Adoro viajar! E você? Há quem goste de avião, de carro, de bike, de ônibus, de trem, de navio, a pé… E há até quem viaja sem sair do lugar: sonhos, internet e livros nos levam longe. Se a viagem não for virtual, o que você leva e como? Mala? Mochila? Qual o tamanho? Cabe tudo? Não há como se falar em viagem sem pensar nela: nossa companheira indispensável!
Está pesada? Está trancada? Vai levar na mão? Já separou a roupa? Bem, essas perguntas nos afligem antes da viagem. Depois afloram outras questões como o lugar para guardar a mala no nosso Apezinho.
Guardando a mala – Viajar é uma delícia! Tudo de bom! Voltar para casa também! Quando voltamos temos que desfazer a mala e guardá-la com cuidado até a próxima viagem. Conversei com algumas amigas e recebi várias dicas. Aí vão…
Quase uma unanimidade – Uma mala dentro da outra como as bonecas mamushkas protegida por um saco plástico. O saco de lixo deixa um cheiro característico, o melhor é evitá-lo. As maiores vão parar em cima do guarda-roupa. Cobri-las com TNT ajuda a proteger da poeira.
Para quem pode fazer obra – Rebaixar o teto e criar um alçapão para guardar as malas é uma das opções.
No closet ou no armário – Quem tem espaço, guarda no closet. As malas menores são mais fáceis de serem acomodadas no armário. As mochilas e sacolas ficam dobradas nas prateleiras do armário (quando estão dentro de um saco plástico diminuem um pouco o espaço utilizado).
Aproveitando a mala – Para ganhar espaço, a mala é usada para guardar coisas como cobertores extras. E você? Como guarda a sua?
Escolhendo a mala – Prefiro mochilas e malas confeccionadas com material leve e resistente à água. O tamanho médio é mais fácil de manusear e com as 4 rodinhas deslizam melhor, mesmo quando estão pesadas. É bom viajar com uma mochila ou mala de bordo. Neste caso é preciso atentar para as dimensões de cada companhia aérea pois pode variar de uma para outra.
Se a viagem for longa, vale a pena levar uma mala extra – tipo sacola – dobradinha para servir como quebra-galho na volta, principalmente, para trazer roupa suja (ficam mais volumosas depois de usadas) ou para dividir o peso, se der problema em algum dos destinos. Lembre-se de levar um cadeado para trancá-la. Foto daqui.
Se você quiser conhecer uma nova proposta de mala, clica aqui.
Transportando a mala
No avião – A bagagem de mão (ou de cabine) possui restrições (i) nas suas dimensões (altura, largura e comprimento) cuja soma não pode ultrapassar 115 cm; (ii) no seu peso (não deve exceder 5 kg); e, (iii) no seu conteúdo (não pode conter objetos cortantes nem perfurantes), em especial, nos voos internacionais, nos quais todos os líquidos, gel, pasta, creme, aerossol e similares devem ser conduzidos em frascos com capacidade de até 100 ml.
A bagagem despachada vai no porão do avião. Cada passageiro adulto tem direito a até 2 malas com peso total somado de 23 kg para voos domésticos e 2 bagagens de até 32 kg para voos internacionais saindo do Brasil.
Algumas companhias aéreas como a Ryanair cobram pela bagagem despachada e concedem gratuidade somente para bagagem de mão (um único volume por passageiro). O ideal é consultar as regras da companhia aérea antes do embarque para evitar surpresas desagradáveis. Air France, Avianca, Azul, Delta, easyJet (low cost), Gol, Lufthansa, Ryanair (low cost), TAM e United. A ANAC – Agência Nacional da Aviação Civil disponibiliza o guia do passageiro para download com todas as informações necessárias para quem vai viajar.
No ônibus
O preço da passagem inclui o transporte obrigatório e gratuito de volumes que não excedam o peso máximo de 30 kg no bagageiro e de 5 kg no porta embrulhos (dentro do ônibus). Para saber mais sobre bagagens em ônibus rodoviários: Intermunicipais e Interestaduais. Para pesquisar as empresas de ônibus interestaduais no Brasil: aqui
Vale a pena consultar as regras da empresa de ônibus. Em geral no website das empresas como Itapemirim ou 1001, há informações disponíveis.
Trancando a mala
Embora boa parte das malas já venha com segredo, se precisar comprar um cadeado é melhor usar um tipo tsa para evitar que arrebentem a sua mala em caso de fiscalização. Para mochilas, há cadeados próprios com cabo extensível como os da Papaiz e o da foto ao lado. Outras dicas de segurança para quem viaja de mochila por aqui.
Arrumando a mala
Primeiro passo é escolher as roupas e sapatos conforme o destino e a duração da viagem. Para ter uma idéia da temperatura podem ser consultados aplicativos ou websites como o Clima Tempo ou Accuweather. Passaporte e documentos devem ir na bagagem de mão, eletrônicos também.
Se você gosta de ler, separe o livro ou tablet. Dinheiro e cartões podem ser levados em bolsas tipo porta dólar. Nada de despachar dinheiro na mala! Esse vídeo dá umas dicas bem legais. Este outro é divertido e útil.
O esquema abaixo veio daqui e se parece bastante com o que foi explicado no primeiro vídeo. Mais dicas no SOS Solteiro.
Quanto mais a gente viaja, mais fácil fica fazer a mala!
Boa viagem!
Esse selo lindo foi encontrado aqui.
Nota: Não ganhamos nada com publicidade. As marcas e websites aqui mencionados são os que conhecemos ou pesquisamos.
Temos um post muito legais sobre viagem, vale a leitura: Liberdade, liberdade!
Nenhum comentário