driblar soluções temporárias. Pra bagunça não tenho muita tolerância não, confesso, hehe! Meu primeiro móvel foi de segunda-mão e estou com ele até hoje! Somos muito felizes nele. Isso que importa, né? Ela é a alma das Pereiras! <3
Nota do Appzinho: Está procurando um novo lar para chamar de seu? Lá no Appzinho tem diversas ofertas esperando por você! Contato rápido, fácil e direto com o anunciante!
8 Comentários
olha, discordo da ideia de que alugar é a decisão financeira mais inteligente. podia até ser quando a bolha imobiliária estava no auge, mas agora estamos no descenso dessa curva. imóvel é um patrimônio que se deixa para os filhos e dá um baita alívio depois que as prestações acabam. e, se a situação apertar, a gente sabe que o teto estará garantido. se a situação permitir, compre. pode comprar um imóvel pequeno, depois ele entra como entrada para algo maior.
Oi Marli! Os especialistas estão bem divididos, né? As Pereiras estão batalhando pra ter um apezinho próprio. Porque queremos ter um cantinho próprio e sentir esse alívio que você está sentindo. Mas respeitamos a opinião da querida Simone. E sentimos menos culpa por ainda não termos conseguido o nosso. Beijos!
Aluguel x comprar, como tudo na vida tem os pós e contras. Morei de aluguel por um tempo, trocava de um apartamento para outro, sempre para algo “melhor” mas o meu desejo era de ter meu próprio apartamento, pensava nisso todos os dias da minha vida, até que há dois anos com a ajuda do meu pai, consegui… Problema atual: acho que me acostumei com mudanças, de querer sempre mais e agora me sinto presa, não é mais tão fácil pensar em me mudar. Antes de decidir, tem que pensar o que se quer para a vida (não que isso não venha a mudar tbm). O aluguel lhe dá mais liberdade, agora vejo que se encaixa para mim, pretendo, ao quitar o meu, alugar ele e com esse dimdim, alugar outro lugar para mim…
Oi Evilyn, adoramos a reflexão! É isso mesmo. Cada um sabe sobre seus sonhos e necessidades, não é? Beijos!
Imóvel é coisa pra se comprar a vista.
O alívio é ilusório, pois dívidas podem gerar a perda do lar doce lar.
Abc
Combinação siri com Toddy, minha realidade hahaha
Mas a decoração até que tá interessante
Sim! Adoramos também, Maria. :)
Amei a decoração!!! É isso mesmo… livrando-se da indigitada culpa!!! Antes feito que perfeito! Adorei!!!💕