Eu amo meu apê As 10 virtudes de um canto especial

Uma das melhores sensações da vida é chegar em casa. Ela nos protege de tudo. É o nosso país. Tem as nossas regras. A nossa identidade. Histórias cheias de boas lembranças! De um monte de caixa empilhada no meio da sala, a um apezinho a ser chamado de nosso, construímos dia a dia uma intimidade com esse novo lugar. Até que, um dia, declaramos encantados: “Como o meu canto é especial!”

E um canto é especial quando…

NandaConta com uma vizinhança do bem! Que está ali, caso você precise, mas não invade seu espaço! Se a sua rua for arborizada e com gente que te dá bom dia, a vontade de ficar nela aumenta!

É cheio de luz para quem é das janelas bem abertas desde cedo. Ou com sombras protetoras para os que demoram a abrir os olhos, depois que acordam (como eu)!

A cor das suas paredes falam sobre você! E quem disse que tem que ser salmão ou verde? Ela pode ser branca! Mas um branco por opção! Paredes bem pintadas provocam suspiros de orgulho quando abrimos a porta da sala!

Tem comida na geladeira! Um prato de qualquer coisa. E uma bebida pra acompanhar. Que você possa montar uma refeição rápida quando chega cansado. Porque descansar de barriga vazia é complicado! E canto especial tem que ter um gosto, nem que seja de um maravilhoso pão quentinho com manteiga com refresco!

Nanda2quadros enfeitando as paredes. E aí a sua imaginação pode viajar pra bem longe e voltar cheia de ideias bem coloridas! Ambientes com paredes decoradas tornam-se mais quentes e próximos de você!

Tem roupa de cama e toalhas confortáveis. Taí um investimento que vale ser feito. Sair do banho e se enrolar em uma toalha grandona e dormir em lençol bom de ser tocado é tão bom! Oferecer o mesmo carinho pras visitas é uma gentileza muito simpática! Três jogos de cama e de toalhas é um bom começo de história! Que pode ser melhorada com almofadas, no plural!

É fresco. Tem vento correndo, O ar circula. Seca bem as roupas. Não sufoca no verão. E no inverno não vira uma geladeira que deixa a gente sem posição pra dormir!

Tem fotos nossas da infância, com amigos, viagens, datas importantes, em família! Em porta-retratos, na porta da geladeira, direto nas paredes! Muito importante naqueles dias mais tristonhos. Ótimos pra lembrar que não estamos sozinhos!

Nanda3Tem as nossas referências! Livros, CDs, cadernos, vinis, coleções, computador. Tudo o que nos interessa, enriquece e inspira! Entre elas ficamos muito à vontade!

Tem silêncio. Onde a gente pode ficar recolhido em paz. Pelo tempo que quiser e sair da toca quando bem entender!

Um canto especial é o que nos faz feliz! Ao voltar pra casa hoje, declare seu encantamento por ele!

 

Pra fechar nossa lista de virtudes, um trechinho do poema “Casa Arrumada” do Drummond.

“Casa com vida é aquela em que a gente entra e se sente bem-vinda.
A que está sempre pronta pros amigos, filhos…
Netos, pros vizinhos…
E nos quartos, se possível, tem lençóis revirados por gente que brinca ou namora a qualquer hora do dia.
Casa com vida é aquela que a gente arruma pra ficar com a cara da gente.”

Nota do Apezinho: as lindas fotos do post foram tiradas pela Nanda.

Aqui você conhece depoimentos legais sobre quem já mudou de casa!

14.08.2013

, , , , ,

Daniela Pereira Colaborador(a) Equipe Apezinho
Mãe, namorada do Alberto, jornalista aquariana e responsável pelo conteúdo do Apezinho.

DEIXE UM RECADINHO:

Preencha os campos obrigatórios (Nome e Email).