mudar

Chá de casa nova – FAQ

outubro 25, 2013

Lá no início do Apezinho, escrevi um post que fez um sucesso gigantesco, com uma lista do que pedir no Chá de Casa Nova, com o básico para equipar a casa. Desde então, temos recebido um montão de (ótimas) perguntas dos nossos leitores sobre como organizar o evento, como pedir, o que servir…

Reunimos tudo aqui abaixo, devidamente respondido e organizado. É o nosso FAQ (frequently asked questions, ou perguntas feitas frequentemente) do Chá de Casa Nova.

Tá com dúvida? Veja se te ajuda!

1) O que eu posso servir num chá de casa nova (ou chá de panela)?

chadecasanova_comerA gente já fez um post sobre Open House, em que falamos sobre comida. Ele pode ajudar no quesito “o que servir”. Tem outro post também sobre como impressionar os pais, com ideias de comidinhas fáceis e baratas. De repente ele te ajuda a pensar no que servir! Vale ainda dar uma olhada na nossa seção Comer.

 

 

2) Como eu faço para pedir os presentes? 

Existem vários sites na internet que ajudam nisso. Um deles é o Noivas On-Line. Você monta a lista, manda para os amigos por e-mail, eles vão marcando o que querem dar, compram e levam no dia. Faz um e-mail fofo para amigos e parentes e coloca lá o link da lista, com coisas baratinhas e que não pesam no bolso das pessoas!

3) Preciso fazer brindes para os convidados, tipo como as pessoas fazem em chá de panela?

Se você está com pouca grana, sugiro que economize muito em brindes. Se fizer questão de dar presentinhos, você pode tentar fazer ímãs de geladeira engraçadinhos como os que eu sugiro neste post aqui, o Cheios de Estilo.

chadecasanova_saquinhosEu adoro também uma ideia que já vi em alguns casamentos americanos. Em inglês ela se chama “Take the cake”. Em português você pode chamar de: “Leve um pedaço da festa com você”. Você só precisa preparar docinhos extras (tipo brigadeiros e outros) ou fatias de bolo a mais e deixar caixinhas fofas ou saquinhos de papel vazios para as pessoas encherem com essas gostosuras. Ao lado vai uma foto de saquinhos decorados, muito lindos e simples de fazer. Achei aqui! Aí você deixa um cartão de agradecimento em cada um dos saquinhos!

4) Minha casa ainda não tem nada. Faltam móveis, utensílios e outros. Como faço para receber as pessoas para o chá de casa nova se só tenho geladeira, fogão e cama?

Você pode fazer o chá em um barzinho! Fica até mais fácil porque não tem que comprar os comes e bebes antes e não tem que arrumar nada depois. Mas tem também que reservar, dependendo do número de pessoas. Porque o lugar pode estar lotado e o evento ir por água abaixo. Você também pode pedir a casa de um amigo ou parente emprestada para isso.

5) É chato fazer o meu chá de casa nova na casa de outra pessoa? 

marcadoresdecopo_chadecasanovaNão, desde que essa pessoa seja próxima e queira mesmo receber os seus amigos na casa dela. :)

Antes de tudo, sugiro que você tenha um plano para a faxina depois. Não esqueça de levar, além da comida e dos pratos, travessas e talheres (se necessários), material de limpeza também! Detergente, esponja, pano de chão, Veja, Perfex, álcool. Sugiro também, se você não for usar copos descartáveis, que use marcadores de copos de vidro. Olha a foto ao lado! É dessa marca aqui! Assim você evita que as pessoas utilizem mais de um copo desnecessariamente. Dá para produzir seus marcadores de copo próprios. Achei duas indicações na internet. Aqui e aqui, clica para ver!

6) Quero fazer na minha casa, mesmo ela não tendo nenhum móvel. Tem alguma dica de decoração? 

chadecasanova_piscaUse muitas almofadas e até colchonetes. Tem uns colchonetes muito baratinhos que você pode comprar e depois guardar (nunca é demais ter colchonete em casa, alguma hora a gente precisa). Tem também tecido barato que pode ser usado para cobrir ou improvisar capas. Tenho uma amiga que comprou uns tapetes de palha baratíssimos na Saara (no Rio) quando fez o open house dela. Era muito melhor do que sentar no chão. Lembre-se: se você for comprar alguma coisa para receber os amigos na pressa, pense em coisas que tenham utilidade depois!

