Diante de apezinhos cada vez menores, principalmente nas grandes cidades, a forma de morar mudou completamente. Nossa rotina corrida é atraída por lares compactos e multifuncionais. Você gosta? Há quem se sinta confortável em 10 metros quadrados – uma realidade até então distante para os brasileiros, mas comum em países como o Japão. Da sala de estar ao banheiro, cada centímetro importa. Desapego e minimalismo, minha gente!
Pensando nisso, um casal de amigos comprou um estúdio de apenas 35 m², no Brooklin, em São Paulo e o transformaram nessa lindeza que você está vendo. A ideia era alugá-lo mobiliado e com todos os eletrodomésticos. Para deixar tudo pronto para os inquilinos, eles procuraram as arquitetas Dani e Bia, do doob arquitetura. Os clientes queriam uma estética bem moderna que fizesse sentido para moradores recém-saídos de casa. A gente curtiu muito o resultado.
As profissionais buscaram soluções que não necessitassem de muito quebra-quebra. A maior parte dos revestimentos originais do banheiro, da cozinha e da área social foi mantida, exceto o piso da cozinha, substituído pelo piso vinílico, e a troca da bancada da cozinha, o que gerou uma economia e custos de revestimentos. As arquitetas trabalharam com um jogo de cores nos móveis, e o tom azul petróleo dos armários da cozinha foi espelhado para a parede oposta.
Como há uma lavanderia coletiva no prédio, não havia necessidade de uma máquina de lavar na área de serviço, o que deixou a cozinha livre para ganhar um pouco mais de espaço. A lavanderia ficou apenas com um tanque e a condensadora do ar condicionado. O remanejamento da condensadora permitiu a integração do terraço com o estúdio para aproveitar melhor o ambiente. A porta da varanda foi removida e suas laterais em alvenaria foram demolidas até encontrar os pilares. O piso da varanda foi nivelado com o restante do apartamento. Intervenções que tornaram possível ter uma pequena sala com uma poltrona e um sofá, que pode ser usado como cama de solteiro.
Com a marcenaria sob medida, tirou-se o máximo aproveitamento de espaço com armários, sem passar a sensação de “diminuir” o espaço. Detalhe para a estante suspensa por uma estrutura metálica, que dá leveza no móvel da TV. Esta pode ser rotacionada para a sala ou para a cama, e logo abaixo, um móvel para auxiliar nos armários da cozinha. Outro ponto de destaque é a parede de cobogós, que delimita a sala e o quarto sem prejudicar a integração visual e dimensão do ambiente.
Cobogós nos encantam profundamente, já escrevemos sobre ele!
No banheiro, o armário superior foi um recurso para aumentar as possibilidades de armazenamento no banheiro, e o espelho ao longo da parede, que recebe iluminação em minidicroicas, dá a sensação de amplitude para o espaço.
Tudo lindo! Estampas, formas e cores dão a personalidade do espaço. Com as cores bem dosadas, nada fica sobrecarregado e assim, não se quebra a atmosfera de “refúgio” que nossos amigos tanto queriam.
Curtiu? A gente amou. Moraríamos fácil nesse canto tão especial.
6 Comentários
Completamente apaixonadaaaa!
Somos duas!! <3 <3 <3
Me apaixonei pelo apezinho, muito lindo ♥
Né, Prih? Nós também, achamos uma lindeza! Beijos das Pereiras.
Gente! Que coisa mais maravilhosa!!! Amei a mistura das cores com a sobriedade do cinza. <3
Aliás amei esse tom de cinza!
Né? Também somos apaixonadas, Karina! <3