mudar

Tá na hora!

janeiro 4, 2016

Nós adoramos ler o Medium. É um hábito diário, que sempre nos presenteia com algum texto muito bom! Não conhecia o James Altucher, o cara é pop, já escreveu um monte de livro, é empreendedor, criou mais de 20 empresas, um fenômeno. Nesse post para o Medium ele cria uma grande lista de perguntas que nos motiva a mudar. De vida, de trabalho, de planos, de sonhos, de tudo! Por mais que estejamos felizes, mudar é sempre muito desafiador. Porque temos tanta coisa pra aprender e fazer, né? É um desperdício não chacoalharmos a rotina com frequência e fazer disso a nossa nova rotina.

Quer tentar? Então leia o texto. Ele é um pouco longo, mas de rápida e divertida leitura. Se ao final você se sentir inspirada (o) já terá valido à pena. E 2016 está só começando! Ah, e desculpe qualquer coisa, a tradução é livre!

Boa mudança!

***

Escrevi este post para mim. Por quê? Porque eu sabia que precisaria de orientação quando a insegurança aparecesse ou porque nos próximos 60 anos vou me reinventar muitas vezes. Já estive na estaca zero, ainda vou voltar para ela, certamente. Tive que mudar de carreira 15 vezes. Porque os meus interesses mudaram. Porque precisava desesperadamente de dinheiro. Porque odiava todo mundo ou eles me odiavam. Ou porque me apaixonei. O amor muda caminhos!

Desde que comecei a trabalhar essas idéias, já vi muitas coisas acontecerem. Para que não soe muito autobiográfico, tenho entrevistado centenas de pessoas para saber como elas se reinventam, essas são algumas das regras.

A) A reinvenção nunca para – Todo dia você se reinventa. Você está sempre em movimento. Mas você decide todos os dias: para a frente ou para trás.

B) Comece do zero – Suas classificações anteriores são pura vaidade. Você era um médico? Você tinha milhões? Você tinha uma família? Ninguém se importa. Você perdeu tudo. Você é um zero. Não tente dizer que você é qualquer outra coisa.

B1) Entrega – Não lamente o que deixou pra trás. Não fique ansioso à frente, embora seja difícil. Renda-se ao momento atual. Sirva ao momento. É o único mestre que você precisa ouvir.

C) Você precisa de um mentor – Senão você vai afundar. Alguém tem que mostrar-lhe como mover e respirar. Mas não se preocupe em encontrar um mentor (ver abaixo).

D) Três tipos de mestre:

– Direto. Alguém que está na sua frente e vai mostrar como ele fez o seu caminho. O que é “o seu caminho”? Aguarde. A propósito, mentores não são como aquele senhor chinês em “Karate Kid”. Em última análise, a maioria dos mentores vai te odiar.

– Indireto. Livros. Filmes. Você pode terceirizar 90% de orientação para livros e outros materiais. 200 a 500 livros equivalem a um bom mentor. As pessoas me perguntam sobre “um bom livro” e nunca sei a resposta. Há de 200 a 500 bons livros para ler. Apostaria em livros inspiradores. Leia-os sublinhando-os todos os dias.

– Tudo pode ser um mentor. Se você é um zero e tem paixão por reinvenção, tudo o que você vai olhar pode ser uma metáfora para o que você quer fazer. Não se sinta preso dentro de si mesmo. Olhe para tudo. Veja o que o mundo tem para oferecer.  Mesmo que isso pareça nada, já é alguma coisa.

E) Não se preocupe se você não sabe qual é a sua paixão – Dê pequenos passos. Você não precisa de uma paixão para ter sucesso. Mas desempenhe o que faz com amor e o sucesso será um consequência natural.

F) Tempo necessário para reinvenção: cinco anos – Já vi mais de 500 exemplos, todos iguais.

Ano Um: você está pensando e lendo tudo sobre o que quer fazer.
Ano Dois: você sabe com quem precisa conversar, interagir e como se comporta o tabuleiro desses novos empreendimentos.
Ano Três: você é bom o suficiente para começar a ganhar dinheiro, mas não para se sustentar ainda.
Ano Quatro: você está construindo uma boa vida.
Ano Cinco: você está construindo riqueza.

Às vezes fico frustrado nos anos 1 e 4. “Por que não está acontecendo ainda?”, digo. E é assim mesmo. Apenas continue. Ou pare e tome novo rumo. Mudança nunca é ruim. Isso significa que você aprendeu o suficiente de uma coisa e agora está pronto para a próxima.

G) Não leva mais do que cinco anos nem menos – Muitas pessoas olham para os atalhos da vida, mas nesse caso não há atalho. As pessoas perguntam: “o que você diria a si mesmo aos 20 anos?” Eu diria, “envelheça até a a minha idade e você vai saber a resposta.”