Sobre decoração barata, já fiz um post sobre origami para enfeitar que pode ajudar. Olha a foto acima para se inspirar!

7) Posso pedir presentes mais caros, além desses utensílios baratinhos da lista?

Para presentes mais caros, eu já não sei como opinar, pois isso depende da sua relação com os convidados, do tipo de vida que eles levam… Você acha que seus amigos teriam grana para isso? Ou, mesmo que não tenham, estariam dispostos a se organizar para dividir esse tipo de despesa? Só você pode saber a resposta. :)

8) A listinha que vocês fizeram provavelmente é o básico, né? Como ficam as quantidades?

Isso varia de acordo com alguns fatores. A quantidade de pessoas que mora na casa, a quantidade de refeições que vocês fazem em casa, hábitos para lavar roupa, fazer faxina etc. Minha dica: se você for comprar, pegue as quantidades mínimas e deixe passar duas semanas. Será o tempo suficiente para saber o que está faltando! Se você for pedir aos amigos, pense sempre na quantidade para uma pessoa e, depois, vá multiplicando pelo número de moradores da casa.

9) Já fiz um chá de panela há um tempo, mas agora estou me mudando de novo para um lugar maior e faltam coisas. É inconveniente fazer outro?

Acho que não! Chame os amigos mais queridos, todo mundo que gosta de você vai querer ajudar. Quem tem amigo tem tudo!

10) Posso pedir os utensílios na cor que eu quero? É chato fazer isso?

Não! Peça com jeitinho, no e-mail que você mandar para os convidados. É legal ter tudo combinandinho em casa, as pessoas costumam entender.

Você curte os posts do Apezinho? Então segue a gente no FaceInstagram e Twitter! Será uma alegria ter a sua companhia também por lá!

Você também pode gostar de

21 Comentários

  • Responda ceci outubro 26, 2013 at 1:00 am

    Achei ótimas as dicas. Facilitaram na organização do chá.

    http://www.umdiasereichef.blogspot.com

  • Responda nAUANA dezembro 12, 2013 at 7:26 pm

    ADOREI AS DICAS É MUITO LEGAL SEMPRE FICAR ANTENADO EM COISAS NOVAS

  • Responda Tainá dezembro 26, 2013 at 6:43 pm

    Amei as dicas,2014 vou fazer meu chá de casa.

  • Responda Caren Kelli janeiro 4, 2014 at 2:22 pm

    Olá, existe outro site para fazer a lista do cha de casa nova?? é porque o site é de noivas e é comum todos acharem que uma mulher esta fazendo o cha porque vai casar… e o nome do site iria ajudar nesse pensamento.. apesar de ser para amigos… existe algum outro site para fazer a lista online?
    obrigada… adorei todas as dicas

  • Responda Babi março 14, 2014 at 12:33 pm

    Adooooorei as dicas! E a listinha que li em outro post também!!! ;)
    Só tenho uma dúvida!

    Meu apê é muito pequeno e alugado e nem tenho móveis, acha que daria para fazer no trabalho? Pois fazemos chá de panela e tudo por aqui.. MAS… eu não sou casada (moro com meu namorado) e o apê é alugado…

    Faço ou não faço no trabalho? =P

  • Responda Sandy Nascimento abril 4, 2014 at 9:33 am

    Bom dia Josy, estou pretendendo fazer um chá de casa nova (vamos sair do aluguel, pro nosso cantinho) mas quero pedir apenas cama, mesa e banho, pq já moramos juntos há 4 meses e temos tudo de cozinha. Estou em dúvidas no horário, vai ser na nossa casa quando estiver prontinha, no quintal que é grande, vc acha interessante, fazer um chá da tarde as 16h e devo fazer um jantar?

  • Responda Elyeth Dyenifer Silva Oliveira julho 2, 2015 at 1:35 pm

    Ola eu ja estou morando com a meu marido mais gostaria de fazer um cha de casa nova,ja faz uns 4 anos que moro aqui posso fazer mesmo assim???

