mudar

Invista em si mesmo

junho 9, 2015

A questão não é ser o melhor em apenas uma coisa. É ser bom em um monte delas! Essa é a ideia central do site Expert Enough, você conhece? Achamos um post bem legal sobre como podemos investir mais em nós mesmos. O texto original é esse aqui.

Aproveite e inspire-se!

***

Se você deixasse Bill Gates na rua e sem nenhum tostão, ele estaria de volta a uma vida confortável e com dinheiro em questão de muito pouco tempo. Por quê? Porque ele tem toneladas de capital humano. A Wikipedia define o capital humano como: o conjunto de capacidade, conhecimentos, competências e atributos, que favorecem a realização de um trabalho. São os atributos adquiridos por um trabalhador por meio da educação, perícia e experiência.

Por isso, o Bill Gates desempregado poderia procurar uma grande empresa e oferecer seus serviços como consultor. Alguma dúvida de que a sua fortuna seria refeita? Concentrar-se na construção de seu capital humano é muito mais produtivo do que se preocupar com a “segurança no emprego”.

Não seria maravilhoso ter tanto capital humano, que você nunca mais teria que se preocupar com o desemprego? Vejamos algumas maneiras de investir no seu ativo mais valioso: você mesmo.

Descubra seus pontos fortes – Esta questão é   aparentemente simples, mas incrivelmente poderosa. As pessoas mais bem sucedidas do mundo descobriram no que são melhores e construíram sua carreira em torno dessas forças. Se você não fizer mais nada hoje, compre o livro Strengths Finder 2.0 e faça o teste. A Organização Gallup entrevistou 1,7 milhão de profissionais e identificou 30 “temas” pessoais que descrevem como as pessoas pensam e agem. O teste de Strengths Finder identifica seus cinco temas principais e dá sugestões de como utilizá-los ao máximo. Fiz o teste e fiquei encantado. Comprei cópias do livro para toda a equipe da Viibrant, minha startup. Este livro é um recurso incrível, não perca!

Faça um diário – Como você (realmente) gasta seu tempo? – Por um dia, anote o que você quer fazer e, em seguida, use uma ferramenta online chamada Time Tracker para manter um registro de tudo que você faz. No final do dia compare seus objetivos com o que realmente aconteceu. Este é um exercício revelador porque mostra o quanto tempo você desperdiça em atividades aleatórias e inúteis. Quanto tempo você passa olhando emails ou no Facebook sem produzir nada?

Veja se você consegue identificar os 20% do seu tempo que produzem 80% dos seus resultados. E o que você pode fazer para ter mais tempo altamente produtivo como este?

Defina metas semanais e analise os progressos – Qual é seu objetivo # 1 esta semana? – Esta estratégia é semelhante à gestão do tempo, mas dura uma semana inteira. Muitas vezes, ficamos tão enrolados na correria diária, que não conseguimos dar um passo atrás para identificar o que, de fato, é mais crítico. É o velho problema urgente-versus-importante. Gastamos nosso tempo lidando com questões pequenas (urgentes), quando deveríamos focar em tarefas importantes (mas não urgentes).

Nesta semana, lute contra o “caos” e defina um objetivo principal. Você pode escolher dois objetivos secundários, mas não mais do que isso. Avalie o período quando chegar o final da semana e compare os resultados com aquelas outras semanas sem planejamento.

11381440_834901373264245_1642899099_n

Tenha um Mentor – Este é um desafio mais difícil, mas os benefícios valem à pena – Faça uma lista de profissionais experientes em seu mercado. Se você não conhece quem satisfaça este critério, aumente a pesquisa para pessoas bem sucedidas em outros campos. O próximo passo é entrar em contato e ver se eles aceitam seu convite! Tente estabelecer uma rotina de reuniões e objetivos para que você possa obter feedback e apoio de seu mentor. Relações de orientação são uma poderosa fonte de conhecimento, inspiração e conexões!

Leia um grande livro – Grandes livros são como caixas de idéias embaladas por cabeças brilhantes. Por que não aproveitar este recurso surpreendente? Aqui estão alguns dos meus livros favoritos de negócios. Eu desafio você a ler pelo menos um deles durante o próximo mês:

Good to Great – Jim Collins
Made to Stick – Chip e Dan Heath
Reality is Broken – Jane McGonigal
Mavericks at work – William Taylor e Polly LaBarre
A Startup Enxuta – Eric Ries

Cada um desses livros transformou meu pensamento sobre os negócios. Lê-los é como contratar um consultor rockstar por muito pouco.

