mudar

Segundo Erre

dezembro 9, 2013

Quando conhecemos o blog do Marcelo, o Segundo Erre, fomos navegando por todas as suas ideias de uma vez só! Todas são ótimas. Criativas. Simples. Cheias de humor e, principalmente, muito amor!

Banquinho imortal, panela de luz, quadrinho de isqueiros, banqueta de dedos, caixinha de pés…

Achamos tudo tão legal, imagens e textos que acompanham, que pedimos pra ele nos contar um pouco mais sobre o seu projeto. Conta pra gente, Marcelo!

ESTANTE DE SOBRAS

Nasci em Porto Alegre, moro em São Paulo desde criança, tenho 46 anos, sou formado em design gráfico e trabalhei muitos anos em agências de design e editoras. Entre 2000 e 2003 trabalhei com implantação de projetos de minimização de resíduos e coleta seletiva em escolas, condomínios e empresas. Primeiro em uma ONG e depois como autônomo. Há 3 meses me desliguei do meu último trabalho em uma agência de design para me dedicar exclusivamente aos projetos de reaproveitamento de resíduos.

VASO DE BOTA

Desde adolescente gosto de acampar, fazer trilhas, tomar banho de cachoeira, nadar em rios etc. E nesses locais bonitos que frequentei, fui observando que a cada ano eles ficavam mais sujos, mais descuidados e com cada vez mais lixo. Comecei a ficar indignado e passei a pesquisar e ler sobre o assunto. Depois comecei a separar meus resíduos para reciclagem e aí foi um “pulo” para reaproveitá-los. O meu olhar mudou, passei a dar valor para os resíduos, não me conformava em enviar para reciclar algo que ainda poderia ter utilidade.

A idéia do blog veio dessa mudança de valores que tive e da vontade de mostrar para outras pessoas que é possível dar um destino mais digno para os resíduos que geramos. Comecei a reaproveitar meus resíduos em 1997 e o blog começou em 2007.

QUADRINHO DE ISQUEIROS

O nome surgiu a partir do conceito de educacão ambiental, definido na Agenda 21, os 3 r’s: reduzir o consumo e o desperdício, reaproveitar o que for possível, e por último, reciclar. O que faço é reaproveitar resíduos, então é o “segundo erre”.

O objetivo é mostrar o que faço e incentivar as pessoas a praticar os 3 r’s.

O que eu mais quero com meu projeto é que além dos “cacarecos”, as pessoas repensem o modo que consumimos e também o modo que descartamos essa quantidade absurda de resíduos.

PORTA TRECOS DUPLO

Minha meta para 2014 é trabalhar junto a algum projeto socioambiental e montar uma espécie de ateliê/ lojinha. Esse espaço poderia ser usado para exposições, palestras, oficinas etc. E que tudo seja feito por mim e também pelos integrantes do projeto socioambiental.

Nota do Apezinho: Curtiu o projeto e quer falar com o Marcelo? Manda um email pra ele: marcelobadan@gmail.com. Quer ler mais sobre o assunto? Pula pra !

Você também pode gostar de

4 Comentários

  • Responda Fabiana dezembro 9, 2013 at 4:37 pm

    Adorei, já tinha esbarrado com o Marcelo sem saber, tenho a foto do cabide quebrado com ganchos (e bonés) guardada na minha pastinha de “projetos to do”, rs, é assim mesmo o nome da pasta…

  • Responda Diego Carza dezembro 10, 2013 at 11:11 am

    Caramba, parabéns Marcelo. O blog é recheado de ideias incriveis!! Curti demais!!!

  • Responda Marcelo Badan Caparroz dezembro 10, 2013 at 6:16 pm

    Legal que gostou Diego Carza! Muito obrigado!

  • Deixe uma resposta