mudar

Respire fundo

março 13, 2015

Você certamente já ouviu muita gente dizendo: calma, respire fundo, vai dar tudo certo! Essa expressão que já é quase um dito popular tem um poder que não conseguimos nem imaginar. A respiração é uma ferramenta gratuita e muito eficiente, mas poucos conhecem seu real valor.

Já reparou que quando estamos estressados ou enfrentamos uma situação de perigo nossa respiração fica curta, forte e o coração dispara? Pois é, essa é uma resposta automática de ação que nosso organismo, de forma inteligente, nos oferece para que possamos “fugir do predador”. Nosso corpo funciona dessa forma desde os tempos dos primórdios, salvando a espécie humana de muitos males, mas hoje, na era da pós modernidade em que vivemos, sabemos que a atuação desses instintos não precisa mais fazer parte do nosso dia a dia e temos mecanismos para controla-los.

1741287_1045605332121070_94809493_nSegundo a filosofia chinesa, quando nascemos temos predeterminada a quantidade de respiração que faremos durante nossa passagem pela Terra, isso significa que se você respira em uma velocidade acelerada e ofegante, sua energia vital vai embora e sua vida termina antes da hora.

Independente de filosofia a respiração tem o poder de acalmar corpo e mente, de conectar nossos pensamentos com nosso coração e principalmente, de limpar nosso corpo. Dizem que 90% das impurezas do corpo saem através da respiração!

O conhecimento Ayurvedico diz que a respiração é a nossa maior fonte de cura. A médica Bri Maya, autora do maravilhoso livro The Path of Practice, conta que a maioria dos casos de distúrbios das pacientes dela foram curados pela meditação e pela respiração. Existem respirações especificas para dissolver diversos males: energia negativa, confusão mental, concentração, equilíbrio, raiva e assim por diante. Pela Ayurveda, nossa narina esquerda absorve a energia feminina (energia da lua, fria), já a narina direita absorve a energia masculina (sol, quente). Se uma das narinas está obstruída vai causar um desequilíbrio de energia. Por exemplo, uma pessoa que tem a narina esquerda fechada e respira predominantemente pela narina direita, tende a ficar mais agressiva, raivosa e impaciente pois a energia masculina está predominando. O contrário acontece também, se a narina esquerda recebe mais oxigênio, a pessoa tente a ficar muito permissiva, carente ou angustiada.

Nos horários de “cruzamento do dia”, ou seja, nascer e pôr do sol, meio dia e meia noite, nossas narinas devem funcionar perfeitamente, o fluxo de ar deve ser o mesmo dos dois lados. Se uma das duas estiverem obstruídas nesses horários significa que nossa saúde não está perfeita.

10914435_788931714487999_1691797026_nNo Yoga temos inúmeros exercícios de respiração que são os Pranayamas. “Prana” significa a força vital do universo e “ayama” significa regular ou alongar. Prana é a energia vital necessária para as nossas camadas físicas, sem a qual o corpo morreria. É o que nos mantém vivos. Pranayama é o controle do prana através da respiração, sempre pelas narinas.

O Prana flui através de milhares de canais de energia sutis chamados “nadis” e pelos chakras. A quantidade e a qualidade de prana e o jeito que este flui através dos nadis e chakras determinam o estado da mente. Se o nível de Prana é alto e seu fluxo é contínuo, suave e constante, a mente se mantém calma, positiva e entusiasmada. No entanto, devido à falta de conhecimento e atenção com a respiração, os nadis e chakras em pessoas comuns podem ser parcial ou totalmente bloqueados levando a um fluxo irregular e quebrado. Como resultado esta pessoa terá experiências com preocupações, medo, incerteza, tensões, conflitos e negatividades.

A prática regular aumenta e melhora a quantidade e a qualidade de prana, limpa os nadis e chakras bloqueados e resulta em um maior fluxo de energia, potencializando o entusiasmo e a positividade do praticante. Praticado corretamente sob supervisão adequada, pranayama traz harmonia entre o corpo, mente e espírito, tornando-o mais forte física, mental e espiritualmente.

O melhor de tudo é que para praticar uma respiração consciente não precisamos estar isolados ou em uma sala de Yoga/meditação. Podemos praticar no transito, no trabalho, durante as refeições, caminhando, estudando, enfim. Temos um poder lindo nas mãos, só depende de nós usá-lo em nosso benefício. Faça você o teste e sinta uma diferença enorme no seu dia a dia.

Hari Om!

11007994_679640378824706_1708095703_n

Você também vai gostar de ler sobre: Ions PositivosAnsiedadeMeditação

Nota do Apezinho: Curtiu? Nós também, muito! Conheça o post original e o Folga na Direção, que é uma bela descoberta!

As imagens são do Free People.

Você também pode gostar de

Nenhum comentário

Deixe uma resposta