mudar

Quer sair de casa?

maio 3, 2013

Passei os últimos dias pensando em como começar a escrever este primeiro bate-papo para o @Apezinho sem que ele soasse desestimulante para aqueles que planejam montar o seu próprio Apezinho. Achei que o melhor seria dizer a você que a decisão de sair de casa é muito importante, talvez uma das mais importantes de nossa vida. Ela representa muito mais do que parece e, por isso mesmo, precisa ser muito bem planejada, para que seja um sucesso e não nos obrigue a retrocessos. Seria muito frustrante sair de casa e ter de voltar algum tempo depois por falta de planejamento, não acha?

Para começar, é preciso controlar os primeiros devaneios, compreender todos os custos que envolvem essa decisão e estar preparado para alguns imprevistos, que inevitavelmente acontecerão. Se você estiver bem estruturado, poucos danos eles vão lhe causar.

MORAR SOZINHO É UMA FASE MUITO IMPORTANTE NA VIDA DE CADA UM E PODE TER CERTEZA DE QUE O SEU SACRIFÍCIO SERÁ RECOMPENSADO.Se você hoje vive na casa dos seus pais, avós ou tios, não deve fazer ideia das despesas que vai ter de assumir, começando pelo condomínio, Iptu, luz, gás, televisão a cabo, internet, seguro do imóvel, para citar os principais. Antes disso, não se esqueça de que é preciso equipar o lugar para torná-lo habitável, ou seja, comprar cama, armários, geladeira, fogão, cafeteira, microondas, mesa, cadeira, sofá, louça de cozinha, etc. Claro que dá pra reduzir alguma coisa, mas existe um “basicão” do qual não dá para escapar. Não se esqueça também do custo de uma faxineira, se você não estiver a fim de lavar e passar sua própria roupa, limpar e arrumar a casa.

Desanimado? Não é para tanto, morar sozinho é uma fase muito importante na vida de cada um e pode ter certeza de que o seu sacrifício será recompensado. Não escrevo para desanimar ninguém, mas para alertar de que tudo dará certo, se você se planejar, se estruturar e estiver realmente disposto a este grande desafio. Estude bem o assunto, leve isso muito a sério, faça um pequeno projeto do que pretende e de como você vai viabilizá-lo, pois não há outra alternativa, tem que dar certo !!!

Uma possibilidade a ser pensada seria dividir um apartamento com alguém. Percebeu que seu custo, como num golpe de mágica, pode cair em 50% ? Ok, tá bom, eu sei que não é fácil encontrar alguém, mas é um caminho alternativo, que se não te promete o paraíso, pelo menos não frustra seus planos mais imediatos.

Bom, isso tudo foi só pra aquecer os motores, na próxima conversa vamos tentar estruturar o seu orçamento pessoal, já que é necessário colocar este novo projeto dentro do seu projeto financeiro de vida, que já deve contar com muitas outras coisas.

 Até breve.

Você também pode gostar de

8 Comentários

  • Responda Jenifer Fichario maio 23, 2013 at 9:30 am

    Adorei, Renato! Estou planejando a minha saída da casa dos meus pais e toda informação sobre o assunto é muito bem vinda!

    • Apezinho
      Responda Apezinho maio 24, 2013 at 12:23 pm

      Obrigado, Jenifer. Fique ligada, pois estão saindo do forno mais ideias pra te ajudar nessa decisão. Um abraço! Renato.

  • Responda Helena Silva dezembro 28, 2013 at 2:18 pm

    Gostei do post, realmente eu considerei a maioria dos fatores citados o que me fez esperar o tempo necessário até que eu perceba que de fato há condições de eu sair e “me virar” sozinha. Na verdade eu estou mais interessada na estrutura do orçamento pessoal, vou até ler sobre isso agora. Eu queria estipular o valor que provavelmente eu devo gastar ao sair de casa. Muitas das coisas que citam eu descarto, por exemplo um serviço de TV à cabo, na vdd nem penso na possibilidade de uma TV, pois quase não assisto, dou sim prioridade à internet. No caso de uma faxineira tbm não sei se faço questão, não gosto de serviços domésticos mas acredito que eu conseguiria manter o lugar organizado sozinha, até pq talvez eu desse mais valor a um lugar só meu e evitasse grandes bagunças. Também citam bastante os gastos com lazer, tipo balada e tal, já não me interesso por lugares assim, sou introvertida e saio pouco, não sei se seria diferente eu morando sozinha. Quanto o fato de dividir um apartamento, não considero muito, tem muitos fatores envolvidos também nessa escolha e eu prefiro morar só mesmo. No mais, parabéns pelo post, vou dar uma olhada no outro sobre estrutura do orçamento pessoal.

    • Daniela Pereira
      Responda Daniela Pereira maio 2, 2016 at 6:24 pm

      Oi Helena, sair de casa requer muita reflexão e conta! Você está certíssima em pesar todas as despesas. Melhor demorarmos um pouco mais e sairmos com segurança. Temos outros posts sobre o assunto que você vai gostar! Volte sempre. Beijos!

  • Responda fabio filippo dezembro 26, 2014 at 1:32 pm

    muito boa as dicas, mas vale lembrar as pessoas que estão comprando um novo apto….
    mas valeu!!

    • Daniela Pereira
      Responda Daniela Pereira maio 2, 2016 at 6:25 pm

      Oi Fabio, sim! Pode ser tema de um outro post. Beijos e obrigada!

  • Responda Mel fevereiro 20, 2016 at 11:31 am

    Muito bom!!! Realmente esta parte da geladeira, cama, televisão e mobiliário tinham-me passado ao lado e é mesmo importante, depois da renda, luz, gás, água. Bom contributo!!!! Obrigada!!!

    • Daniela Pereira
      Responda Daniela Pereira maio 2, 2016 at 6:26 pm

      Obrigada, Mel. Boa sorte pra você! Beijos carinhosos.

    Deixe uma resposta