Pare para pensar uns minutinhos: você conhece alguém da família que, em algum momento, teve um pequeno quintal com algum alimento sendo plantado? Uma hortinha ou vasinhos com temperos, essas coisas? A resposta quase sempre é sim! Todos nós temos uma avó, um tio, primo que vivem ou viveram essa realidade até alguns anos atrás.
A agricultura urbana ou a miniprodução doméstica sempre existiu! O problema é que, com a industrialização, a produção dos alimentos deixou de ser uma atividade local e familiar. Nós nos distanciamos da terra, dos alimentos e a nossa dieta passou a obedecer critérios que, nem sempre, seriam os nossos se tivéssemos a opção de escolha.
Esse discurso passivo não faz o menor sentido em 2014! Há um grande, lindo e crescente movimento de pessoas de variadas idades e classes sociais, que se reúne para plantar em espaços públicos! Eles trocam histórias, experiências, afeto e intenções! “Eles ficam limpos de terra!”, diz a Claudia Visoni, uma das criadoras do Hortelões Urbanos..
A Claudia conversou um pouquinho com a gente: “Adoro fazer parte do grupo Hortelões Urbanos, onde a gente troca muita experiência sobre cultivo de alimentos na cidade e se organiza para criar hortas comunitárias. Sou voluntária de duas delas: Horta das Corujas, na Vila Madalena, e Horta do Ciclista, na Avenida Paulista. Tem sido uma experiência incrível, principalmente pela possibilidade de colher relacionamentos humanos verdadeiros e regeneração urbana.
Minha expectativa para 2014 é simplificar ainda mais a vida e vivenciar com calma as novas e velhas amizades, de preferência ao ar livre, em espaços públicos.”
Se você mora em São Paulo tem sorte! Há várias iniciativas esperando pela sua visita. Por que você não vai conhecê-las no próximo final de semana e conta pra gente como foi? Se você é de outras cidades e conhece uma horta comunitária, envia uma mensagem!
Melhor do que isso, se não há uma iniciativa como essa onde você mora, seja o primeiro a fincar essa bandeirinha inovadora no seu bairro.
Aqui você já pode entrar em contato e aprender com quem faz! :)
Sim, tenho mais de quarenta. Não, não sei cozinhar. Sim, já morei em vários apês. Não, nunca morei sozinha. Sim, adoro viajar. Sim, meu filho e seus amigos, estão por aí.
Nenhum comentário