O Apezinho se identifica com quem quer o melhor para as suas cidades na teoria e na prática. Que investem parte importante de seu tempo pensando no bem estar de quem nelas nasceu ou as escolheu para viver com suas famílias.
A série Gente do Bem – Eles amam as suas cidades é uma homenagem a essa galera. Ela já contou com a linda participação da gaúcha Heloisa Medeiros, uma das idealizadoras da RUA – Rastro Urbano de Amor e também da baiana Débora Didonê, dos apaixonantes Canteiros Coletivos!
Dessa vez vamos conhecer o trabalho da Jeniffer Heemann, do Bela Rua, um projeto muito bonito de São Paulo, mas que pode ser reproduzido em todas as cidades, é só a gente querer!
Explica pra gente, Jeniffer! :)
Um dia eu estava indo para o trabalho a pé e me dei conta do quanto eu gostava de caminhar por aquela rua. Logo lembrei que eu não sentia o mesmo em tantas outras… Decidi que se as todas as ruas fossem mais agradáveis como aquela, as pessoas seriam mais felizes na cidade. E já que isso era importante para mim, eu deveria tentar fazer alguma coisa. Foi assim que nasceu o Bela Rua.
Sabe aquelas ruas que não dão vontade de sair? Onde você pode tomar um cafezinho, conversar com os amigos, brincar, ler um livro ou simplesmente descansar? É isso que o Bela Rua faz pela cidade: transforma espaços públicos comuns em lugares que inspiram pessoas. Tudo isso é feito com foco nas pessoas que já frequentam o local. São elas que apontam problemas e soluções, ajudando na criação de um projeto urbano que seja coerente com o que elas sentem e desejam para o espaço.
Lemos autores como Jane Jacobs, Jan Gehl e William Whyte, que estudaram e conceituaram uma cidade feita para as pessoas. Eles são nossa maior referência. Inclusive, fizemos cursos e workshops sobre seus métodos: aqui em São Paulo com o Gehl Architects (escritório do Jan Gehl), e em Nova York com o Project for Public Spaces (organização criada em 1975 para disseminar as ideias de William Whyte).
Esses balanços ficam em um ponto de ônibus em Montreal, que graça!
Nos últimos meses, o grupo vem observando ruas, praças, becos e outros espaços da cidade que podem ser transformados. Uma rua só para pedestres chamou sua atenção: apesar de ter potencial para ser um ótimo espaço de convivência pela ausência de carros, ela mal tem bancos. O grupo fez uma ação no local, onde deu cafezinho para quem passava a fim de conversar e entender o que pensam sobre o espaço. Esses dados levantados num simples café já são material importante para um futuro projeto.
O grupo é composto por Jeniffer Heemann (publicitária), Juliana Barsi (arquiteta) e Renato Forster (designer), mas também conta com a participação de outros arquitetos e profissionais de diversas áreas para colocar as ideias em prática.
Em 2014, quero poder viver só de transformar ruas em belas ruas. É para isso que venho me planejando e me preparando no último ano, e é isso que vou fazer nos próximos meses… Nunca estive tão empolgada com um começo de ano!
A montagem acima foi feita com imagens tiradas na Vila Nossa Senhora Aparecida, em Ermelino Matarazzo, onde o Bela Rua foi conferir o trabalho do Ateliê AZU. Os azulejos foram produzidos manualmente e pintados pelos próprios moradores!
Nota: Se identificou em querer o melhor para a sua cidade e quer o melhor para você também? Dê uma olhada em nosso portal Appzinho e encontre um apezinho bacana. ;)
Nenhum comentário