manter

Seja um bom vizinho

junho 14, 2014

Fazer parte de um grupo que nos quer bem é muito bom! Já parou pra pensar que essa sensação de pertencimento e amizade pode ser aplicada ao lugar onde moramos? Se você já é amigo de seus vizinhos ou quer conhecê-los melhor, as idéias abaixo podem fortalecer laços! Afinal, gestos sinceros são sempre bem-vindos, quem há de negar! :)

O post original foi encontrado aqui e eu, mais uma vez, me aventurei no inglês! Que perigo!

Seu vizinho acabou de chegar? Faça com que os recém-chegado se sinta em casa! Um presente pequeno, mas carinhoso, entregue em mãos, pode ser um bom cartão de visitas. Flores, biscoitos caseiros ou um pote de geleia. Eles ficarão encantados.

923615_480652522067362_2048226602_nAjude quem precisa. Carregar compras pesadas para alguém mais idoso ou trazer uma refeição caseira para uma família com um recém-nascido pode significar muito mais do que você imagina!

Portas abertas! Quer fazer uma festa e convidar os vizinhos? Abra as portas do seu apezinho! O vai e vem das pessoas vai te deixar menos tensa (o) e você ainda pode pedir para as pessoas trazerem um prato para compartilhar. Bom pro bolso e para a integração.

Cineminha, obal. Escolha um bom título e chame a galera para um filme durante a semana. Peça para os convidados trazerem seus assentos, que podem ser almofadas, cobertores, cadeiras de praia. Ah, e o lanche será compartilhado, muito mais divertido!

Tem varanda? Então apareça! Café pela manhã, cerveja pela noite. Aparecer nas áreas externas do apezinho é uma ótima maneira de se relacionar com os vizinhos. Torne-se acessível para quem quiser se apresentar, mas não tem coragem de bater à porta.

Trocar sorrisos e dar bom dia, com licença, obrigado. Esse item não precisa ser explicado!

a9c01756b40711e3a0e412706257dc05_8Tem um jardim ou uma hortinha? Seja generoso e compartilhe a sua produção, mesmo que ela seja bem pequenina. Talvez você seja surpreendido e retribuído mais adiante, podemos apostar.

Amamos vendas de garagem! Não é um hábito no Brasil, mas muito comum nos Estados Unidos e Europa. Pratique o desapego e organize um evento onde as pessoas venderão seus objetos a um preço amigo. Coloque uma música animada e faça um lanche, vai virar uma festa, quem duvida!

Tenha um jantar progressivo. Outra maneira divertida de se conectar com os vizinhos é organizar um jantar progressivo. Os aperitivos começam na casa de um. A entrada na casa de outro e assim por diante. Cada vizinho fica responsável por apenas um prato e o deslocamento será uma experiência muito simpática!

Trabalhe em conjunto para melhorar o seu bairro. Boas comunidades são feitas, não nascem!

f7b030d0e56411e2bdf822000a1fa51c_7Nota do Apezinho: Temos um post muito divertido do Marcos contando as agruras de morar no apartamento térreo, já leu?

A Chris também colaborou com o assunto escrevendo sobre a arte de ouvir música no apê e não incomodar ninguém!

Quer causar uma boa impressão? Compre capachos divertidos!

 

As lindas imagens desse post são do instagram do ka_nai.

Acho esse post uma viagem? Não tem a menor vontade de travar contato social com ninguém? Tudo bem! Se você praticar o bom dia/tarde/noite, obrigada (o), por favor e com licença está lindo! :)

Você também pode gostar de

3 Comentários

  • Responda Simone junho 18, 2014 at 12:08 am

    Adoro o apezinho, vivo por aqui, desejo sucesso sempre.
    Já passei muitas dicas daqui adiante.
    Achei legal o post de hoje, mas já que foi traduzido do inglês, vou pelo ditado deles que ‘cautela e canja de galinha’ não fazem mal à ninguém’.
    Hoje em dia as pessoas têm ritmo de vida e estilos diferentes, eu aconselho fazer amizades aos poucos e sem bater muito à porta dos vizinhos por experiência própria.
    Pode acontecer de algúem ter alergia ou ser vegetariano, ou simplesmente não gostar da comida que você preparou com carinho, ou ainda estar fazendo tratamento médico e não beber cerveja.
    Também pode acontecer de alguem que tem bebê estar com a casa cheia de visitas ou simplesmente querer dormir, assim como alguém que trabalha ou estuda a noite como nós aqui.
    Eu aprendi que a melhor coisa para se oferecer para alguém que acabou de se mudar é ‘quer vir assistir a tv a cabo ou usar a internet?’
    Adorei a ideia da hortinha e o lembrete da gentileza. :)

  • Responda Diego Carza junho 25, 2014 at 10:20 pm

    Amei esse post e as dicas! Ganhamos um vizinho novo no andar aqui, reuni com os demais e compartilhei a ideia! Foi lindo o momento e aproximação aconteceu de forma gentil e naturalmente! Ajudou muito e deu ate vontade de ser morador novo pra ganhar essa ótimas-vindas

  • Responda Haidê Veiga dezembro 12, 2014 at 4:58 pm

    Adorei o site, vou tentar aqui em Jacarepaguá, coneçando pelo meu condomínio.

  • Deixe uma resposta