mudar

Conselhos de mãe

julho 8, 2016

Quando a Thaís casou com o Pedro, recebeu uma cartinha maravilhosa da Suzana, sua mãe, recheada de recomendações importantes sobre morar sozinho. Quando ela me contou essa história, vibrei! Carta de mãe vale ouro!! Nossa querida Thatá autorizou que compartilhássemos as dicas com você.

Aproveite, conselhos de mãe são os melhores! Exagerados e emocionados, conselhos de mãe são puro amor! <3

***

d3ccba82d36202e2-OT7A1103_smaller

Para as mães, os filhos sempre serão crianças, mesmo quando tiverem 72 anos, então, para me poupar alguns cabelos brancos, aceitem esses conselhos que só visam o bem estar de vocês. Não consigo segurar minha porção “Ingrid”. Conselho de mãe não se recusa:

Quando o banheiro tiver um aquecedor dentro dele, NUNCA, em hipótese alguma, pode estar nevando, pode ser na casa de vocês, num hotel, em qualquer lugar, NUNCA fechem o basculante.

Sempre verifiquem se os botões do fogão estão desligados, mesmo que isso vire TOC. Cuidado com roupas, aventais e panos de prato na beira do fogão. Se o fogo passar para dentro de uma frigideira, JAMAIS joguem água. Desligue o fogo e coloque uma tampa de panela em cima.

Sempre verifiquem se a porta está trancada. Nesse caso o TOC também é permitido. Cuidado para não deixar a chave na fechadura pelo lado de fora.

Muito cuidado com cortinas na tomada do ar-condicionado e também com lençóis e edredons em tomadas perto da cama. Muitos incêndios começam assim.

Cuidado com janelas abertas. Sempre há a possibilidade de um vizinho mal-educado jogar um cigarro aceso pela janela e pegar fogo em almofadas, sofás, colchões, etc. Não é exagero, aqui já aconteceu mais de uma vez.

Tela na janela sempre é bom. Não impede a entrada de baratas mas impede a de morcegos. É uma coisa para se pensar quando o dinheiro sobrar.

É sempre bom ter duas latas de Baygon em casa: uma na área e outra no quarto ou banheiro. Nunca se sabe de onde a barata virá e elas só aparecem quando estamos sozinhos. É bom ficar prevenido.

Nunca cubra abajur com papel ou lençol. Não deixe nem mesmo ficar encostado, é incêndio na certa.

Muitíssimo cuidado com velas quando faltar luz. Elas devem ficar coladas de preferência no centro de um recipiente de vidro, maior que elas. Se tombarem não vão causar incêndio. Também já vi um acontecer assim.

c9660f233f301a10-OT7A1181

Muitíssimo cuidado também para NUNCA esquecer a tomada do ferro ligada. Crie o hábito de deixar o ferro sempre em pé quando estiver passando roupa. Se for ver alguma coisa na televisão ou atender telefone, mesmo que seja por 1 minuto, tire a tomada da parede. Sempre há o risco de a conversa demorar, ou se interessar pelo filme, ou até mesmo cochilar, e aí, FERROU!

Isso vale também para panela de pressão. MUITO CUIDADO!!!!!! Ela não pode ficar totalmente sem água e a tampa NUNCA pode ser aberta sem tirar toda a pressão. Coloque sempre o “timer” para lembrar-se de verificar de vez em quando. Apague o fogo, solte a pressão, abra a tampa e verifique se tem pouca água. É melhor fazer isso várias vezes até que se tenha prática do que ter uma cozinha explodida.

Com a panquequeira é a mesma coisa. Coloque no máximo 3 ovos de cada vez e Vá observando se na próxima vez cabe mais um. Depois de fechar a tampa, deixe um pouquinho de um lado, vire, deixe um pouquinho do outro e aí abra a tampa para não correr o risco de ela explodir também (já aconteceu comigo). Deixe-a apoiada em cima da parte de baixo e quando quiser virar, prenda, vire e abra de novo.

Nunca confie em grades e esquadrias de janelas. Também já vi uma despencar. Na hora da limpeza lembre-se sempre que “mal lavado não é sujo”. Se metade do corpo passar da janela, certamente vai ser um corpo estendido no chão. É melhor uma janela meio sujinha por fora do que uma janela para o Céu.

Procure sempre lavar logo as roupas. Dá para passar rapidinho se houver necessidade (e luz), mas lavar já complica, mesmo que tenha secadora, e, de mais a mais, às vezes, uma gotinha de qualquer coisa que a gente nem percebe, vira uma mancha, portanto, é melhor acumular sem passar do que sem lavar.

