mudar

Do Ceará para SP

janeiro 14, 2014

A Barbara é porreta! Sair de casa, em Fortaleza, pra vir morar em São Paulo é uma decisão muito corajosa. Nesse post ela nos conta como achou seu apezinho no site de aluguel AirBnb. O slogan do site é “Ache um lugar pra ficar,” Ela achou!

Não se trata de post patrocinado, ok? :)

Conta pra gente, Babi!

“Decidi me mudar. Não só de casa, mas de cidade, de estado. Deixar tudo pra trás e começar uma vida nova, com novos desafios e claro, uma casa nova. E assim uma curiosa menina do Ceará traça sua saga pra chegar a São Paulo.

Depois de decidir o rumo (vamos lá estudar mais!), chega aquela hora crucial: escolher onde se vive. Como eu vou sozinha, alugar um apartamento só pra mim sairia bem caro, com caução, condomínio, móveis, internet, gás e toda uma conta que não ia fechar tão cedo, ainda mais sem ter a certeza do tempo que fico na grande cidade.

Depois de muito quebrar a cabeça e pedir a ajuda de todo mundo (sabe aquele seu conhecido? Será que dá pra eu morar com ele? E na sua casa, tem um cantinho? :D), uma amiga me apresentou o AirBnb como opção.

1609332_634313276628939_1666695198_o

Pra quem não conhece, o AirBnb é um site mundial que junta quem quer alugar a sua casa ou parte dela e quem procura um espaço pra ficar alguns dias ou meses. De glampings em Connecticut a apartamentos simples, como os que eu procurava. O bacana também é a experiência de morar com pessoas diferentes de você. Culturas e pensamentos distintos sempre trazem enriquecimento pra vida, então por quê não? :)

O site é bem fácil de se usar: com o local e critérios definidos, você pode colocar os preferidos em suas wish lists e entrar em contato com o proprietário em seguida.

Depois de estipular a faixa mensal que eu poderia pagar e buscar por bairros próximos ao local dos meus cursos, passei grande parte do meu tempo livre procurando o lugar ideal, pesquisando e conversando com várias pessoas sobre o melhor lugar pra ficar. O mais legal é que a maioria dos que anunciam um espaço se preocupam com o seu conforto e bem-estar, deixando tudo muito bem explicado em relação às regras e benefícios.

Fui muito feliz com as pessoas e locais que escolhi. Da anfitriã de Vila Madalena ao artista da Brigadeiro Faria Lima, todos esclareceram rapidamente as minhas dúvidas sobre segurança, localização, proximidade com metrô e etc. É super importante que essas coisas fiquem bem claras ao inquilino, pois é o espaço que você ficará em uma curta viagem ou irá morar, como no meu caso.

1604252_634313273295606_616813972_oDepois de casa escolhida e dúvidas tiradas, vem a hora de fechar o pagamento. Aqui pro Brasil o site só aceita pagamentos em cartão de crédito, por isso é importante checar bandeiras e limites do cartão com antecedência. Depósitos feitos fora do site não são aceitos, pois isso não garante a sua segurança nem a do anfitrião quanto a possíveis problemas futuros.

Além do valor combinado, o AirBnb cobra suas taxas em cima do pagamento, que variam normalmente de 4 a 6% do valor final. Acho um preço justo, já que por trás de toda essa plataforma simples existem equipes empenhadas em fazer tudo funcionar da melhor forma possível.

Com a reserva feita, o anfitrião tem 24h pra confirmar e fechar o período de hospedagem. Esperei ansiosamente pela confirmação da minha nova casa e tcharam! Recebi aquela mensagem linda dizendo ‘Parabéns, você efetuou uma reserva!’.

Eu, que tenho uma lista de coisas a resolver antes de sair de Fortaleza, já risquei a preocupação ‘casa’. Agora só faltam aquelas que vão dar muito trabalho: me despedir dos que amo e arrumar as malas.”

Nota do Apezinho: Olha o cantinho da Babi, que fofo! Os apezinhos desejam muita sorte e sucesso pra ela!

1608419_634313196628947_1542718477_n

A imagem do MASP foi encontrada aqui! Daqui a pouco você vai poder acompanhar a Babi em São Paulo através do seu Instagram!

Você também pode gostar de

5 Comentários

  • Responda Rafaela janeiro 15, 2014 at 8:50 am

    Olá! Que legal ler este post sobre o airbnb. Tomei conhecimento desse site faz poucas semanas e estava pensando se daria para confiar. Estou indo viajar em maio para a Europa e encontrei vários lugares muito legais no airbnb, mas sempre ficava aquele medinho de dar o passo seguinte. Agora, vou mais tranquila. :)
    Beijos para vocês e uma ótima estadia em SP para a Babi!

  • Responda musquito janeiro 16, 2014 at 2:06 am

    Babizinha que Deus te abençoe nesse novo caminho. Vou sentir muita falta sua aqui na terra da Luz.
    Muito bacana esse AirBnb, eu não conhecia (tô chocado). Já me cadastrando..

    Mas em 02/04 é noix no chão do seu quarto ae esperando o Lola hahaha! TE AMO <3

  • Responda Diego Moreno janeiro 16, 2014 at 11:47 am

    Quando conheci a Babi, sempre soube que ela ia longe. Fiz questão de ler o post que ela fez aqui no apezinho. É bom assistir de perto um sonhador ganhar asas. Lindo post, Babi! Me espera em Sampa um dia.

  • Responda Babi janeiro 16, 2014 at 11:17 pm

    Oi, Rafaela! :) Que bom que o post te ajudou!
    Olha, só uma dica: é super importante prestar atenção nos comentários das pessoas que já se hospedaram com um anfitrião, eles podem ser bastante úteis pra você sentir como é cada lugar. Depois disso é só ir tranquila ser feliz na Europa!
    Beijos e boa viagem!

  • Responda Catarina abril 22, 2014 at 7:04 pm

    Geeeente! Amei o post; porém: há algum outro site semelhante a esse que possam me indicar? Tá difícil pra mim! rs

    Obrigada!

  • Deixe uma resposta