manter

Vai fazer obras? Avise!

janeiro 29, 2015

É um mantra, nós gostamos sempre de repetir como é fundamental ser um bom vizinho. Já demos algumas dicas aqui e hoje o post é exclusivamente sobre obras. Vou contar o meu caso para vocês entenderem o porquê do assunto.

Outro dia acordei às 8:00 da manhã com uma barulhada de furadeira de algum lugar não identificado. Primeiro achei que estava sonhando (tendo um pesadelo, convenhamos) e depois achei que era no prédio ao lado. Para a minha “felicidade”, constatei que era no vizinho de cima. Quem fica feliz ao descobrir que rola uma obra perto do seu apê? Pois é, ainda mais localizada em cima do seu quarto.

A calma e o silêncio de uma casa não têm preço. E o nosso sono é muito importante para a nossa felicidade. Ai você deve estar se perguntando: e a obra do vizinho, aonde entra nessa história? Sei que não podemos intervir ou acabar uma obra que não é nossa, né? (Quem dera!) Podemos gritar no travesseiro, berrar de raiva no chuveiro, desabafar com o porteiro… e nada vai passar. Mas uma coisa podemos fazer: comunicar os vizinhos do prédio sobre a sua obra.

Acho um jeito delicado e gentil de “prevenir” que por ai vem barulho. Assim, as mães podem se programar com seus filhos pequenos, a pessoa que trabalha em casa já pode procurar um outro local (estamos na era do boom de coworkings pela cidade!), e quem fica durante o dia em casa, compra um bom fone para se isolar.

10268637_761897880562352_8839315525269703278_n

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

De acordo com as minhas pesquisas na internet: 

1) O horário da obra em um prédio varia de acordo com regulamento interno de cada condomínio (o horário padrão, em geral, é das 8h às 17h).

2) Existe um limite para o nível de ruído em geral provocado por uma unidade, mesmo durante o dia. Isso é garantido pelo Código Civil:

“Art. 1.336. São deveres do condômino: (…)IV – dar às suas partes a mesma destinação que tem a edificação, e não as utilizar de maneira prejudicial ao sossego, salubridade e segurança dos possuidores, ou aos bons costumes.”

3) Conforme a NBR 16280, O morador tem que enviar informações sobre o projeto e o nome de seu responsável técnico. Essa norma trata da gestão de obras em apartamentos e passou a valer em abril de 2014.

Pelo jeito não estou sozinha. A síndica e alguns vizinhos também estão beeeem chateados com o queridão,que não se mexeu pra avisar que faria barulho e encheria os apartamentos de poeira e pedaços de entulho. Quem aguenta?! Resultado: foi impedido de continuar a obra enquanto não disser até quando durará a dita.

Custa alguma coisa pensar nos outros? Nadinha! Vamos dar o bom exemplo, amigos, nossa paz agradece!

10393670_772718209480319_1773223031660320100_n

Nota do Apezinho: como imagens de obras não são nada legais, ninguém melhor do que o maravilhoso Chapolin Sincero pra animar nosso post!

Bom humor, bom humor, gente! :)

Você também pode gostar de

Nenhum comentário

Deixe uma resposta