H) Não se trata de dinheiro – Mas o dinheiro é uma medição decente. Quando as pessoas dizem “não é sobre o dinheiro”, muitas vezes elas realmente estão dizendo: “Estou com medo É TUDO sobre o dinheiro.”

“Que tal só fazer o que ama?”, dizem. Haverá muitos dias em que você não vai amar o que está fazendo. Se você está fazendo apenas por amor, então vai demorar muito mais do que cinco anos porque a felicidade é apenas uma percepção positiva de nosso cérebro. E em alguns dias você vai estar infeliz. Nosso cérebro é uma ferramenta que usamos. Não é quem nós somos.

I) Quando você pode dizer, “Eu sou um X!” Onde “X” é a sua nova carreira? – Hoje.

J) Quando posso começar a fazer X? – Hoje. Se você quer pintar, então compre uma tela e tintas. Comece a comprar os 500 livros, um por vez, e comece a pintar. Faça estas três coisas:
– Leia.
– Escreva.
– Digite a história do seu escritor favorito, palavra por palavra. Pergunte a si mesmo por que ele escreveu cada palavra. Ele é o seu mentor hoje. Reinvenção começa todo dia.

10012546_1516312785365250_964263530_n

K) Como faço para ganhar dinheiro? – Por volta do ano três que você já empenhou de 5000 a 7000 horas em seu negócio. Isso é bom o suficiente para estar no topo das 200-300 empresas no mundo (de qualquer coisa). Você consegue ganhar a vida estando entre as top 200. No ano 3 você vai saber como fazer dinheiro.

No ano 4 você vai dar escala aos rendimentos e ganhar a vida. Algumas pessoas param no ano 4. Enquanto isso, não tenha medo de trabalhar em qualquer outra coisa pra ganhar dinheiro. Pode ser em diferentes campos, mesmo aqueles que você odeia. Não se odeie por fazer as coisas que você odeia.

L) No ano 5 você é top 30-50 – assim você criar riqueza.

M) Como vou saber o que posso fazer? Seja qual for a área, leia 500 livros sobre o assunto. Vá para a livraria e comece a leitura. Se você ficar entediado três meses depois, volte para a livraria. É normal se desiludir. Sucesso é melhor do que o fracasso, mas as maiores lições são encontrados no fracasso. Muito importante: não tenha pressa. Você vai se reinventar muitas vezes. Você vai deixar de se reinventar muitas vezes. Isso é divertido também.

N) As escolhas que fizer hoje serão a sua biografia amanhã – Faça escolhas interessantes e tenha uma interessante biografia.

N1) As escolhas que fizer hoje serão a sua biologia amanhã – Ambiente, cultura, comida, sono, movimento. Como você se sente hoje? Como você vê o mundo de hoje? Como você se vê hoje?

O) O que acontece se eu gosto de alguma coisa estranha – Como arqueologia bíblica ou as guerras do século XXI? Repita todas as etapas acima e, em seguida, no ano 5 você vai fazer riqueza. Nós não temos nenhuma ideia de como. Não olhe para encontrar o fim da estrada quando você ainda está na primeira etapa.

P) E se a minha família quiser que eu seja doutor? – Quantos anos você prometeu para a sua família? Dez anos? Todos? A coisa boa é: você pode escolher. Nós só temos esta vida para sermos livres.

Q) meu mentor quer que eu faça coisas a sua maneira! – Isso é bom. Conheça o caminho do mentor. Em seguida, faça o seu. Com respeito.

R) Minha mulher está preocupada que eu não vou ajudar em casa – Depois de trabalhar muitas horas por dia, 7 dias por semana, use seu tempo livre para se reinventar. Alguém que está se reinventando sempre tem tempo livre. Use-o da melhor forma.

S) E se meus amigos acharem que eu sou louco? – Os amigos é que mudam. Alguns ficam com você, alguns se afastam. Quando você se reinventar, você estará mudando constantemente as pessoas ao seu redor. Isso é natural.

T) E se eu quiser ser um astronauta? – Isso não é uma reinvenção. Isso é um trabalho específico. Amplie sua visão. Se você gosta de “espaço” há muitas carreiras. Richard Branson queria ser um astronauta e começou a Virgin Galactic.

U) E se eu quiser beber e ir pra festas? – Leia este post novamente em um ano.

V) E se eu não estiver me mantendo saudável, anotando ideias, me cercando de boas pessoas e não sendo grato? – Leia este post novamente em dois ou três anos, quando você está falido, sem emprego ou amigos.

W) E se eu não tiver habilidades? – Leia o “B” novamente.

X) E se eu não tenho nenhum diploma ou um diploma inútil? – Leia o “B” novamente.

Y) E se eu tiver que focar em pagar dívidas? – Leia “R” novamente.