    • Daniela Pereira
      Responda Daniela Pereira julho 6, 2015 at 7:04 pm

      Elyeth, você pode fazer o que quiser! O casamento é seu, faça o que o coração mandar. Tenho certeza que será uma festinha linda. Beijos e volte sempre!

  • Responda Deize miranda outubro 14, 2015 at 7:31 pm

    Bom eu já estou morando junto e tenho 2 filhos pequenos mais ainda moro com minha mãe,ano que vem vamos nos mudar e morar só eu e ele você acha chato fazer se eu fazer o chá de casa nova porque eu não tenho nada de casa e tudo da minha mãe.

  • Responda Odete Gonçalves Baltar novembro 18, 2015 at 2:48 pm

    Boa tarde
    Gostaria que me ajudasse eu sou separada e conheci uma pessoa maravilhosa que é o meu namorado e nos estamos construindo nossa casa apesar de estarmos com mais idades eu gostaria de seguir com ele tudo aquilo que não tive com o outro marido fazer um chá de casa então a minha dúvida é chato eu fazer esse chá mesmo eu vindo de outro casamento? ? Me dê uma opinião é dicas

  • Responda Edila fernanda janeiro 9, 2016 at 2:11 pm

    Ja estou casada a 5 anos vou para a minha casa que eu tenho e esta alugada e legau fazer um cha de casa nova

  • Responda MARIA IRCLENE SILVEIRA PONTES outubro 28, 2016 at 1:23 pm

    MEU CHÁ DE CASA NOVA E AGORA EM NOVEMBRO, E EU NÃO TENHO A MÍNIMA IDEIA DO QUE SERVIR FORA FEIJOADA,VC PODERIA ME DAR UM DICA ,DO QUE EU SERVIR´.

  • Responda Juliana dezembro 11, 2016 at 10:55 pm

    Eu ainda não sou casada, ano que vem eu e meu namorado pretendemos morar juntos, mais iremos morar de aluguel estamos em dúvida se podemos fazer chá de casa nova agora ou quando estivermos na nossa casa mesmo,tem algum problema fazer chá de casa nova mesmo não casando?

    • Daniela Pereira
      Responda Daniela Pereira dezembro 30, 2016 at 12:12 pm

      Oi Juliana! Não vemos problema nenhum. O importante é comemorar o amor de vocês. Agora e depois! Beijos e parabéns pra vocês.

  • Responda Sabrina fevereiro 18, 2017 at 12:17 pm

    Construirmos nossa casa ja tem tem uns tres meses que estamos morando nela mais ainda esta faltando coisas de acabamento como pintura fomos morar logo porque estavamos no aluguel e minha nova casa e pequena eu gostaria de achar apenas alguns parentes para fazer um cha de casa nova pois estamos vendo nosso casamento e temos poucas coisas como vasilhas e utensilios de cozinha e pra nossos parentes conhecerem tb nossa casa fica feio??

    • Daniela Pereira
      Responda Daniela Pereira maio 2, 2017 at 3:38 pm

      Fica nada, fica lindo! A família vai adorar, vai ser um momento a ser guardado com muito carinho na memória. Segue em frente! <3 Beijos e boa sorte!

  • Responda lisiane maio 25, 2017 at 11:44 am

    Olá bom dia…adorei teu post..Mas eu comprei um ap. e vou morar sozinha..Fica chato será fazer esse chá? fico no aguardo..bjs

    • Daniela Pereira
      Responda Daniela Pereira junho 14, 2017 at 3:47 pm

      Fica não!! Faz sim, seus amigos e parentes vão adorar. Beijos e sucesso no novo apezinho!

  • Responda Leila Silva agosto 17, 2017 at 12:33 pm

    Boa tarde.
    Eu e meu marido, já estamos morando juntos há algum tempo. Até então, morávamos de aluguel e não fizemos nenhum chá.
    Agora, compramos a casa onde já moramos de aluguel e estou querendo comemorar com um chá de casa nova.
    Não é estranho já estar morando na casa e agora, por causa da compra, fazer o chá?

    • Daniela Pereira
      Responda Daniela Pereira agosto 25, 2017 at 7:37 pm

      Não mesmo, será uma alegria, Leila. Seus amigos vão adorar compartilhar esse momento tão importante com vocês. Sucesso na festa e boa sorte na nova fase. Beijos das Pereiras!

    Deixe uma resposta