mudar

Apê ou casa

dezembro 3, 2014

A Pati é de São Paulo e entrou em contato com a gente, pois queria muito colaborar com o Apezinho. O que nós dissemos? Claro, venha, venha! Seu post fala sobre o dilema “casa ou apartamento”. As imagens maravilhosas são do Casa Aberta, do nosso querido Rodrigo Ladeira! Boa leitura!

***

O sonho de uma vida independente tem muitas perguntas e poucas respostas, mas a primeira que nos vem à cabeça é: ONDE MORAR? Na hora de escolher um imóvel, seja para compra ou aluguel, alguns fatores devem ser levados em consideração. Questões como preço, conforto, localização e segurança são as mais analisadas. A Josy fez um post muito legal sobre alugar ou comprar, dá uma lida!

Casa-Aberta-08-copy_1000

1# Casa

Morar em casa possui vantagens imprescindíveis para algumas pessoas. O sentimento de liberdade é um deles. Em uma casa você estabelece suas próprias regras, já em um apartamento as regras do condomínio imperam. Rebeca Martins, estudante de jornalismo de 23 anos, conta que precisava tirar os sapatos de salto alto antes de entrar no apartamento ou então já receberia uma reclamação do vizinho!

Além disso, em uma casa não há a necessidade de pagar condomínio, despesa que muitas vezes pode pesar no bolso. Mas atenção, uma casa pode gerar quase a mesma despesa com manutenções na estrutura física. Cuidado para não trocar “seis por meia dúzia”!

Dica: O Claudio nos ajuda a montar uma mala para primeiros consertos.

A sensação de privacidade é outro fator que se torna ainda mais importante pelo fato de não termos vizinhos tão próximos. Além, claro, de um espaço maior para ter plantinhas ou animais de estimação.

Sobre as regras estabelecidas em condomínios, Jorge Pontes teve uma experiência desagradável: “Tive que me mudar para um apartamento quando me separei, e quando cheguei lá descobri que não poderia ficar com Alfafa, meu gato de estimação. Deixei ele com a minha mãe, mas a dor foi tanta que paguei a multa do contrato de aluguel e troquei para uma casa mais simples em apenas 1 mês”.

Dica: Saiba quanto custa cuidar de nossos bichinhos.

Quem mora em uma casa precisa lembrar que o espaço e a liberdade têm um preço. A maior parte dos furtos e roubos ocorre nesse tipo de moradia . É claro que também existem casos em apartamentos, mas a frequência é menor. Segundo a Revista Veja, apartamentos são três vezes mais seguros que casas em condomínio, que, por sua vez, são duas vezes mais protegidas que casas térreas com frente para a rua.

Dica: Conheça também a visão de quem optou por viver no interior, dá uma olhada no post do Diego.

Casa-Aberta-07_1000

2# Apartamento

Morar em apartamentos requer aceitação de regras. Antes de escolher, analise o perfil dos moradores e a rotina do local para ver se encaixa com o seu estilo de vida. O Marcos tem uma história ótima sobre morar no andar térreo!

Para aqueles que costumam se ausentar por causa do trabalho, podemos contar com os novos vizinhos e porteiro (um círculo novo de amizades!) que podem tratar das nossas plantas e alimentar os peixes! :)

Dica: Antes de qualquer coisa, seja um bom vizinho!

Outra vantagem de morar em apartamento é a praticidade. Geralmente são espaços compactos, que facilitam a decoração e a limpeza e dispensam preocupações com buracos repentinos no telhado em decorrência de chuvas, calhas entupidas ou pintura da fachada. E o melhor é que em alguns prédios basta pegar o elevador para ter acesso à academia de ginástica e à piscina.

“Aqui em São Paulo eu pagaria em média R$200,00 por uma academia, morando em um bom apartamento tenho apenas a despesa do condomínio que cobre todo o lazer disponível” diz Mário Batista, dentista e morador de um belo prédio nos Jardins.

Dica: Tá sem grana pra malhar, vamos à faxina!

Casa-Aberta-03_1000

3# O Orçamento

Muitas vezes comprar um imóvel pode parecer um sonho impossível, mas isto não é tãooo verdade. Hoje no Brasil temos diversas opções seguras de financiamento, principalmente pra quem pode entrar com 20% do valor do imóvel. No sudeste existe uma nova tecnologia que envia alertas das quedas de preços dos imóveis a venda, uma super ajuda!

Dica: Saiba como cuidar bem de seu salário, assim você vai conquistar sua independência ainda mais rápido! :)

“O importante mesmo é sentir-se em casa” –  Casa ou apartamento, não importa. Um ambiente que realize seu sonho faz com que você viva melhor. Ah, só não pode esquecer de marcar aquele churrasco de inauguração, hein?!

Nota do Apezinho: Quer conhecer a casa de todas as fotos? Vamos lá! Sala com pufe com gatinho preto, Sala com estante laranja, Sala com a parede roxaSala com geladeira vermelha, Sala com almofada de caveira e Sala com a mesa de café redonda. Aqui a inspiração vale para casa ou apartamento!

Você também pode gostar de

1 comentário

  • Responda Priscila dezembro 3, 2014 at 1:40 pm

    Morei em casa até casar e desde então moro em apartamento, já há 9 anos e não troco por nada, às vezes vejo alguma casinha que me chama a atenção e chego a ponderar, mas a questão mais importante para mim é a segurança e dormir sossegada, sem acordar sobressaltada ao escutar qualquer barulho, não tem preço. Sim, tem a questão do condomínio, mas como foi dito na matéria, as facilidades compensam, além de não precisar me preocupar com a manutenção do meu “grande quintal”, como limpeza de calhas e telhados por exemplo.

  • Deixe uma resposta