Z) Por que me sinto vivendo uma vida que não é a minha? – Agora é a hora de viver sua vida. Todo mundo se sente como uma fraude em algum momento. Quando você se sentir assim, pense: “este é o momento em que estou nascendo.”

11296725_501730063311752_1803976342_n

AA) Eu não posso ler 500 livros. Há um livro que eu deveria ler? – Desista.

BB) E se eu estiver doente demais para me reinventar? – A reinvenção irá aumentar todos os produtos químicos saudáveis ​​em seu corpo: a serotonina, a dopamina, a oxitocina. Não use a sua saúde como desculpa. Reinvente a sua saúde em primeiro lugar. Durma mais horas. Coma melhor. Faça exercícios. Estes são passos fundamentais na sua reinvenção.

CC) E se o meu último parceiro me ferrou e eu ainda estou processando-o? – Pare de brigar e não pense mais nele. Metade do problema era você, não ele. Perdi um monte de dinheiro em algo que não foi culpa minha? Ou era pra eu me enterrar em algo não era tão bom? Não importa. Qualquer opinião será retardatária. Você e eu somos “reinventers”.

DD) E se eu for para a cadeia? – Perfeito. Releia o “B”. Li um monte de livros na cadeia.

EE) Eu sou tímido. – Faça das suas fraquezas seus pontos fortes. Os introvertidos ouvem melhor, se concentram mais e têm formas de serem mais cativantes.

FF) E se eu não puder esperar cinco anos? – Se você pensa em estar vivo dentro de cinco anos, você pode começar hoje. O melhor da reinvenção acontece quando comemoramos cada pequeno sucesso, em cada etapa do dia. Hoje, por exemplo, tive um pequeno sucesso, vou comemorar!

GG) Como devo montar as minhas redes? Faça círculos concêntricos com você no meio. O próximo são os amigos e familiares, as comunidades online, os encontros presenciais, as conferências e líderes do pensamento, mentores, clientes e criadores de riqueza.

HH) O que acontece quando a gente se acha muito bom no que faz? – Em seis, 12 meses você vai estar de volta no “B”. É um clichê, mas a “mente de principiante” é a mente da reinvenção.

II) Sou apaixonado por duas coisas e não quero ficar só com uma das delas – Combine as duas e você vai ser o melhor do mundo. Quero escrever um romance, fazer comédia e ajudar as pessoas. Posso escrever um romance engraçado que compartilha minhas experiências e ajuda as pessoas!

JJ) E se eu estiver tão animado que já queira ensinar o que estou aprendendo? – A única maneira de realmente aprender é ensinar. Já escrevi 500 histórias de sucesso sobre reinvenção porque quero aprender. Ensinar o que aprendo “cimenta” os aprendizados. Ensine que você aprende mais.

12353944_562268537261641_468773750_n

 KK) E se eu quiser ganhar dinheiro enquanto durmo? – No ano 3, começa a fase de terceirização do que você faz. Quando percebi que poderia fazer isso, minha vida mudou. É como se de repente eu tivesse 50 pessoas reunidas em uma só.

LL) Como faço para conhecer mentores e líderes do pensamento? – Depois que tiver bastante conhecimento (depois de 100-200 livros), anote dez idéias para 20 diferentes mentores em potencial. Nenhum deles vai responder. Anote mais dez ideias para 20 novos mentores. Repita a cada semana. Coloque junto um boletim informativo para todos que não respondem. Repita até que alguém responderá. Crie um blog sobre seus esforços de aprendizagem. Construa uma comunidade em torno de você.

MM) E se eu não tiver ideias? – Pratique senão o músculo atrofia. Você tem que exercitá-lo. É difícil tocar meus dedos dos pés, se eu não tentar todos os dias. As boas ideias chegarão.

NN) O que mais devo ler? – Após os livros, ler sites, fóruns, revistas. Mas a maioria é lixo.

OO) E se eu fizer tudo que você diz e ainda assim não funcionar? – Vai funcionar. Só espere. Não tente encontrar o fim da estrada. Você não pode vê-lo no meio do nevoeiro. Mas você pode ver o passo seguinte e você sabe que se você der o próximo passo, eventualmente, chegará ao fim da estrada. A única coisa que vale a pena pensar é em dar o próximo passo.

PP) E se eu ficar deprimido? – Primeiro, deixe-me abraçá-lo. Segundo: coma, movimente-se, durma. Esteja próximo das pessoas que ama. Ria. Anote ideias. Quando você está deprimido, tudo isso é difícil. É difícil para mim. Mas é importante fazê-lo. A espada mais afiada é feita pelo fogo, não água.

