Encontramos esse post no houzz e o achamos bem útil, pois lista truques profissionais de decoração. Por mais que sejamos criativos e jeitosos, faz uma diferença danada ouvir quem estudou arquitetura, design, artes e decoração! Eles sabem o que funciona e muda um ambiente!
Nós selecionamos (e traduzimos livremente!) as partes que mais nos chamaram a atenção. Aqui você lê o post original! Aproveite!
“Os designers não seguem um livro de regras secretas. Não existem leis rígidas que regem o que fazemos. Somos criativos por natureza e gostamos de imaginar, sonhar e explorar seguindo nossa intuição. Dito isto, existem alguns princípios que nos guiam para garantir bons resultados em nosso trabalho. Não são truques e habilidades que levam anos para dominar. Qualquer um pode transformá-los na base de sua própria intuição.
Escolha a cor das paredes depois que decidir a composição da sua decoração – Recebo telefonemas o tempo todo de proprietários que querem escolher a cor da tinta antes de se mudar .Na minha opinião não é ideal. Existem milhares de cores de tinta com vários matizes. E cada um tem uma aparência diferente de casa para casa, porque as fontes de luz variam, ou seja, o que fica bem em sua casa atual pode ficar ruim na nova moradia. Preste atenção no todo e depois decida!
Dê espaço para a sua mobilia – .Não superlote a sua sala. Vida agradável significa espaço! Esta é realmente uma grande notícia se você estiver trabalhando com um orçamento apertado. Gaste-o com menos peças, mas de melhor qualidade .Seus móveis não precisam lutar por atenção.
Pendure seus quadros na altura certa – Galerias e museus colocam suas obras de arte de uma forma que a linha média (centro) de cada peça fique de 57 a 60 polegadas do chão (cerca de 1,5 metro). Salas com pé direito alto nos tentam a aumentar a altura do prego. Mas lembre-se, a obra precisa se relacionar com escala humana, não com a escala da estrutura do ambiente. Se você não tiver certeza, tire uma foto. É impressionante o quanto ela pode nos ajudar! .
Saiba como organizar móveis em um tapete – Existem basicamente três maneiras de organizar móveis em seu tapete.
Tudo sobre: O tapete é grande o suficiente para colocar todos os pés dos móveis em cima dele. Isso cria uma sensação mais luxuosa. Por isso, quanto maior, melhor . Só não se esqueça de deixar pelo menos 12 a 18 centímetros de superfície do piso em todos os quatro lados das fronteiras do tapete.
Tudo fora: Se você tem uma pequena sala, mantendo todas as pernas para fora do tapete é uma escolha excelente custo-benefício. O tapete deve aparecer como se ele pudesse tocar as pernas da frente de cada uma das peças de assentos.
Pés da frente: Coloque apenas os pés da frente de todas as suas peças de assentos no tapete para amarrar o arranjo visual e criar um espaço bem definido.
Resista à tentação de exagerar em um tema – Por exemplo, temas náuticos. Fuja do óbvio, coloque apenas alguns detalhes, pois assim você consegue dar a sua identidade ao espaço e ainda “homenagear” o que você gosta!
Crie um ponto focal – Há papéis principais e coadjuvantes em qualquer produção. O mesmo acontece em design. Escolha a sua estrela e a torne o ponto focal para ancorar um quarto. Assim você evita “ruídos” no ambiente.
Considere as linhas de visão – O melhor local para um ponto focal é geralmente em frente à entrada da sala. Ele atrai o espectador para dentro do ambiente porque a linha de visão é clara.
Varie a escala (se fizer sentido em seu ambiente) – Tome cuidado pra que as peças não se transformem em elefantes que tomam conta de tudo ou insignificantes em um cantinho que ninguém nota! Arranjos que variam na escala e proporção podem causar um bom efeito. Três e cinco objetos ficam mais harmoniosos do que números pares.
“Repense” seus objetos de estimação – Mesmo que a peça seja um presente da sua tia-avó só a pendure se fizer sentido! Talvez ela fique mais feliz em outro ambiente ou na casa de um novo dono!
Adicione “camadas” de iluminação – Profissionais constroem camadas de iluminação para criar interesse no ambiente. Em uma sala onde tudo é iluminado de maneira uniforme, nada se destaca. Escolha um ponto focal e, talvez, um ponto focal secundário e os destaque.
Seja ousado! – Personalidade é o que torna um espaço único. Divirta-se! Quanto mais você tentar, mais vai descobrir o que funciona e o que não funciona. Incorpore elementos inesperados e crie um resultado cheio de carisma! Ambientes excessivamente projetados não nos dão essa sensação. Seu canto tem que ser confortável e, acima de tudo, te fazer feliz.
Nota do Apezinho: as imagens do post foram encontradas no Pinterest. A foto do banco vermelho com as almofadas floridas é da Biba.
Você curte os posts do Apezinho? Então segue a gente no Face, Instagram e Twitter! Será uma alegria ter a sua companhia também por lá!
2 Comentários
Show! Dicas bacanas, hora de rever o que está la em casa. Adorei ler isso: “Não superlote a sua sala. Vida agradável significa espaço” #mantra
Bom, né, Dieguito? Eu adorei a dica do tapete! E o quadro da tia-avó! Beijos!