A primeira vez que se lava uma roupa (com exceção das brancas) deve ser sempre à mão para ver se sai tinta. Se sair, depois de enxaguada, colocar em um pouco de água limpa misturada com vinagre. Não precisa enxaguar depois. Pode ser água com sal também, mas na hora de passar geralmente fica esbranquiçada, então, prefiro vinagre. O importante mesmo é que ela não fique escorrendo. Se puder centrifugar na máquina é o ideal. Sempre pendure as roupas do lado do avesso para não fazer marca do secador, não perder a cor e não sujar de gordura.

Evite fazer frituras, pois mesmo que não respingue muito, tipo batata frita, a gordura voa pela casa toda, chão, paredes, móveis, sem falar no nosso interior. Dá vontade de chorar quando você começa a ver suas coisas novinhas, entranhadas de gordura.

Trate muito bem os vizinhos e os porteiros. Meu pai sempre dizia que eles são mais importantes que os parentes, pois na hora da emergência são eles que estão por perto.

Se for consertar alguma tomada ou qualquer coisa elétrica, não se esquecer de desligar todos os disjuntores.

Se faltar água e for sair, verificar se está deixando todas as torneiras fechadas. Aqui no condomínio já vi muitos casos de esquecimento e transbordamento, estragando móveis e pisos.

fa0b78545e25fec4-OT7A1068-2

Se forem ficar alguns dias fora de casa, não se esquecer de jogar o lixo fora antes de sair, pois dá bicho e fede muito.

Não entulhar o freezer de coisas para congelar. Pode faltar luz e o prejuízo vai ser grande.

Se tiver panela com cabo, não esquecer que ele nunca deve ficar virado para fora do fogão. É um perigo!

Muito cuidado também no transporte de água fervendo, tipo macarrão. As queimaduras são horríveis e as marcas ficam para sempre.

Na cozinha tem que ter uma janela ou basculante PERMANENTEMENTE aberta, mesmo que chova canivete. São ordens do Corpo de Bombeiros!

Não usar telefone, mesmo celular, e chuveiro elétrico quando estiver relampejando.

Meu pai sempre dizia que não é bom lavar a cozinha e o banheiro com muita água, nem esfregar muito a vassoura, pois isso vai tirando o rejunte e provocando infiltração. É melhor usar pouca quantidade de água e passar o pano de chão, até porque, dá menos trabalho.

Se arrebentar a corda do secador de roupas, é melhor fazer o caminho com a corda nova antes de tirar a velha. Tem 3 tipos de corda: De nylon, de algodão e de seda. Eu prefiro a última.

Sempre que sair ou for dormir, mesmo que seja um cochilo, feche as janelas, pelo menos do cômodo em que você não estiver. Nunca se esqueça dos malditos cigarros, eles existem.

Não sei como funciona a panela de aço inoxidável, mas na de alumínio, é bom dar uma espirradinha de vinagre quando for cozinhar macarrão. Isso não deixa a panela escurecer.

Nunca comentem em elevadores ou lugares públicos que estão indo ao banco ou saindo de viagem. Podemos estar distraídos, até fazendo um comentário com um amigo no celular e não sabemos quem está ouvindo nossa conversa.

Acho que é isso! Sei que pareço maluca, é neurose urbana, mas o que me importa realmente é a integridade física de vocês, para o resto, tudo tem jeito! Se eu me lembrar de mais alguma coisa vou acrescentando ao longo da vida. Não vão se livrar de mim assim tão fácil. Um beijo grande e SEJAM FELIZES!!!!!!

Nota do Apezinho: as imagens lindas do post foram encontradas aqui!

Olha a Thaís e o Pedro de férias, que lindos! Orgulho da Suzana e nosso! :)

13639872_10157475503710179_1695271329_o

Você também pode gostar de

2 Comentários

  • Responda EMÍLIA janeiro 27, 2017 at 2:35 pm

    PARABÉNS. DE TODOS OS ARTIGOS E POSTAGENS BACANAS QUE JÁ VI NESSES ANOS TODOS, ESSE SEU “CONSELHOS DE MÃE” FOI O MELHOR!!
    JÁ, JÁ CHEGO AOS 60, TENHO FILHO, CASA, JÁ TIVE MARIDOS (CONTINUO TENDO…RSS) E, POR BENÇÃO, AINDA TENHO MÃE. EU MESMA PODERIA DAR ALGUNS DESSES CONSELHOS, POUCOS, CONFESSO, MAS JAMAIS DA FORMA QUE VOCÊ FEZ. A-DO-REI!!!!

    • Daniela Pereira
      Responda Daniela Pereira fevereiro 1, 2017 at 9:35 am

      Ahahahahaha, nós também, Emília! Proteção é isso, né? Beijos carinhosos pra você, sua mãe, seu marido e filho. Volte sempre!

    Deixe uma resposta