Inicie um hábito – O que você gostaria de fazer todos os dias? Aqui estão algumas idéias: criar um blog, aprender algo, fazer exercícios ou ter novas ideias. Independente do novo hábito, uma regra tem que ser cumprida: você precisa praticá-lo por 21 dias seguidos.

Um site inteligente, apropriadamente intitulado como 21habit, vai te ajudar! Digite o objetivo e registre seu sucesso diário (ou fracasso) durante três semanas. Pra deixar a coisa mais séria você pode depositar US$ 21 e ganhar de volta um dólar a cada dia bem sucedido (o dólar também pode ser doado para instituições de caridade). Eu comecei este desafio. Minha meta? Escrever um post todos os dias.

Construa sua marca pessoal – O que acontece quando alguém te procura no Google? O tema “marca pessoal” é muito grande para cobrir aqui, então vou me limitar a um desafio: crie um “currículo em forma de infográfico.” Ele é uma pequena página, visualmente atraente, que fornece sua biografia, informações de contato, realizações e habilidades.

A boa notícia é que completar este desafio é incrivelmente simples: basta ir ao re.vu, kinzaa ou visualize.me e criar sua página. Da próxima vez que você  se candidatar a um trabalho ou precisar se apresentar para alguém online, basta encaminhar o seu infográfico.

11378940_997825743574477_245368089_n

Seja grato – Ser grato é surpreendentemente poderoso – Como Shawn Achor explica em sua palestra no TED, invista cinco minutos por dia para listar três coisas pelas quais você é grato. Por incrível que pareça, a manutenção dessa atitude positiva nos torna mais produtivo e eficaz em nosso trabalho (assim como mais felizes em geral!).

Eu comecei a fazer isso há alguns meses. Depois de adotar esse hábito por uma semana, tive uma série de sessões de brainstorming absolutamente incríveis, que me fizeram vislumbrar o desenvolvimento do Viibrant durante o próximo ano.

Essa semana foi um dos períodos mais produtivos e criativos da minha vida … e eu me pergunto se ele tinha alguma coisa a ver com o meu novo hábito “gratidão”. Pode ter sido apenas uma coincidência, mas nós nunca saberemos com certeza.

Encontre seu porquê – Propósito é uma coisa muito poderosa. Te faz levantar de manhã e te mantém acordado à noite. Qualquer pessoa que realizou alguma coisa grande foi impulsionado por uma forte crença de que poderia consertar o que estava errado.

Qual é o seu propósito? Por que você trabalha? Tire uma hora para refletir sobre o que você se preocupa mais profundamente. Que tipos de projeto te inspira ou te realiza? Não pule este desafio. Seus benefícios podem durar uma vida!

Nota do Apezinho: As imagens desse post são da Hyper Allergic.

Você também pode gostar de

8 Comentários

  • Responda Nataly junho 12, 2015 at 1:37 am

    Amei esse post :) Era o que eu estava precisando ler agora!

  • Responda ana procopio junho 24, 2015 at 11:37 am

    amei esse blog,visitarei sempre!!!

    • Daniela Pereira
      Responda Daniela Pereira julho 6, 2015 at 7:50 pm

      Oi Ana, adoramos a mensagem, volte sempre! Beijos carinhosos!

  • Responda Leituras da semana | Frugalidades junho 27, 2015 at 11:59 am

    […] ♥ Invista em si mesmo […]

  • Responda Lilian julho 4, 2015 at 3:28 pm

    Puxa, que maravilha dar de cara com este post hoje. Era muito o que estava precisando ler. Até escrevi no meu blog um pouco sobre como sinto falta de viver coisas incríveis e acho que perder tempo com o que é irrelevante está minando isso. Valeu mesmo! :)

    • Daniela Pereira
      Responda Daniela Pereira julho 6, 2015 at 7:03 pm

      Beijos, Lilian! Boa semana para você, volte sempre!

  • Responda Mônica junho 22, 2017 at 8:41 am

    Olá.

    Obrigada por compartilhar essa postagem, que encontrei por acaso, lendo outra postagem sobre sair de casa…
    Fiquei enormemente feliz em me dar conta que boa parte das “tarefas” listadas eu já tenho como rotina. Tento focar no desenvolvimento criativo. Minha maior dificuldade é a indisciplina, sempre fui uma negação nesse ponto..rs

    Acredito que um diário possa me ajudar muito a aproveitar melhor esse tempo. :)

    E penso que um texto assim deveria ser lido e praticado por uma grande quantidade de pessoas.

    Beijos pra vc!

    • Daniela Pereira
      Responda Daniela Pereira junho 23, 2017 at 2:15 pm

      Obrigada, Mônica. Que bom que ele te inspirou. Nos fez muito bem também. Beijos muito carinhosos e boa jornada!

    Deixe uma resposta