QQ) E se eu ficar com medo? – Ser humano significa sentir medo. Diga oi para ele. Coma. Jogue. Durma. Dê o próximo passo. Fique perto de pessoas que você ama. Anote ideias. Elas te levarão para fora de seu medo. Seja grato pelo que você tem. Senão, você estará sempre à procura de coisas que nunca poderá ter.

SS) Parece que nada nunca funciona para mim? Gaste dez minutos por dia praticando gratidão. Observe sua raiva. A raiva nunca é inspiradora, mas a gratidão é. A gratidão é a ponte entre o seu mundo e o universo paralelo onde todas as ideias criativas vivem. Posso dizer uma coisa estúpida que eu faço? Quando chego nesse sentimento de “nada funciona para mim” (acontece muitas vezes, não importam meus sucessos), encho meu peito e digo em voz alta: “Abundância!” Como disse, é estúpido. Mas funciona.

TT) E se eu tiver que lidar com gente “babaca” o tempo todo? – Encontre novas amizades. Quem está se reinventando sempre encontra pessoas que tentarão derrubá-lo. O cérebro tem medo de reinvenção, porque ele se sente inseguro. Por isso vai jogar pessoas em seu caminho que vão tentar pará-lo. Aprenda a dizer “não”. Mesmo que seja tão difícil no início. Aprenda a perguntar. Mesmo que seja tão difícil no início.

UU) E se eu estiver feliz no meu trabalho de todo dia? – Boa sorte.

VV) Por que eu deveria confiar em você. Você falhou tantas vezes? – Não confie em mim.

WW) VOCÊ SERÁ MEU MENTOR? – Você acabou de ler este post.

12139691_481699161991382_274712356_n

Nota do Apezinho: ilustramos o post com perfis do Instagram que adoramos. Vale a visitar o Crafthunter5ftinf, Designsponge, Designlovefest, Studiodiy e Hellolidy. Estamos a caminho de nosso terceiro ano, aos cinco anos queremos ser como eles! :)

Você também pode gostar de

13 Comentários

  • Responda Carlos Alberto Ivo de Almeida janeiro 12, 2016 at 5:20 pm

    Eu sou um pm do rgn, comecei fazendo uma casinha em um ano depois passei mais dois anos pa fazer mais duas. Eu em três anos formei-o um patrimônio q em dez anos se eu ñ tivesse ideia e coragem de enfrentar ñ teria hoje
    O q eu tenho,uma raylux, uma casa em natal e 45e5 lotes numa serra medindo 10/25 q a 250.000,mil reais falta 4 anos para o aposento

  • Responda Paulo janeiro 19, 2016 at 12:16 pm

    Muito bom. Inteligente é oportuno. Manda mais. Rsrs

    • Daniela Pereira
      Responda Daniela Pereira abril 28, 2016 at 8:18 pm

      Oi Paulo, venha mais! :)

  • Responda jamila janeiro 22, 2016 at 5:23 am

    Adorei

  • Responda jamila janeiro 22, 2016 at 5:24 am

    Escreva mais, meu email ta aí

    • Daniela Pereira
      Responda Daniela Pereira abril 28, 2016 at 8:17 pm

      Oi Jamila, volte sempre, temos conteúdo novo toda semana! Beijos!

  • Responda Cláudia janeiro 22, 2016 at 3:03 pm

    Olá, como sei que nada é por acaso…Esse post só veio a acrescentar no meu reinicio de vida e sobretudo profissão. Comecei com um caderno (espécie de diário)esse ano de 2016 e assim devo seguir nessa longa caminhada.
    Cada palavra deste post me fez mais forte e motivada, parece que cada pergunta e resposta foi direcionada a mim.
    Gratidão por esse “UP” em minha jornada que só acrescentou no objetivo que eu havia traçado.

    • Daniela Pereira
      Responda Daniela Pereira abril 28, 2016 at 8:17 pm

      Que bom, Cláudia! A primeira vez que o li também me deu vários insights. Boa sorte pra você!

  • Responda Sonia Maria janeiro 24, 2016 at 12:44 am

    Sou diarista como você pode me ajudar

  • Responda Fernanda fevereiro 2, 2016 at 8:17 am

    Ola, adorei tudo que li. Era o que precisava nesse momento de mudança em minha vida. Grande beijo.

    • Daniela Pereira
      Responda Daniela Pereira abril 28, 2016 at 8:16 pm

      Outro grande beijo pra você, Fernanda! Boa mudança!

  • Responda André Silva abril 27, 2016 at 10:47 pm

    Poxa, Daniela, um pouco de interação com as pessoas que comentam seu post seria bem vindo

    • Daniela Pereira
      Responda Daniela Pereira abril 28, 2016 at 12:54 pm

      Oi André, você tem toda razão! Eu me empenho mas nem sempre consigo, sabe? Mas vou me dedicar mais, prometo! Obrigada pela mensagem!

    Deixe uma resposta